Finalmente o Palmeiras mostrou serviço no Paulistão
Com bom futebol, o Palmeiras se impôs ao Linense e técnico Eduardo Baptista ganha fôlego para trabalhar
Com bom futebol, o Palmeiras se impôs ao Linense e técnico Eduardo Baptista ganha fôlego para trabalhar
Nos primeiros jogos do Paulistão o Palmeiras oscilou. Suas atuações foram tão frágeis que sua torcida já começou a cobrar o técnico Eduardo Baptista. A pressão foi grande e o ambiente no CT palmeirense na Barra Funda não foi dos melhores. Falou-se até na possibilidade de demissão do técnico caso o Palmeiras perdesse para o Linense.
Para sorte dele, no entanto, isso não aconteceu. Com bom futebol, o Palmeiras se impôs ao seu adversário desde o primeiro tempo e fez os gols necessários para mostrar que era mesmo o melhor em campo.
Com a vitória, o Palmeiras chegou aos nove pontos ganhos no grupo C e livrou três pontos de vantagem sobre o Novorizontino, que tem seis. Enquanto isso, o Corinthians venceu o Audax, em Osasco, por 1 a 0, no sábado, enquanto o São Paulo cedeu empate para o Mirassol, em pleno Morumbi, por 2 gols, enquanto o Santos perdeu mais um jogo na Vila, para uma equipe que não vinha bem no campeonato, a Ferroviária, de Araraquara.
Por falar nos grandes clubes paulistas, três deles são líderes isolados em seus grupos (Corinthians no A, São Paulo no B e Palmeiras no C). Já o Santos caiu para terceiro lugar e passou a ter ameaçada sua classificação para a fase decisiva do campeonato.
Bom lembrar ainda que o time que mais somou pontos até agora no Paulistão 2017 foi o Mirassol. Com o empate diante do São Paulo o time de Xuxa (que fez o gol de empate do Mirassol no jogo contra o Tricolor) manteve sua invencibilidade no campeonato e a liderança do Grupo D, com dez pontos no seu ativo. Campanha surpreendente e elogiável. Competência pura.
C * U * R * T * A * S
* O PALMEIRAS não deu muita confiança ao fato de que seu adversário jogava em casa. Começou o jogo de domingo à tarde em Lins com muita personalidade e logo no primeiro tempo colocou o adversário em seu lugar. Fez dois gols através William e Raphael Veiga e mostrou que é mesmo muito melhor que o limitado time do interior.
* DESTA vez o time de Eduardo Baptista mostrou um futebol rápido, objetivo e bem organizado. Todo mundo correu, ajudou e teve espírito participativo. Com isso a tentativa do time de Lins conseguir ao menos um empate em casa caiu por terra. Só deu Palmeiras em campo e pela primeira vez nesse Paulistão futebol verde agradou bastante.
* O Verdão todo jogou bem. Na defesa, que anulou o ataque adversário. No meio campo onde houve criatividade e dedicação e no ataque onde as deslocações e arremates assustaram o goleiro do Linense. Houve mais de seis finalizações fortes e perigosas do ataque verde só no primeiro tempo. Placar poderia ter sido mais elástico.
* NO SEGUNDO tempo o Palmeiras conseguiu manter o ritmo. O Linense, mesmo com algumas alterações, não reagiu. Time do goleiro Prass aproveitou sua superioridade para fazer mais gols. Michel Bastos fez o seu de cabeça. 3 a 0, sem contestação. Depois foi a vez de Barrios que fez 4 a 0 A partir daí Verdão se poupou um pouco.
* AINDA no primeiro tempo o jogador Moisés sofreu forte torção de joelho e deixou o campo chorando. Pareceu grave. Ele deixou o campo de maca e já foi levado para São Paulo para fazer um levantamento mais detalhado sobre a contusão. Pelo que vimos, Moisés poderá ficar um bom tempo sem jogar. Michel Bastos é ótimo substituto.
* COMO disse, gols do Palmeiras foram marcados por William, Raphael Veiga, Michel Bastos e Barrios. Todos com excelente atuação. Aliás, não houve ninguém que tenha jogado abaixo do que pode no time do Palmeiras. Dudu também brilhou. Daí o placar final. O Linense foi apenas um coadjuvante.Não teve chance no jogo.
* UM ERRO crasso do zagueiro Maicon na fase final do jogo disputado sábado no Morumbi, levou o São Paulo a perder a auto confiança e a permitir que o Mirassol, que perdia o jogo por 2 a 0, chegasse ao final com o empate de 2 a 2. O Tricolor teve um bom primeiro tempo, mas decaiu no segundo. Em especial no rush final do jogo.
* O SÃO PAULO de sábado passado não foi o mesmo dos jogos contra a Ponte e o Santos. Desta vez alguns jogadores não luziram como o esperado e o time não jogou com tanta eficiência no aspecto coletivo. Acho até que o empate foi um castigo ao São Paulo que esteve melhor em campo, mas o Mirassol tem méritos para empatar.
* SIDÃO fez ótimas defesas mas também fez algumas bobagens. Ainda não está firme como titular do time. Linha de defesa foi bem até o finalzinho do jogo quando foi culpada pelos gols de empate do Mirassol. Rodrigo Caio foi o melhor e Maicon o pior. No meio campo o melhor em campo foi Cueva, mais uma vez. É um belo jogador.

* O JOVEM Luiz Araujo ficou empolgado com sua boa fase e exagerou no individualismo. Ele precisa entender que futebol é um esporte coletivo. Individualizar só quando isso for extremamente necessário. O centroavante Pratto, que fez sua estreia, marcou um gol de cabeça e participou bem do jogo. Ainda falta se entrosar melhor.
* DE QUALQUER forma ainda acho que por estar em boa forma, Gilberto deveria ser o titular do time nesse momento. Pratto tem que entrar aos poucos até se entrosar de vez. Rogério Ceni cometeu um erro grave. Colocou Buffarini no lugar de Cícero. O argentino não entrou bem e enfraqueceu o time que acabou por ceder o empate no final.
* BOM lembrar que a defesa do São Paulo, ao contrário do ano passado, não está assim tão bem. Em quatro jogos já levou nove gols. Média de 2,25 por jogo. Muito alta para um time grande. Além do esquema tático que privilegia o ataque, há também as seguidas falhas dos zagueiros. Ceni precisa analisar o problema e tentar conserta-lo.
* TRICOLOR é disparado o time com maior número de torcedores em seus jogos em casa. Diante da Ponte, mais de 50 mil estiveram lá. Diante do Mirassol, quase 44 mil. Reflexo do trabalho de Rogério Ceni e das ultimas contratações feitas pela diretoria. São Paulo volta à campo nesta terça feira. Joga no Morumbi contra o São Bento.
* O CRONISTA esportivo, por mais tempo que tenha de janela, volta e meia comete um erro de avaliação. Foi o que ocorreu comigo depois da primeira rodada do Paulistão. O Audax deu uma goleada no São Paulo e cheguei a dizer que o time de Osasco certamente iria se classificar para a fase mais importante e até brigar pelo titulo máximo.
* NÃO FOI o que aconteceu. O Audax na verdade tem um time bem inferior ao do ano passado e por mais que que seu técnico se esmere na preparação da equipe, ela não consegue reproduzir no campo o desejado pelo treinador. Isso ficou claro no jogo de sábado à tarde, contra o Corinthians, no estádio do Audax, na cidade de Osasco.
* ESTIVESSE o Corinthians em boa fase técnica e tática e o Audax teria levado uma goleada. Seus jogadores erraram muito na troca de passes, deixaram a defesa aberta para os contra golpes corintianos e, não fosse a qualidade limitada dos jogadores do time da fiel, e certamente teria acontecido uma enorme goleada no jogo de sábado.
* NO FINAL, o Corinthians venceu por 1 a 0, gol de Kazim aos 29 minutos do primeiro tempo depois de uma falha da zaga do Audax e ficou nisso. O Corinthians não jogou nada, mas mereceu vencer o jogo. Nestas condições, reformulo minha opinião do inicio do campeonato e afirmo sem medo de errar que o Audax desse ano não emplaca.
* O CORINTHIANS também não encanta. É um time bem limitado e tem falhas gritantes na sua preparação. Suas vitórias são magras, quase só por 1 a 0, e suas exibições decepcionam o mais apaixonado torcedor. Esse time do Corinthians é só para disputar jogos. Ganhar títulos não está no seu projeto. Importante é pelo menos não cair.
* ENTRE os jogadores que estiveram em campo diante do Audax, citaria o goleiro Cássio, que fez ótimas defesas e deu segurança ao gol corintiano. Balbuena foi ótimo nas bolas aéreas. No meio campo, Rodriguinho foi o que mais apareceu. E no ataque, como tenho dito desde o inicio do ano, falta um artilheiro de verdade para fazer os gols.
* MAIS um adendo a essa análise sobre o time do Corinthians. Acho que Cássio voltou a melhor forma e merece ser titular. Fagner está na pior fase de sua carreira. Balbuena é bom. Rodriguinho tem suas qualidades e hoje é titular absoluto do time. No ataque esse Kazim vai dar o que falar. Romero e Marlone não me agradam.
* HOUVE até tentativa de invasão de vestiário sábado em Santos quando o Peixão perdeu para a Ferroviária por 1 a 0, dentro da Vila, com gol marcado de cabeça por Leandro Amaro, aos 28 minutos do segundo tempo. A torcida santista ficou muito irritada. E com razão, Exibição santista foi caótica. Até os veteranos, falharam.
PEIXE CAI DUAS VEZES NA VILA
* O RESULTADO foi justo para o time de Araraquara que vinha mal no campeonato. Seu time soube segurar o Santos e, quando teve a chance na cobrança de escanteio, fez o seu gol. O Santos não teve criatividade. Meio campo falhou. Ricardo Oliveira voltou sem ritmo. E Cléber Reis, zagueiro que estreou, foi expulso e prejudicou o time.
* FOI A segunda derrota santista seguida dentro da Vila. Foi isso que irritou o torcedor. Lucas Lima, que já foi o melhor do time, não jogou nada. Mereceu ser vaiado. Está em péssima fase e talvez isso explique a má fase do Santos. Dorival Junior chegou a ser chamado de burro. Uma injustiça. Ele tem feito o que pode para armar o time.
* INDEPENDENTE da derrota santista, no entanto, torcedor não deve ficar preocupado. O Santos certamente vai se classificar. Problema será enfrentar a fase decisiva quando a vitória será fundamental. No momento, o Santos não tem um time competitivo. Precisa melhorar muito se quiser ganhar mais um título paulista. Fase é ruim.
* OUTROS resultados da quarta rodada do Paulistão 2017. Novorizontino 1 x Ituano 0. São Bento 0 x Botafogo 0. Ponte Preta 0 x Red Bull 0. Santo André 0 x São Bernardo 1. Próximos jogos. Nesta terça, Red Bull x Novorizontino, Ituano x Santos, em Itu e São Paulo x São Bento, as 20h30 no Morumbi. Tricolor é favorito. Peixe vai sofrer.
MAIS JOGOS
* NA QUARTA feira jogam São Bernardo x Mirassol, Ferroviária x Santo André, Botafogo x Audax, Linense x Ponte Preta e Corinthians x Palmeiras, no Itaquerão. Neste clássico o Verdão entra em campo como favorito. Tem mais time e sempre cresce quando joga em Itaquera. Corinthians está numa fase muito ruim. É a zebra do jogo.
* NO GRUPO A o Corinthians é líder com 9 pontos. O Ituano é segundo com 7. O São Bernardo tem 6 e o Botafogo, 4. No grupo B o São Paulo é líder com 7 pontos. A Ferroviária tem 4. O Linense, 3. O Red Bull, 2. No Grupo C o líder é o Palmeiras com 6. O Novorizontino tem 6. O Santo André tem 5 e o São Bento tem apenas 1.
* NO GRUPO D a liderança está com o Mirassol que tem 10 pontos (é o time com maior número de pontos no campeonato). A Ponte Preta tem 7, o Santos tem 6 e o Audax, 4. Time de Osasco é uma grande decepção. Pelo andar do campeonato, os quatro grandes parecem ter vaga garantida na fase decisiva. Só o Peixe preocupa.
LIBERTADORES E COPA DO BRASIL
* DOIS JOGOS serão disputados no meio desta semana pela primeira fase da Copa Libertadores. O Atlético Paranaense enfrenta o Capiata, no Paraguai. Na ida o placar foi de 3 a 3 em Curitiba. Furacão pode cair fora neste jogo. O Botafogo carioca encara o Olímpia, um dos grandes do Paraguai. No jogo de ida, 1×0 para o Botafogo.
* PELA Copa do Brasil jogam nesta quarta, Portuguesa de Desportos x Boa Vista, RJ. Vitória x Bragantino. Internacional x Oeste. No próximo dia 1 de março, Ponte Preta x Cuiabá, SSTC x São Paulo, ABC x Audax e Brusque x Corinthians. Clubes do Estado de São Paulo tem condições de avançar na Copa. Em especial os grandes.
BALANÇO DO PAULISTÃO
* PAULISTÃO até agora não tem sido bom negócio para os clubes que o disputam. O prejuízo tem sido de 30 por cento. Ou seja, os clubes estão pagando para disputar o Estadual. A fórmula de disputa foi alterada mas ainda não agradou o torcedor. Corinthians, em especial, t em tido pouca torcida nos jogos disputados no Itaquerão.
* MELHOR ataque do Paulistão é o do São Paulo com 12 gols. Melhor defesa é a do Palmeiras que sofreu apenas um gol. Clube que mais conquistou pontos é o Mirassol com dez. O que menos faturou foi o São Bento. Apenas um. O Mirassol deve chegar à próxima fase do Paulista. Vai disputar, no mínimo, a fase quartas de final. Beleza.
POLÊMICA E O MELHOR
* VOLTO A falar da polêmica declaração de Renato Gaúcho que garantiu ter sido melhor do que Cristiano Ronaldo. Vi muitos jogos do Renato. Era muito bom jogador. E tenho acompanhado a carreira de Cristiano Ronaldo. É um fora de série. Renato jamais chegou perto do que Cristiano produz. O português é muitas vezes superior.
* MELHOR time do Rio hoje é o Flamengo. Tem tudo para ser o campeão estadual. Em São Paulo há oscilações nas campanhas dos quatro grandes. Nenhum ainda ganhou destaque. No sul o Grêmio está em situação mais confortável. O Inter caiu para a segunda do Brasileiro. Em Minas, considero o Cruzeiro mais equilibrado.





































































































































