Paulistão: Palmeiras inicia mata-mata em estádio especial para Eduardo Baptista

O Novorizontino foi o clube onde seu pai, Nelsinho Baptista, fez história e alavancou a carreira no futebol

O Novorizontino foi o clube onde seu pai, Nelsinho Baptista, fez história e alavancou a carreira no futebol

0002050234002 img

São Paulo, SP, 02 – Na semana em que completou 45 anos, o técnico do Palmeiras, Eduardo Baptista, terá um encontro com o passado. No primeiro mata-mata como treinador da equipe, o adversário deste domingo pelo Campeonato Paulista será o Novorizontino, clube onde o pai dele, Nelsinho Baptista, fez história e alavancou a carreira no futebol. O primeiro jogo das quartas de final do Estadual será às 19 horas, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

Em 1990, o Novorizontino chegou à decisão do Estadual contra o Bragantino, na única disputa de título entre dois clubes do interior. Eduardo Baptista estava com 18 anos, jogava nas categorias de base da Ponte Preta e viajou de Campinas (SP) até Novo Horizonte para prestigiar o trabalho do pai. “Eu me lembro de ter ido a alguns jogos da reta final daquele Paulista. Agora é um novo clube, com uma nova gestão. Será um adversário difícil para nós”, afirmou.

O trabalho no vice-campeonato pelo Novorizontino deu ao pai dele projeção nacional. Logo após o Estadual, foi contratado pelo Corinthians, enquanto que Eduardo Baptista, anos depois, desistiu de jogar como zagueiro para investir na faculdade de educação física e, posteriormente, na carreira de treinador.

Palmeiras inicia mata-mata em estádio especial para Eduardo Baptista

Palmeiras inicia mata-mata em estádio especial para Eduardo Baptista

A temporada de 2017 reservou a Eduardo Baptista o desafio de dirigir o atual campeão brasileiro e viver cercado tanto por expectativas como pela pressão por títulos. E logo na estreia em confrontos eliminatórios no comando do Palmeiras o desafio é evitar o favoritismo de quem teve na primeira fase a melhor campanha, o ataque mais positivo e a defesa menos vazada. “A equipe evoluiu, está mais madura. A partir de agora não podemos errar mais”, disse.

Eduardo Baptista promoveu rodízios no time titular nas últimas rodadas, mas não contava com a fratura no nariz do meia Guerra, ocorrida durante a passagem dele pela seleção venezuelana. O problema se soma às suspensões do zagueiro Vitor Hugo e do lateral-esquerdo Zé Roberto, que receberam cartões na última rodada.

A escalação será parecida à usada nos jogos da Copa Libertadores, com Michel Bastos e Dudu possivelmente posicionados nas pontas. A principal dúvida é quem será o armador. No ataque, o colombiano Miguel Borja está de volta e vai para o jogo. Temeroso com a zebra, o Palmeiras tem como fator tranquilizante o regulamento. Ao contrário dos anos anteriores, desta vez as quartas de final serão decididas em dois confrontos.

NOVORIZONTINO
Classificado para as quartas de final pela primeira vez na história e com a vaga no Campeonato Brasileiro da Série D garantida, o Novorizontino não teve um bom retrospecto diante dos “grandes” na primeira fase. Perdeu para o Santos por 3 a 1, empatou com o São Paulo por 2 a 2 e perdeu do Corinthians por 1 a 0, mas tenta reverter essa situação no duelo deste domingo frente ao Palmeiras.

O que pesa a favor do Novorizontino é que não sofreu uma derrota sequer dentro de seus domínios. A equipe do interior conquistou 12 dos 15 pontos dentro de casa, sendo três vitórias e três empates. Ou seja, a sua grande força é mesmo atuar diante de sua torcida. O técnico Silas Pereira sabe que para sonhar com algo mais na competição é preciso tirar vantagem deste primeiro jogo. “Temos que vencer pra depois planejar o jogo de volta”, disse, de forma bastante tranquila.

Silas vai colocar em campo uma equipe totalmente diferente daquela que perdeu para o Santos, na Vila Belmiro, na quarta-feira passada. Apenas o goleiro Michael deve seguir entre os titulares. A principal dúvida, porém, é no sistema defensivo. Jeci está totalmente recuperado de lesão e pode ganhar uma chance entre os titulares. A briga pela vaga é com Diego Sacoman. Por outro lado, Banguelê volta após cumprir suspensão, mas deve ficar apenas como opção no banco de reservas.

Nas demais posições, o treinador deve colocar todos os jogadores que poupou na última rodada. Eder, Doriva e Fernando Gabriel formam o meio de campo, com Cléo Silva, Everaldo e Roberto mais à frente.