São Paulo brilha e Corinthians vira lanterna do Paulistão

A segunda rodada do Paulistão mostrou que neste ano os chamados grandes clubes vão passar apertado para vencer rivais do Interior

A segunda rodada do Paulistão mostrou que neste ano os chamados grandes clubes vão passar apertado para vencer rivais do Interior

0002050224576 img

A segunda rodada do Paulistão 2017 apresentou surpresas e mostrou que neste ano os chamados grandes clubes vão passar apertado para vencer seus adversários do interior. Já na primeira rodada o São Paulo perdeu para o Audax.

Na segunda, Corinthians e Palmeiras perderam seus jogos para Santo André e Ituano, respectivamente, e só o Santos manteve o ritmo com sua segunda vitória e seis pontos conquistados até agora.

Corinthians não saiu da marcação do Santo André

Corinthians não saiu da marcação do Santo André

Ainda assim, não foi fácil para o Peixe derrotar o Red Bull em pleno Pacaembu. Seu terceiro gol (resultado final foi 3 a 2 para o Santos) foi confirmado pelo árbitro mas, em minha opinião, a bola não entrou.

O São Paulo, na estreia de Rogério Ceni como treinador dentro do Morumbi, mostrou um futebol surpreendente e goleou a Ponte Preta por 5 a 2, o que não é normal em jogos entre esses dois tradicionais adversários. O Morumbi teve mais de 50 mil torcedores em suas arquibancadas, recorde de renda e público nesse inicio de campeonato.

Já Corinthians e Palmeiras não confirmaram seus favoritismos. O Timão jogou mal mais uma vez e perdeu merecidamente para o Santo André dentro do Itaquerão por 2 a 0. enquanto isso, o Verdão tropeçou no Ituano, lá em Itu, por 1 a 0, numa demonstração de que o técnico Eduardo Baptista ainda não conseguiu montar um time confiável apesar de contar com um dos melhores elencos do futebol brasileiro.

Bom ainda ressaltar que entre os chamados pequenos, o Mirassol é o que mais brilha. Em dois jogos, ganhou seis pontos. É ao lado do Santos o time que tem cem por cento de aproveitamento no campeonato. Se vai manter o ritmo eu não sei, mas pelo que vi o Mirassol jogar, acho que, no mínimo, ele vai chegar a fase decisiva do torneio.

C * U * R * T * A * S

* ROGÉRIO Ceni provou que tem mesmo prestigio junto à torcida do São Paulo. O Morumbi recebeu mais de 50 mil pessoas na sua estreia como treinador do time que defendeu em mais de duas décadas como goleiro. Ele é mesmo um mito. Não fosse por ele e certamente a renda não seria tão grande. Ceni foi a atração do jogo.

Rogério Ceni parece dar força ao limitado elenco do São Paulo

Rogério Ceni parece dar força ao limitado elenco do São Paulo

* DENTRO de campo o São Paulo justificou a presença de tanta gente nas arquibancadas. Foi um show de bola. A Ponte marcou primeiro mas os jogadores do São Paulo não perderam a confiança. Com um futebol de toques rápidos, deslocações e muitos arremates, o Tricolor jogou como Ceni quer, fez cinco gols e poderia ter feito mais.

* LEMBRO que a Ponte não é um time qualquer. É uma equipe que sempre complica a vida do São Paulo e tem tradição. Por isso a goleada por 5 a 2 deve ser levada em conta para mostrar o bom momento vivido pela equipe de Ceni. Neste jogo, dois jogadores se destacaram. O lateral esquerdo Junior e o centro avante Gilberto.

* JUNIOR jogou demais. Provou que apesar de jovem tem futebol para ser titular do São Paulo. Já Gilberto, fez três gols e participou de todas as boas jogadas de ataque do São Paulo. Um jogador que tem potencial e que deixa Rogério Ceni tranquilo depois do São Paulo contratar Pratto. Agora há quem faça gols no elenco tricolor.

* NO GERAL, ótima exibição do São Paulo. Todos os jogadores mostraram serviço. Nos dois gols sofridos, mérito dos jogadores da Ponte que valorizaram a vitória tricolor. Com a vitória o São Paulo assumiu a liderança de seu grupo e melhorou bastante sua campanha. Agora já dá para acreditar que o time vai sim brigar por títulos neste ano.

Palmeiras jogou muito pouco contra o Ituano

Palmeiras jogou muito pouco contra o Ituano

* NÃO GOSTEI da produção do time do Palmeiras contra o Ituano. Faltou qualidade no meio campo e oportunismo no ataque. As ausências de Moisés e Tchê Tchê foram muito sentidas. Na defesa houve confusão entre os zagueiros que em alguns momentos permitiram aos atacantes do time de Itu chegar mais perto do gol de Prass.

* A DERROTA foi justa. O Ituano teve mais presença em campo durante os noventa minutos. O ataque verde raramente chegou até o gol inimigo. Aliás, acho que o Palmeiras vai precisar contratar um centro avante de peso. Os atuais jogadores do ataque são fracos nas conclusões. William jogou muito mal diante do Ituano.

* INSISTO. Não vejo em Eduardo Baptista capacidade para dirigir uma equipe como a do Palmeiras. Ele escolhe o esquema tático errado e utiliza mal as opções de elenco que a diretoria lhe deu. Mas como ele está no começo de um trabalho melhor não criticá-lo muito. Melhor dar-lhe tempo para trabalhar. Só depois analisar sua atuação.

* BOM lembrar que alguns jogadores que foram contratados ainda não foram aproveitados. Certamente quando eles forem escalados o time do Palmeiras vai melhorar suas atuações. Mas a contratação de um bom centro avante seria prioritário. Não sei onde busca-lo, mas está mais do que na hora do Palmeiras investir num novo nove.

Nem as câmeras captaram o terceiro gol do Santos

Nem as câmeras captaram o terceiro gol do Santos

* O SANTOS jogou no domingo as 11 horas da manhã, no Pacaembu, contra o Red Bull. Jogou e sofreu, porque o adversário jogou um bom futebol e até mereceu ao menos deixar o gramado com o empate garantido. Um erro do árbitro, no final da partida, deu ao Santos o gol que precisava para ganhar o jogo. Placar não foi justo.

* RODRIGÃO voltou a marcar pelo Santos. Ele é assim. Perde um, dois gols mas sempre faz o seu. É um artilheiro nato e um bom reserva para Ricardo de Oliveira que deve voltar nos próximos jogos do Peixe. Desta vez a defesa santista não foi bem. Levou dois gols por falta de entrosamento e por qualidade do ataque do Red Bull.

* INDEPENDENTE de qualquer coisa, no entanto, o Santos é líder tranquilo do seu grupo com seis pontos ganhos. A seu lado, o Mirassol, que também faz ótima campanha neste campeonato. O melhor ataque é o do Santos com nove gols. Melhores defesas, Mirassol, Ituano e Palmeiras com apenas um gol sofrido.

* MAIS uma exibição negativa do Corinthians. Sábado, contra o Santo André, time da fiel perdeu dentro do Itaquerão por 2 a 0. Foram os três primeiros pontos perdidos no Paulistão pelo alvinegro paulistano. Uma exibição pobre, sem potencial ofensivo, com falhas na defesa e pouca criatividade no meio campo. Derrota foi mais que merecida.

Felipe Carille está com um problemão nas mãos

Felipe Carille está com um problemão nas mãos

* ENTRE os atletas que estiveram em campo, o mais esforçado e que chegou a fazer algumas boas jogadas foi Rodriguinho. Ele se esforçou mas o time não colaborou. Jô também correu demais, perdeu até pênalti e pode ser citado como um dos jogadores que apesar da má atuação do time, não se entregou. Só esteve mal nas conclusões.

* DESTA vez o goleiro Cássio foi bem. Mais magro, não teve nenhuma culpa nos dois gols adversários. Fagner não esteve inspirado. Falhou muito. Balbuena e Pablo intercalaram bons e maus momentos. No meio campo Rodriguinho foi o único que produziu. No ataque, só Jô. As alterações no segundo tempo não deram resultado.

*A VERDADE é que o elenco corintiano é fraco. Talvez melhore um pouco com a presença de Jadson, mas, ainda assim, o Corinthians não tem potencial para disputar títulos. Isso já foi percebido pela fiel torcida que esteve em pequeno número no Itaquerão. Pouco mais de 18 mil torcedores estiveram lá. Renda foi decepcionante.

* JÁ O SANTO André mostrou que foi bem montado para a atual temporada. Seu time joga todo fechado mas tem potencial ofensivo. Foi assim que dominou o ataque do Corinthians e fez dois gols na defesa corintiana. Em três jogos já disputados, o time do ABC já faturou cinco pontos. Muito boa campanha para inicio de campeonato.

* PARA melhorar o potencial do time do Corinthians seriam necessárias mais algumas contratações. Falta qualidade ao elenco. Mas falta dinheiro à diretoria. E com a queda de arrecadação nos jogos esse problema deve crescer. Assim não há esperança de melhora imediata do atual time corintiano. Será um ano para a fiel sofrer.

* A COPA do Brasil está ainda na sua primeira fase. Na semana que passou, o Corinthians garantiu vaga na próxima fase com vitória sobre a Caldense por 1 a 0 e o São Paulo passou de fase com vitória também por 1 a 0 sobre o Moto Clube. No meio desta semana a Copa tem sequência com presença paulista em quatro jogos.

* O OESTE vai a Friburgo enfrentar a Friburguense. O Bragantino enfrenta o time de Anápolis fora de casa. Já a Portuguesa de Desportos encara o Uniclinic também fora de seus domínios. Finalmente, o Santo André que está motivado pela boa campanha no Campeonato Paulista enfrenta o Criciúma, no ABC. Tem tudo para ganhar o jogo.

* OUTROS jogos da segunda rodada do Paulistão. Ferroviária 1 x Mirassol 3. Ótima exibição do Mirassol e sinal amarelo para a Ferroviária que perdeu os dois jogos que disputou até agora. Linense 2 x Audax 0. Excelente resultado do time de Lins. Vencer o Audax não é fácil. Botafogo 2 x Novorizontino 1. Jogo difícil mas Bota mereceu.

* O SÃO BERNARDO venceu o São Bento por 2 a 1 com méritos. Péssimo para o time de Sorocaba que em dois jogos não ganhou nenhum. É preciso reagir logo. No Grupo A o líder é o Ituano com 4 pontos. São Bernardo, Botafogo e Corinthians tem 3. Pelos critérios de desempate, o Timão fica em último lugar no grupo pelo saldo de gols.

* NO GRUPO B o São Paulo assumiu a liderança com 3 pontos. O Linense também tem 3 mas a liderança é tricolor pelos critérios de desempate. O Red Bull tem 1 ponto ganho e a Ferroviária nenhum. No grupo C o líder é o surpreendente Santo André que tem 5 pontos ganhos. Novorizontino e Palmeiras, 3. São Bento, nenhum.

* NO GRUPO D o Santos lidera ao lado do Mirassol com 6 pontos ganhos. São os únicos clubes com cem por cento de aproveitamento. Pelo critério de desempate o Santos é o líder. Depois vem Audax e Ponte Preta com 3. Também pelo critério de desempate, o Audax está à frente da Macaca. Esse é o grupo mais equilibrado.

* PRÓXIMOS jogos. Na terça feira, Mirassol x Linense e Ferroviária x Audax. Na quarta, Ituano x São Bento, Botafogo x Ponte Preta, Corinthians x Novorizontino, Santos x São Paulo (o primeiro grande clássico do Paulistão 2017). Neste jogo, há equilíbrio. O Santos está em ótima fase e o São Paulo cresceu. Tudo pode acontecer.

* NA QUINTA feira o Palmeiras recebe o São Bernardo. Em tese, dá Verdão na cabeça. Até porque alguns titulares que não enfrentaram o Ituano estarão de volta. É obrigação do Palmeiras vencer

Companhia Azul é o melhor companhia no translado Brasil-Estados Unidos

Companhia Azul é o melhor companhia no translado Brasil-Estados Unidos

esse jogo.Se não o fizer, pode se complicar na classificação do seu grupo. O Corinthians terá dificuldade para vencer o Novorizontino.

* NO MEIO da semana passada eu estava envolvido com minha viagem de volta de Houston para Rio Preto e não consegui escrever a coluna como o faço sempre. Me desculpem caros leitores. Coisas da vida. Acrescento um detalhe. Viajei de volta pela Azul. Incrível. Melhor companhia aérea para ir aos States. Anotem essa dica.