Comercial e Novoperário reabrem o Morenão em grande estilo e fazem a festa do torcedor

O jogo acontece na tarde deste domingo e é cercado por toda a expectativa do futebol do MS

Um clássico para mexer com toda a história do futebol Sul-Mato-Grossense. Comercial e Novoperário, ambos da Capital, abrem o Campeonato Estadual na tarde deste domingo

0002050221190 img
Totalmente reformado, o Morenão vai ser o palco de mais um clássico Sul-Mato-Grossense: Comercial e Novoperário - Divulgação

Totalmente reformado, o Morenão vai ser o palco de mais um clássico Sul-Mato-Grossense: Comercial e Novoperário

Campo Grande, MS, 29 (AFI) – Um clássico para mexer com toda a história do futebol Sul-Mato-Grossense. Comercial e Novoperário, ambos da Capital, abrem o Campeonato Estadual na tarde deste domingo, às 16 horas, em Campo Grande, e reabrem o principal palco esportivo do Estado. O Morenão foi totalmente reformado e ficou por três anos sem receber qualquer partida de futebol, deixando o torcedor triste. Mas esta história chega ao seu final neste domingo e o torcedor promete reviver os bons tempos do futebol Sul-Mato-Grossense com a reabertura do principal palco futebolístico do Estado.

Estádio Pedro Pedrossian, o Morenão
Construído no início da década de 1970, o Morenão, que já chegou a reunir quase 40 mil torcedores, passou pelo desgaste do tempo e foi interditado em 2014. Para voltar a ser sede de partidas oficiais precisou passar por uma série de adaptações que foi concluída este mês.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul formalizou termo de cooperação com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado, o que possibilitou que as adequações exigidas pelo Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Vigilância Sanitária fossem feitas.

O que mudou
A reforma incluiu pintura, marcação e numeração dos lugares (arquibancada e cadeiras); cobertura e nivelamento do gramado; recuperação dos bancos de reservas; pintura e colocação de calhas nas cabines de imprensa; troca e reforma da parte hidráulica dos banheiros da arquibancada coberta, cadeiras e vestiários; revisão do sistema de refletores; pintura das bilheterias; instalação de corrimãos; elevação do guardacorpo; placas de sinalização e instalação do sistema de câmeras de vigilância.

O espaço para o público foi reduzido. Para o primeiro jogo, neste domingo, entre Comercial e Novoperáio, a lotação máxima ficou definida para nove mil pessoas. Porém, a ideia é aos poucos terminar as reformas e ter de volta o mesmo estádio que por muitos anos foi palco de diversos jogos de suma importância do futebol brasileiro, tanto estadual, nacional ou de seleções.

Disputa
Na Chave A estão Comercial, Costa Rica, Novo, União ABC, Serc e Operário. Na B, a disputa é entre Sete de Dourados (atual campeão), Urso, Ivinhema, Águia Negra, Corumbaense e Naviraiense. Na primeira fase, as equipes jogam dentro da chave, em turno e returno. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para o mata-mata. A final está prevista para o dia 30 de abril.