Tite amplia marca de vitórias seguidas e leva o Brasil ao topo do ranking da FIFA

Chegou a sua sétima vitória seguida como técnico da Seleção, numa prova de que é mesmo o profissional mais indicado para dirigi-la.

Chegou a sua sétima vitória seguida como técnico da Seleção, numa prova de que é mesmo o profissional mais indicado para dirigi-la.

0002050220658 img

São Paulo, SP, 26 (AFI) – A Seleção Brasileira nem jogou bem e só venceu a Colômbia, quarta-feira à noite, no Engenhão, Rio de Janeiro por 1 a 0. Mas o competente Tite, que só convocou jogadores que atuam no Brasil para disputar esse amistoso, chegou a sua sétima vitória seguida como técnico da Seleção, numa prova de que é mesmo o profissional mais indicado para dirigi-la.

Com a vitória, o Brasil somou mais 500 pontos no seu ativo e passou a Argentina no ranking da Fifa. Agora o time brasileiro é o melhor time do mundo, segundo a entidade que administra o futebol mundial.

Tite passou pela Colômbia e devolveu Brasil ao topo da FIFA

Tite passou pela Colômbia e devolveu Brasil ao topo da FIFA

Quanto ao jogo diante da Colômbia, não foi o espetáculo que se esperava. Nem o público foi dos melhores. Apenas 18.695 pessoas pagaram ingresso para ir até o Engenhão prestigiar o amistoso em solidariedade à Chapecoense que perdeu um time inteiro em acidente aéreo perto de Medellin, na Colômbia.

Os quatro sobreviventes ligados ao time de Chapecó foram homenageados pouco antes do jogo. Num time que contava com jogadores experientes e considerados competentes como Diego, do Flamengo. Robinho, do Atlético Mineiro, Diego Souza, do Sport, Rodrigo Caio, do São Paulo e Dudu, do Palmeiras, esperava-se melhor futebol do que se viu no Engenhão.

O jogo foi arrastado, não teve muita emoção e terminou com apenas um gol a favor do Brasil, marcado aos dois minutos por Dudu, do Palmeiras, no aproveitamento de um rebote do goleiro Gonzalez, da Colômbia. O placar até foi justo porque o time brasileiro teve o domínio da partida e foi um pouco mais eficiente no jogo ofensivo. A Colômbia limitou-se a marcar e em poucas oportunidades levou perigo ao gol defendido por Weverton.

Melhores jogadores do Brasil foram Rodrigo Caio, na defesa, Wallace, na cabeça de área, Luan, no ataque. Dudu valeu pelo gol que fez de cabeça. Diego Souza esteve lento e mostrou que não tem mais bola para ser titular da Seleção. Diego e Robinho, não reeditaram suas grandes atuações de quando eram titulares do Santos.

Brasileiros comemoram o gol solitário dentro do Engenhão

Brasileiros comemoram o gol solitário dentro do Engenhão

Lucas Lima, ao contrário, mostrou que ainda tem bala na agulha e pode sim ser aproveitado por Tite na Seleção principal do Brasil durante os jogos das Eliminatórias. Em compensação, Fábio Santos foi decepcionante pela lateral esquerda. Também não jogaram nada Rodriguinho e Scarpa.

No time da Colômbia o melhor foi Cuellar, seguido pelo goleiro David Gonzalez que fez ótimas defesas. A renda deste jogo irá ser dividida entre a Chapecoense e os familiares dos jogadores que morreram no fatídico acidente de Medellin. Devido ao pouco público, nem o clube nem os familiares, vão receber grande coisa. Mas valeu o esforço da CBF.

C * U * R * T * A * S

* UMA COISA é certa. Tite poderá, quando quiser, montar uma Seleção Brasileira só com atletas que atuam no Brasil e ganhar jogos oficiais organizados pela Fifa. Jogadores que participaram do amistoso contra a Colômbia mostraram competência em sua maioria. Fagner, do Corinthians, por exemplo, marcou bem e fez a jogada do gol de Dudu. A bola foi passada para Diego Souza que arrematou forte e provocou rebote do bom goleiro colombiano, Gonzalez. Dudu estava próximo da jogada e num toque sutil de cabeça marcou o único gol do jogo.

* A DUPLA de zagueiros Geromel e Rodrigo Caio também provou que pode ser titular da Seleção. Rodrigo, por sinal, já é. O outro mostrou muita competência. Wallace na cabeça de área marcou bem e soube como sair com a bola. Lucas Lima sempre que recebeu a bola soube que destino dar a ela. Na frente é que faltou um pouco mais de ofensividade, arremate. Mas, no geral, foi uma exibição aceitável do time brasileiro. Tite mostrou que conhece e o técnico da Colômbia, o argentino José Perkerman, também mostrou que conhece bem o futebol.

Zagueiro Neto e goleiro Folmann entre Diego, Robinho e Lucas Lima

Zagueiro Neto e goleiro Folmann entre Diego, Robinho e Lucas Lima

* NINGUÉM conseguiu explicar direito os motivos que levaram público tão pequeno ao Engenhão. Eu diria que os ingressos estavam muito caros para um amistoso. Além disso, os principais jogadores da Seleção nesse momento não estavam presentes, em especial Neymar, que é hoje a grande atração do time brasileiro. E mais. Ainda estamos na fase de férias do futebol. Torcedor está mais preocupado em curtir essas férias e só pensar em futebol em fevereiro quando a bola volta a correr nos campeonatos estaduais e na Copa Libertadores da América.

* CORINTHIANS decacampeão da Copa São Paulo de Juniores. Título confirmado diante do Batatais, quarta feira, no Pacaembu, quando venceu por 2 a 1 e terminou invicto a disputa onde teve a melhor campanha. Um titulo justo, pois o time da fiel foi mesmo o melhor da chamada Copinha. Ganhou com méritos a grande final e mereceu levantar a taça diante de sua fanática torcida. Uma prova de que a parceria com o Flamengo, de Guarulhos, está dando certo e deve continuar. Ali a revelação de jovens craques é grande. Só falta saber aproveitar.

* ALIAS, é exatamente isso que anda faltando aos dirigentes corintianos. Falta a eles ter maior confiança na garotada. No time que acabou de ser campeão, por exemplo, Carlinhos e Marquinhos são jovens revelações que poderiam desde já brigar por um lugar no time profissional. Falta sempre vontade para que isso ocorra. Tomara, dessa vez, isso aconteça. O centro avante Carlinhos, por exemplo, que foi o grande artilheiro da Copinha poderia até ser titular do Corinthians. É só o atual treinador ter a coragem de aproveita-lo. Futebol para tanto ele tem.

0002050220664 img

* OUTROS dois jogadores que merecem atenção do técnico principal do Corinthians são Pedrinho e Fabricio Oya. Eles mostraram competência nos jogos que fizeram. Tem visão de jogo, bom domínio de bola e personalidade suficiente para se impor. Acho que nesse momento seria interessante integra-los ao elenco principal e, aos poucos, começar a dar-lhes oportunidades no time de cima. Como tem futebol de boa qualidade, logo estariam ganhando a posição e evitariam que a diretoria gastasse milhões na contratação de mais alguns reforços.

* ANDARAM falando que o São Paulo poderia contratar Ademaior ou Van Persie, dois atacantes que atuam no futebol europeu. Pura especulação. O Tricolor nem tem dinheiro para pagar jogadores deste tipo que até podem estar em fase já decadente de suas carreiras mas que certamente iriam pedir altos salários para aceitarem jogar no Brasil. Melhor a diretoria do São Paulo procurar reforços mais baratos e mais jovens. Objetivo maior deve ser um centro avante matador. No mais, acho até que o elenco do São Paulo é bom para a atual temporada.

* A GAROTADA que o São Paulo revelou nos últimos anos pede passagem. Há jogadores ali de excelente nível. Para qualquer posição do time. Que Rogério Ceni tenha coragem e os lance nos amistosos e mesmo jogos oficiais do clube da fé. Talvez fosse até interessante coloca-los no time durante o Paulistão. Seria uma vitrine para sentir como eles reagiriam diante de uma responsabilidade maior. Garanto que três ou quatro se firmariam e ganhariam vaga no time titular. O que não lhes falta é qualidade técnica e isso é o mais importante.

* QUANTO a um bom centroavante o São Paulo terá dinheiro para contratá-lo. Neste início do ano há uma porção de dinheiro a ser recebido por empréstimos ou vendas feitas no ano passado. É dinheiro vivo, em boa quantidade, o que pode facilitar as negociações para a contra do tão sonhado matador. Essa necessidade inclusive pode ser ampliada porque o argentino Chavez tem proposta da China e pode deixar o clube nas próximas horas. Neste caso, a deficiência de atacantes passará a ser ainda maior. Que a diretoria resolva rápido esse impasse.

Mustafá Contursi ficou do lado da atual administração

Mustafá Contursi ficou do lado da atual administração

* O PALMEIRAS atravessa um momento político complicado. Paulo Nobre, ex presidente, comprou uma briga com a Crefisa que é o maior patrocinador do clube. Já o atual presidente, Mauricio Galiotte ficou ao lado da diretoria dessa financeira que é quem fornece o dinheiro para a compra de reforços para o time de futebol. As duas alas mais fortes comandadas por Wladimir Pescarmona e Mustafá Contursi ficaram ao lado de Galiotte. Como consequência, Paulo Nobre ficou totalmente fora do comando do clube. As consequências poderão ser sérias.

* DE QUALQUER maneira o atual presidente está seguro de que poderá manter o atual elenco e disputar forte a Copa Libertadores. Com dinheiro na mão será mais fácil contratar reforços se isso for necessário. Além disso, com a garantia da grana viva não haverá atraso de salários o que manterá o grupo de jogadores unidos. Assim, à principio, essa guerra política de bastidores não vai afetar o futebol do clube. Mas não se sabe até onde Paulo Nobre vai ficar quieto e quais as armas que tem para dar uma reviravolta em toda essa situação.

Ricardo Oliveira é garantia de gols no Peixe

Ricardo Oliveira é garantia de gols no Peixe

* O SANTOS fez jogo treino contra o Nacional da capital e venceu por 9 a 1. Grande destaque foi o lateral que veio do Atlético de Goiás: Matheus Ribeiro. Ele deitou e rolou pelo seu setor. Sua vantagem é que joga pelas duas laterais. Também chegou Vladimir Hernandez, um colombiano que foi contratado pela diretoria santista. Outro destaque nos treinamentos foi o veterano Thiago Ribeiro. Teve ótima participação. Dorival Junior já está inclinado a mantê-lo no elenco na atual temporada. Thiago está sem contrato e pode até acertar a renovação.

* OUTRA BOA noticia para o Santos é que o centro avante Ricardo Oliveira se recuperou e já voltou a treinar. Ele ficou dez dias de molho por causa de uma caxumba. Com sua recuperação, o Santos resolve o problema de contar com um centroavante na estreia do Campeonato Paulista de Futebol. Ricardo deve treinar com seus companheiros a partir de agora e até a estreia já estará em boa forma. Diretoria está assustada com os preços pedidos pelos reforços que procura e pode até adiar sua pretensão de trazer mais um centro avante artilheiro.