Zé Roberto vai mesmo deixar saudade quando parar em dezembro
Lateral tem 42 anos e disse que chegou a hora de pendurar as chuteiras de uma carreira vitoriosa
Em tese, essa disputa é a mais equilibrada entre as quatro que foram definidas antes do inicio das quartas de final
ZÉ ROBERTO, lateral do Palmeiras, abriu o jogo. Disse que encerrará sua carreira no final deste ano e não pretende voltar atrás. Uma pena. É um grande jogador e um atleta que só valorizou o futebol. Ainda joga muito mas a idade começa a pesar em suas atuações. Daí a decisão de deixar o Verdão em dezembro de 2017. Fará falta.
C * U * R * T * A * S
* O PALMEIRAS fez muito bem sua parte no segundo jogo contra o Novorizontino. Venceu com competência e chegou as semifinais com a melhor campanha do campeonato entre todos os times que o disputam. Nas duas partidas, uma fora e uma em casa, o Verdão foi muito melhor. Houve extrema justiça na sua classificação.
* ALIAS, pelo retrospecto, o Palmeiras é disparado o melhor time do Paulistão e o grande favorito ao título máximo da competição. O time de Eduardo Baptista está voando. Só perderá esse caneco se houver um acidente grave de percurso. Se prevalecer qualidade e merecimento, no entanto, quem coloca a faixa é o time de verde.
* O SÃO PAULO também evoluiu muito do primeiro ao último jogo que disputou no Paulistão deste ano. Começou muito bem no ataque mas péssimo na defesa. Depois deixou de marcar muitos gols e passou a sofrer melhor. Até que, finalmente, fez muitos gols e não sofreu nenhum. O Tricolor parece pronto para decidir o título.
* BOM lembrar que entre seus jogadores mais destacados estão os zagueiros Maicon e Rodrigo Caio, o atacante Gilberto (artilheiro máximo do campeonato até agora) e o excelente atacante Lucas Araujo. O goleiro Renê também se firmou como o mais regular do elenco e merece a condição de titular. E Rogério Ceni vinga como treinador.
* O ADVERSÁRIO do Tricolor nos dois últimos jogos foi o Linense. Um time que fez campanha apenas regular na fase de classificação mas que decepcionou totalmente nos jogos da fase quartas de final. A venda do mando de campo prejudicou muito o time de Lins, que talvez só tenha motivos para comemorar porque ganhou dinheiro.
* O CORINTHIANS jogou na tarde de domingo no Itaquerão. No jogo de ida só empatou sem gols com o Botafogo, de Ribeirão. No jogo de domingo o time da fiel jogou mal, teve pouca eficiência ofensiva e encerrou a partida com vitória magra de 1 a 0, resultado que mais repetiu durante a fase de classificação. O Timão joga como Timinho.
* LÓGICO que as criticas só valem para o Corinthians quando feitas por analistas esportivos. Porque para a fiel, importante é que o time venceu e garantiu vaga na próxima fase do Paulistão. Chega sem jogar um futebol convincente, mas com uma campanha matematicamente bem construída. Em tese, não boto fé numa conquista alvinegra.
* NO JOGO que será disputada na noite de hoje no Pacaembu, acho que o Santos tem condições de superar a vantagem da Ponte e garantir sua vaga nas semifinais. Mas a Macaca também tem time para ganhar mais um jogo, ou pelo menos empatar e chegar a fase mais importante do campeonato. É jogo igual. Bastante equilibrado.
* AS SEMIFINAIS serão disputadas no próximo final de semana. Provavelmente com um jogo no sábado e outro no domingo. No final de semana seguinte serão disputados os jogos de volta. Os dois melhores disputarão o título paulista da temporada. O favorito, como disse, é o Palmeiras. Mas os outros também tem chances para chegar.
* ATENÇÃO fãs de futebol. No meio desta semana serão disputados jogos pela quarta fase da Copa do Brasil. No dia 12, quarta-feira, jogarão Corinthians x Internacional, Sport Recife x Joinville. No dia 13, quinta, vão jogar São Paulo x Cruzeiro, Vitória x Asa e Fluminense x Goiás. Jogo do Tricolor paulista será no estádio do Morumbi.
* NA EUROPA a Copa dos Campeões terá sequência. Dia 11, terça, jogam Juventus x Barcelona e Borussia x Monaco. No dia 12, quarta, o Atlético de Madrid enfrenta o Leicester (campeão inglês do ano passado) e o Bayern de Munique vai enfrentar o Real de Madrid. Grandes jogos e fase decisiva da maior Copa de Clubes do Mundo.
* BOTAFOGO e Vasco da Gama classificaram-se para disputar o título da Taça Rio. Os dois times, que não pareciam em condições de garantir vaga nesta fase importante do torneio, conseguiram seus resultados jogando um futebol de boa qualidade e agora sonham em ficar com o título da Taça. O Botafogo me parece mais preparado.
* TÉCNICO Bauza, que já foi do São Paulo e nos últimos meses dirigiu a Seleção da Argentina, será demitido do cargo nesta segunda feira. A AFA não quer mais saber dele e já está em fase final de contratação de um novo treinador. Dizem que será Sampaoli. Acho que a troca vai fazer muito bem ao time argentino. Bauza é muito fraco.
* AUTORIDADES paulistas gostaram dos resultados da fórmula de Torcida Única nos clássicos do futebol paulista e prometem manter o sistema mesmo na fase decisiva do Paulistão. Particularmente sou contra esse tipo de atitude da Secretaria da Segurança de São Paulo. Mas como é ela quem dá as cartas, devemos concordar.
Palmeiras, São Paulo e Corinthians já chegaram lá. Agora só falta definir qual será o quarto classificado para as semifinais do Paulistão 2017. Se a Ponte, que no jogo de ida venceu por 1 a 0 em Campinas, ou se o Santos, que perdeu o jogo de ida e agora tenta dar a volta por cima na noite de hoje no Pacaembu, a partir das 20 horas.
Em tese, essa disputa é a mais equilibrada entre as quatro que foram definidas antes do inicio das quartas de final. Era de se esperar que em dois jogos o Palmeiras superaria o Novorizontino, sem problemas; que o São Paulo, com dois jogos em casa estaria praticamente dentro das semifinais do campeonato e que o Corinthians, mesmo com economia de gols, chegaria entre os quatro semifinalistas do torneio.
Mas antecipar se será a Ponte ou o Santos quem completará o quarteto mais competente do campeonato é muito difícil. Primeiro porque se o Santos tem mais currículo em sua história, a Macaca fez a quarta melhor campanha do Paulistão 2017 e ainda venceu o jogo de ida disputado em Campinas.
Assim, mesmo num Pacaembu que em tese deve contar com maioria de torcedores do Santos, a Ponte surge com força para confirmar o resultado da partida inicial e por consequência sua vaga nas semifinais do melhor estadual do País.
A definição do quarto classificado também definirá quais serão os adversários das semifinais. À principio, na próxima fase do campeonato o São Paulo deve fazer dois jogos contra o Corinthians enquanto o Palmeiras lutará contra Santos ou Ponte.
Mas dependendo do resultado final do jogo desta noite, os adversários das semifinais poderão mudar de nome. Particularmente, no entanto, aposto que Corinthians e São Paulo vão se enfrentar nas semifinais. O resto só será possível definir depois do jogo desta noite no Pacaembu. Vamos ver no que vai dar.





































































































































