Rogério Ceni levou um choque de realidade na sua primeira derrota como técnico
Foi um verdadeiro choque de realidade, pois uma coisa é disputar simples amistosos e outra é jogar partidas oficiais que valem pontos
Foi um verdadeiro choque de realidade, pois uma coisa é disputar simples amistosos e outra é jogar partidas oficiais que valem pontos
Novo técnico do São Paulo recebeu uma dura lição da vida. Depois de uma pré temporada brilhante onde até ganhou um título nos Estados Unidos em cima do Corinthians, fez sua estreia no Campeonato Paulista e levou uma goleada do atual vice campeão paulista, o Audax, de Osasco por 4 a 2. Foi um verdadeiro choque de realidade, pois uma coisa é disputar simples amistosos e outra é jogar partidas oficiais que valem pontos e podem levar uma equipe tanto a brigar pelo título como ser rebaixada se não fizer uma campanha pelo menos regular durante o campeonato.

O Audax mereceu vencer. Foi sempre melhor, mais objetivo, mais consistente. O São Paulo foi um fracasso na defesa, justamente o setor que seu técnico Rogério Ceni deveria conhecer melhor, pois foi um grande goleiro na história do São Paulo. Os primeiros dois gols do Audax foram marcados em falhas gritantes dos zagueiros do Tricolor paulistano.
Depois ainda houve um gol marcado de cabeça por Luiz Felipe, que aproveitou-se da falha geral da defesa sãopaulina na cobrança de um escanteio e, finalmente, houve um pênalti inaceitável de Buffarini sobre Gabriel Leite, do Audax, que poderia ter sido evitado. Ou seja, dos quatro gols marcados pelo Audax, a zaga tricolor foi culpada em todos. Muito mais deficiência da defesa sãopaulina do que méritos do ataque do Audax.
Já na frente até que o São Paulo fez alguma coisa. Perdeu um excesso de gols por incompetência na hora de arrematar, mas ainda assim, fez dois gols através do oportunista Chaves que começa a se firmar como camisa nove efetivo do São Paulo. Com a vitória, o Audax igualou o Santos na liderança do Grupo D, que ainda tem o Mirassol e a Ponte Preta também nessa mesma situação.
O São Paulo não somou ponto nenhum assim como Red Bull, Linense e Ferroviária que pertencem ao seu grupo e que também perderam seus jogos para Mirassol, Corinthians e Ponte Preta, respectivamente. Após essa primeira rodada, sete times conseguiram fazer três pontos entre dezesseis participantes: Corinthians, Novorizontino, Palmeiras, Santos, Audax, Mirassol e Ponte.

Melhores ataques são os do Santos, que fez seis gols e o do Audax, que fez quatro. E para concluir, volto a falar do São Paulo. Não é porque perdeu para o Audax que Rogério Ceni é um “péssimo” treinador. Ele ainda tem tempo de sobra para mostrar se tem ou não perfil para o cargo. Foi só o primeiro jogo do Paulistão. Ele terá muitos mais. De repente engrena o time e até disputa título.
Mas uma coisa ficou clara. Ele não pode inventar. Se a melhor dupla de zaga do São Paulo é Maicon e Rodrigo Caio, por que avançar Rodrigo para o meio campo e colocar Douglas no miolo de zaga?
E mais. Não se monta um grande time com um mês de preparativos. É preciso muito mais. Então vamos deixar Ceni trabalhar e esperar os resultados. Ele só precisa ficar atento aos pontos ganhos porque se perder muitos jogos pode até ser rebaixado.
Aí toda sua fama no clube será enterrada e ele deixará o São Paulo como seu grande vilão ao invés de manter a linda imagem de Mito que criou durante mais de vinte anos de clube.
C *U * R * T * * A * S
* NO JOGO de Barueri contra o Audax, o São Paulo teve alguns jogadores que mostraram serviço. O principal deles foi Chaves. O centro avante fez o que se esperava dele. Fez gols e esteve sempre presente na área do Audax. Rodrigo Caio também foi destaque mas mostrou que é preferível tê-lo na zaga do que no meio campo. Cuevas deu um passe milimétrico para Chaves fazer o primeiro gol. Tem sobra de talento. Já os demais, não foram tão bem, em especial os zagueiros. Rogério Ceni certamente vai precisar mexer no time no próximo jogo.
* VAMPETA falou demais, criou problema com o torcedor do São Paulo, que boicotou o jogo e não foi ao estádio de Barueri. O resultado foi trágico. Não tinha ninguém no estádio. Parecia jogo com portões fechados. O dono do Audax certamente vai puxar as orelhas do seu gerente de futebol. Vampeta brincou e jogou contra seu clube que certamente levou prejuízo nesse primeiro jogo do campeonato contra o São Paulo. Mas se há motivos para criticas, há também para elogios. Fernando Diniz é um tremendo de um treinador. Merecia time grande.
* AUDAX não tem um time tão bom quanto o do ano passado mas tem time para chegar longe neste campeonato. No ano passado foi vice paulista. Neste ano pode até repetir a dose. Tem qualidade para chegar lá. Seu time joga bonito, não dá chutão.Dá toques de primeira, passeia com a bola no gramado. É gostoso ver o Audax jogar. No jogo diante do São Paulo até parecia ser o grande clube. Todos os seus setores funcionaram. Defesa, meio campo e ataque. Não tem grandes talentos, mas joga por música. Pena que não tenha torcida.
* O PALMEIRAS jogou menos do que o Botafogo, de Ribeirão, mas venceu seu primeiro jogo no campeonato. Fez 1 a 0, gol de Tchê Tchê, de fora da área, numa falha do goleiro do Bota que pulou atrasado e viu a bola passar próxima de suas mãos. Durante a partida quem mostrou futebol foi o Botafogo. Como eu previa, não deu tempo ainda de Eduardo Baptista montar seu time. Na defesa até que as coisas vão bem. Mas do meio campo para frente ainda há muito o que fazer. O ataque também precisa de ser reforçado por um matador.
* DURANTE a partida, o Bota criou várias chances de gol. Foi quando apareceu o goleiro Prass, que teve grande atuação. Em compensação o atacante Dudu que terminou bem o ano e até foi para a Seleção, não jogou nada. Parece mascarado. Melhor baixar a bola ou vai se queimar perante à torcida verde. No meio campo Tchê Tchê jogou muito e até fez gol. Na zaga o melhor foi o veterano Edu Dracena que está jogando muito. Alecsandro e Raphael Veiga também mostraram um bom futebol. Os demais produziram menos do que se esperava.
* EU JÁ previa que o Palmeiras não iria embalar logo sob o comando do Eduardo Baptista. Ele é devagar. Mas quem sabe, com o trabalho diário e com o bom elenco que o Palmeiras tem, ele consegue montar um time de qualidade e brigar por alguns títulos na atual temporada. De qualquer forma, é preciso tempo. Como pedi para o Rogério Ceni, acho que para o Eduardo é preciso também dar até o final do Paulistão pelo menos, para julgar seu trabalho. Ele está no inicio de um projeto e ainda substituiu um técnico de qualidade e fama como Cuca.
* OUTROS resultados do Paulistão. Santo André 1 x Ituano 1, Novorizontino 3 x São Bernardo 2, Mirassol 2 x Red Bull 0 e Ponte Preta 2 x Ferroviária 1. No Grupo A O Corinthians é líder com 3 pontos. N9o B não há lideres pois todos perderam, inclusive o São Paulo que é o time grande da chave. No grupo C Novorizontino e Palmeiras lideram. No grupo D, todos conseguiram fazer os três pontos, Santos, Audax, Mirassol e Ponte Preta. Neste grupo, por sinal, todos venceram. Já no grupo do São Paulo, todos perderam. Foi a primeira rodada do Paulistão.
* OS PRÓXIMOS jogos serão disputados no próximo final de semana. No sábado, por exemplo, jogam Red Bull x Santos, Ferroviária x Mirassol, Linense, x Audax, Botafogo x Novorizontino, Corinthians x Santo André. Domingo – São Paulo x Ponte Preta, Ituano x Palmeiras e São Bento x São Bernardo. O jogo mais interessante desta rodada em minha opinião será entre São Paulo e Ponte Preta, no Morumbi. O Tricolor vem de derrota feia e a Macaca de boa vitória em casa. Será a estreia oficial de Rogério Ceni em casa. O que será que vai dar?
* TORCIDA DO Santos teve momentos muito agradáveis na última sexta feira à noite quando o time de Dorival Junior estreou no Campeonato Paulista de 2017. Primeiro foi a festa dos fogos e jogo de luzes que marcou a abertura do Paulistão. Depois foram os seis gols que o alvinegro praiano marcou sobre o Linense. Único fato a se lamentar foram os dois gols marcados pelo adversário, numa comprovação de que o ataque já está armado, mas a defesa precisa de mais alguns retoques de seu treinador. Final foi Santos 6 x Linense 2. Justiça.
* DOIS jogadores se destacaram mais do que os outros no time santista. O centroavante Rodrigão que além de bons momentos durante o jogo fez dois gols e o volante Renato que a cada ano fica mais velho e joga mais. Além deles, o Santos teve em Vanderlei um bom goleiro. Em Lucas Lima um meio campista de qualidade. E em Thiago Ribeiro, que voltou à Vila depois de algum tempo, que entrou no segundo tempo e além de boas jogadas fez o último gol da partida. Isso prova que ele poderá ser muito útil ao time durante toda a temporada de 2017.
* O LINENSE fez o que podia. Tentou segurar o Santos com boa marcação mas o adversário estava tão à vontade e tão inspirado que não houve como impedir os seus seis gols. Ainda assim, dá para acreditar que o time de Lins vai fazer campanha razoável neste campeonato. Importante ainda dizer que Ricardo Oliveira não passou no teste e ficou fora desta partida mas Rodrigão o substituiu com qualidade. Uma demonstração de que quando o titular não puder jogar, o reserva vai dar conta do recado. Santos tem elenco limitado mas de boa qualidade.
* OS GOLS da partida foram marcados por Rodrigão 2, Thiago Santos, Lucas Lima, Vitor Bueno e Thiago Ribeiro. Pelo Linense marcaram Artur Gomes e Gabrielzinho. A arbitragem foi boa, sem contestações. Antes do jogo um minuto de silêncio pela morte da esposa de Lula, Mariza Leticia. Pior jogador do Santos foi o lateral Zeca. Ele não acertou nada durante o jogo. Algo surpreendente porque ele é considerado um dos melhores jogadores do time. Santos agora joga na quinta feira à noite, na Vila Belmiro, contra o Vasco pela Copa Brasil de 2017.
* O CORINTHIANS ganhou na estreia. O gol foi meio mandrake (muita gente disse que o árbitro inventou o pênalti) mas valeu. Timão 1 x São Bento 0. Jogo foi em Sorocaba e teve baixo nível técnico. Foi o segundo jogo da semana em que o Corinthians jogou e não mostrou quase nada. Fiel deixou o estádio do São Bento desconfiada. Na verdade, não dá mesmo para acreditar nesse time. Ainda mais com um técnico que não tem currículo como é o caso de Fabio Carille. Como o time ganhou, não houve muita reclamação. Mas a amostra foi ruim.
*AINDA assim alguns jogadores mostraram serviço. Foi o caso por exemplo de Marlone. Ele correu muito, deu alguns passes primorosos e mostrou que merece ser titular. Cássio, no gol, fez boas defesas e parece ter voltado à sua melhor fase. Balbuena no meio da defesa jogou bem ao lado do novato Pablo. Ambos formaram uma boa dupla de miolo de zaga. Na frente só o esforço de Jô. Ele disputou todas as bolas, conseguiu um pênalti e fez o gol na cobrança dele. É um jogador útil. Tecnicamente limitado mas merece ter um lugar no ataque titular.
* O SÃO BENTO reclamou muito do pênalti marcado aos nove minutos do segundo tempo à favor do Corinthians. Para torcedores, jogadores e comissão técnica do time da casa, o penalti não existiu. E como o São Bento não soube reagir, o 1 a 0 ficou até o final e o Corinthians somou seus primeiros três pontos na pontuação geral de seu grupo. A esperança de melhora desse time está na volta de Jadson. O jogador acertou todo com a diretoria alvinegra e em dez dias deve reestrear no time principal do Corinthians. Pode ser o grande lider desta equipe.
* PAULISTÃO tem sequência no próximo final de semana. No sábado jogam Red Bull x Santos, Ferroviária x Mirassol, Linense x Audax, Botafogo, de Ribeirão x Novorizontino e Corinthians x Santo André (as 21 horas). No domingo mais três jogos. São Paulo x Ponte Preta, no Morumbi (a estreia oficial de Rogério Ceni junto à torcida tricolor). Ituano x Palmeiras e São Bento x São Bernardo. Será a segunda rodada da primeira fase do campeonato. Os dois primeiros de cada um dos quatro grupos estarão classificados para disputar a segunda fase.
* A COPA do Brasil também terá jogos nesta semana. Na quarta feira jogam Campinense x Ponte Preta, Ferroviária x ASA, São Bento x Paraná, Caldense x Corinthians, em Poços de Caldas. Na quinta feira, Santos x Vasco da Gama, Moto Clube x São Paulo, Friburguense x Oeste, Anápolis x Bragantino, Uniclinica x Portuguesa e Santo André x Criciúma, Esses são jogos só dos clubes paulistas. Haverá outros que preferi não mencionar. Essa primeira fase promete surpresas. Há times desconhecidos do grande público que podem se superar,.
* TAMBÉM a Copa Libertadores de América terá jogos nesta semana. O Atlético Paranaense que venceu o Millionários por 1 a 0 tem o jogo de volta e pode até empatar. Já o Botafogo carioca que venceu o Colo Colo por 2 a 1 no jogo de ida, encara a equipe chilena com muito mais cuidado porque sofreu um gol em casa que favorece muito a missão do adversário. Essa ainda é a primeira fase da Libertadores deste ano que foi bastante modificada e que terá alguns clubes desclassificados nesta fase inicial que terão direito a jogar na Sul Americana.





































































































































