Fase final da Copa CASA 'abrirá' Botafogo e Mirassol no Paulistão
Nesta sexta, jovens dos CASAs Araraquara e Irapuru II disputam vaga na preliminar entre Botafogo e Mirassol
Os jogos decisivos da XIII Copa CASA de Futebol, na etapa das quartas de final, começam nesta sexta-feira (03 de março), às 16h, na preliminar da partida oficial do Campeonato Paul
Ribeirão Preto, SP, 03 (AFI) – Os jogos decisivos da XIII Copa CASA de Futebol, na etapa das quartas de final, começam nesta sexta-feira (03 de março), às 16h, na preliminar da partida oficial do Campeonato Paulista, o Paulistão 2017, na série A1, entre as equipes do Botafogo de Ribeirão Preto e Mirassol.
No campo do Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, estarão os times formados por adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação nos CASAs Araraquara e Irapuru II, de Irapuru. Nesta fase estadual, os jogos do campeonato de futebol de campo da Fundação CSA acontecem em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).
A equipe vencedora segue para a semifinal do campeonato. Outros seis times disputarão as outras três vagas, nesta fase de “mata-mata”. São os CASAs Rio Tâmisa, do Complexo do Brás, em São Paulo; Guayi, de Guarulhos; Bragança Paulista; Ouro Preto, do Complexo da Vila Maria, da capital; Vila Leopoldina, de São Paulo; e Santo André I, de Santo André.
Para chegar às quartas de final, as equipes passaram por eliminatórias regionais, entre 11 divisões regionais da Fundação CASA. Depois, enfrentaram-se nas classificatórias estaduais, das quais saíram os oito times que disputam as quartas de final.
Em todo o Estado de São Paulo, cerca de 1.350 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 90 centros competem na Copa CASA.
“Os adolescentes se empenham muito na Copa CASA. Embora não formemos jogadores profissionais, alguns encaram como uma oportunidade para mostrar o que sabem e tentar se diferenciar”, explica o tricampeão mundial da Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, assistente de direção na Fundação.
Em 2017, o jovem Jadson da Silva, de 18 anos, que cumpriu medida socioeducativa na Instituição, foi contratado pelo Rio Ave Futebol Clube, uma equipe portuguesa, depois de participar da Copa São Paulo de Futebol Júnior defendendo o time do União Barbarense. Foi durante os jogos da edição 2016 da Copa CASA que Zé Maria e funcionários perceberam o talento do jogador e procuraram auxiliá-lo na profissionalização.
Sobre a Copa A Copa CASA de Futebol é um campeonato de futebol de campo organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (GEFESP) da CASA. Em sua 13ª edição, sempre foi realizado em parceria com a Federação Paulista de Futebol.
O objetivo é incentivar a prática esportiva e ressaltar conceitos como fair play (jogo justo), integração e trabalho em equipe, além de promover o futebol como ferramenta de inclusão social.
A competição reúne aproximadamente 1.350 adolescentes internados em 90 centros socioeducativos e divide-se em duas fases: uma regional e outra estadual. Na etapa local, que ocorre no mês de fevereiro, cada uma das 11 divisões regionais da Fundação CASA realiza seus jogos para selecionar o representante da fase estadual.
Após uma seletiva, oito das 11 equipes continuam no campeonato, seguindo para as quartas de final, semifinal e final. Nessa fase, as partidas acontecem durante os jogos do Campeonato Paulista, o Paulistão 2017. A FPF cede campo e profissionais de arbitragem para os jogos.





































































































































