Só duas vitórias para os quatro grandes nas quartas de final do Paulistão

Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais

Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais

0002050234283 img

A fase dos mata-matas do Campeonato Paulista de 2017 começou com tudo no último final de semana. No sábado o Santos perdeu para a Ponte Preta, em Campinas, por 1 a 0. O Corinthians só empatou em jogo ruim na cidade de Ribeirão Preto com o Botafogo local (0 a 0).

No domingo, o São Paulo não jogou bem mas conseguiu vencer o Linense, dentro do Morumbi, por 2 a 0. Já o Palmeiras, provou ter mesmo um grande elenco, ao virar sobre o Novorizontino por 3 a 1 com toda justiça.

Ponte Preta venceu o Santos e leva vantagem para o Pacaembu. foto: Fábio Leoni

Ponte Preta venceu o Santos e leva vantagem para o Pacaembu. foto: Fábio Leoni

Com os resultados que conseguiram, Palmeiras e São Paulo praticamente sinalizaram que estarão nas semifinais. Já o Corinthians, ainda vai precisar vencer o Botafogo e jogar um futebol superior aquele que exibiu em Ribeirão Preto no sábado. Um futebol ruim, de pouca qualidade e falta total de inspiração.

O Santos, vai precisar superar a Ponte no Pacaembu no próximo fim de semana ou estará fora da próxima fase. O empate favorece a Macaca que mostrou ter qualidade até para vencer o Peixe mais uma vez. O fato do jogo não ser na Vila onde o Santos é sempre mais forte, poderá ajudar a Macaca.

Os quatro clubes que se classificarem nesta fase, vão disputar as semifinais. Serão dois jogos para cada um. Quem tiver melhor campanha terá a vantagem de mandar o segundo jogo em casa. Pelo que os clubes mostraram até agora, o Palmeiras aparece como maior favorito ao título. Mas há possibilidade de uma surpresa. Todo cuidado será pouco!!!

C * U * R * T * A * S

* NO SÁBADO o Santos perdeu para a Ponte Preta no Moisés Lucarelli, em Campinas. Placar final, Ponte 1 x Santos 0, gol de Potker, para a Macaca. Placar justo, já que o Peixe não jogou o que podia e teve seus principais jogadores anulados pelos atletas da Ponte. Com o resultado a Macaca pode empatar na capital que a vaga será sua.

Clayson, à direita, voltou a ser destaque da Ponte Preta

Clayson, à direita, voltou a ser destaque da Ponte Preta

* O JOGO não foi tecnicamente bem jogado. Houve mais marcação, mais aplicação, do que técnica. A Ponte marcou muito bem e impediu o Santos de se articular. Lucas Lima, por exemplo, não fez nenhuma grande jogada. Também Renato e Ricardo Oliveira não produziram o que sabe. Por isso o Santos perdeu o jogo e três pontos.

* ALÉM de Potker que fez o gol da Ponte, Clayson e Aranha também se destacaram. O goleiro fez algumas defesas de qualidade. Em compensação o zagueiro David Brás foi um dos piores em campo. Ele foi culpado direto pelo gol da Macaca. Fernando Bob, volante da Ponte, levou mais um cartão e está fora do jogo de sexta em SP.

* O CORINTHIANS também foi mal em Ribeirão Preto. Seu time não jogou nada. Foi uma vergonha o futebol exibido pelo alvinegro paulista. Sorte do Corinthians que o Botafogo também não teve iniciativa e pareceu mais preocupado em não tomar do que em fazer gols. Por isso o resultado de zero a zero no final foi bastante justo.

Botafogo e Corinthians: jogo truncado no Santa Cruz

Botafogo e Corinthians: jogo truncado no Santa Cruz

* CÁSSIO e Neneca, os dois goleiros, quase não trabalharam. Por aí se vê como os ataque dos dois times produziram mal. No Corinthians Jadson foi discreto e Romero teve momentos catastróficos. O novato Clayton nada mostrou de importante. Segundo jogo entre Corinthians e Botafogo será domingo que vem no estádio de Itaquera.

* O PALMEIRAS fez bem sua lição em Novo Horizonte, domingo à noite. Começou levando um susto com o gol do Novorizontino, mas reagiu no segundo tempo e deu a virada. Vitória palmeirense por 3 a 1 com toda justiça. Gols marcados por Roberto para o time da casa, Dudu, Borja e Roger Guedes para o time de Eduardo Baptista.

* IMPORTANTE destacar que o Novorizontino não perdia em sua casa e o Palmeiras soube como supera-lo apesar das dificuldades normais. A verdade é que mesmo sem jogar um grande futebol, o time da capital paulista está sobrando em campo. Seu elenco é muito qualificado. Daí sua virada e sua merecida vitória.

* ENTRE os destaques do Palmeiras destacamos o goleiro Prass, que fez algumas grandes defesas. O zagueiro Mina, que é um dos melhores zagueiros que atuam no futebol brasileiro. O atacante Dudu, que tanto trabalha como meia armador como sabe jogar no ataque. Felipe Melo só peca na indisciplina. Levou mais um cartão amarelo.

São Paulo largou na frente diante do Linense

São Paulo largou na frente diante do Linense

* O SÃO PAULO venceu o Linense mesmo sem jogar um futebol agradável. No final, os 2 a 0 lhe fizeram justiça, mas sua torcida não gostou do que viu. O domínio territorial foi completo, mas na hora de finalizar as falhas foram gritantes. Tanto que o primeiro gol sãopaulino foi contra marcado pelo zagueiro Diego Felipe.

* ATÉ PRATTO errou demais. Teve ótimas chances mas só aproveitou uma há na prorrogação. Os demais atacantes fizeram boas jogadas mas erraram demais na hora de finalizar. O Linense jogou todo retraído e pouco criou no ataque. Mereceu perder o jogo por 2 a 0. Um ponto positivo do São Paulo. A defesa, desta vez, jogou muito bem.

* COM O resultado o Tricolor paulista está praticamente classificado. O Linense não tem time para vence-lo por mais de dois gols. O normal é que na segunda partida, mesmo que não atue com todos os seus titulares, o São Paulo vença mais uma e garanta sua vaga na fase decisiva do campeonato. Linense é fraco e já fez muito.

William Pottker é o artilheiro do Paulistão com 8 gols

William Pottker é o artilheiro do Paulistão com 8 gols

* PRÓXIMA rodada do Paulistão. Sexta feira, Palmeiras x Novorizontino. Sábado, São Paulo x Linense. Domingo, Corinthians x Botafogo. Segunda feira, Santos x Ponte Preta, no Pacaembu. Em tese, único jogo complicado será entre Santos e Ponte. A Macaca pode se classificar. Os outros três grandes também devem chegar lá.

* NO ÚLTIMO meio de semana não fiz a coluna. Foi quando aconteceu a última rodada da primeira fase do Paulistão. Na oportunidade Audax e São Bernardo foram rebaixados. Foram mesmo os piores times do campeonato. O Audax, gerenciado pelo falastrão Vampeta, foi disparado o pior time da fase. Vampeta caiu pela 5ª vez.

* NESTE meio de semana serão disputados vários jogos pela Copa Sul Americana. Na terça feira, Cruzeiro x Nacional, em BH. Na quarta, o Corinthiians x Universidad, Ponte Preta x Gimnasia y Esgrima e Fluminense x Liverpool. Quinta feira, Sport x Danúbio e Defensa y Justiça x São Paulo (jogo será em território argentino).

Neymar acertou posicionamento com Tite

Neymar acertou posicionamento com Tite

* EM TESE clubes brasileiros são favoritos nestes jogos. Mesmo aqueles que vão jogar fora de casa. Essa fase ainda conta com equipes de segundo escalão e, se os time brasileiros produzirem o que podem, certamente ganharão os três pontos. Uma derrota, no entanto, não vai pesar. Afinal essa é a primeira rodada desta fase da Copa.

* ELIMINATÓRIAS Sul Americanas da Copa do Mundo tiveram mais uma rodada no meio da semana passada. O Brasil venceu bem o Paraguai, em Itaquera. Mais uma bela exibição do time de Tite que, além de classificado, deve ser o campeão desta disputa. O Brasil vai para a Rússia como um dos times favoritos ao título máximo.

* EM COMPENSAÇÃO a Argentina, que à principio tinha vaga certa na Copa do próximo ano, começa a tropeçar. Messi foi suspenso por quatro jogos e sem ele o time argentino não joga nem metade do que pode. Se prevalecer essa ideia, a Argentina pode não se classificar e Messi estaria fora de sua última Copa do Mundo. Uma pena.

ACEISP FORTE NA ABRACE

Sérgio Carvalho e Kleiber Beltrão juntos na ABRACE

Sérgio Carvalho e Kleiber Beltrão juntos na ABRACE

* NO MEIO da última semana estive em Fortaleza como representante da ACEISP – Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo. Era um Congresso de eleição para escolher o novo presidente da entidade. Ganhou o representante da Associação do Distrito Federal, Kleiber Beltrão. O outro candidato desistiu de concorrer.

* KLEIBER é um homem extremamente preparado que certamente irá valorizar o cargo. Seu mandato terá quatro anos. Eu fui eleito primeiro vice presidente, como representante da ACEISP. Fiquei muito feliz por isso. Volto à ABRACE como dirigente depois de vinte e sete anos. Prova de que consegui manter meu prestígio.

* PARA a ACEISP foi uma enorme vitória. Fundada em janeiro de 2016 conseguiu em um ano e três meses de existência três vagas na nova diretoria da ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos. Eu como primeiro vice, o Jaércio Barbosa como integrante do Conselho Fiscal e o Artur Eugênio do Futebol Interior como delegado. Mostramos força.