Ponte Preta x Palmeiras - Casa cheia para ver a Macaca na semifinal
Com 19 mil ingressos a disposição, mais de 13 mil já foram comercializados até esta sexta-feira
Com promessa de casa cheia, a Ponte Preta receberá neste domingo o Palmeiras no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista
Campinas, SP, 14 (AFI) – Com promessa de casa cheia, a Ponte Preta receberá neste domingo o Palmeiras no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista. O jogo está marcado para as 16 horas no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, onde a Macaca tem apenas uma derrota na temporada. Com 19 mil ingressos a disposição, mais de 13 mil já foram comercializados até esta sexta-feira, com a certeza de um novo recorde de público – até então 11.545 torcedores viram a vitória em cima do Santos nas quartas de final.
No retrospecto, o time de Campinas não perde para o adversário desde 2015. Nesta década, de 2011 até 2017, a Macaca tem mais vitórias no confronto direto. São 13 jogos, com seis vitórias da Ponte Preta, cinco do Palmeiras e ainda dois empates – são 17 gols marcados pelo alviverde e 15 do alvinegro. A última vez que o time da capital comemorou o triunfo no confronto direto foi no dia 5 de julho de 2015, quando Dudu marcou duas vezes na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro.
De lá pra cá, a Ponte venceu por 1 a 0 na 30ª rodada do nacional, depois em 2016 bateu o Palmeiras por 2 a 1 no Moisés Lucarelli e empatou por 2 a 2 mais tarde no Allianz Parque – os times caíram no mesmo grupo do Campeonato Paulista e por isso não se enfrentaram. Já em 2017, teve um amistoso na pré-temporada que terminou 1 a 1, mesmo com a Macaca jogando com um a menos. Por fim, na 12ª e última rodada da primeira fase do estadual, o time de Campinas venceu por 1 a 0 dentro de casa.
SERÁ QUE VOLTA?
Com uma semana completa de preparação, Gilson abriu o treinamento da última quinta-feira e deu alguns indícios do time que deve mandar a campo. A principal surpresa é justamente Renato Cajá. O jogador está liberado pelo Departamento Médico, ficou no gramado com o restante dos jogadores, mas não trabalhou com bola. Ele tinha sentido um edema na coxa esquerda no último treino antes de enfrentar o Santos e ficou fora até do banco de reservas.

Sem poder contar com Xuxa, que chegou recentemente do Mirassol e não pode ser inscrito no estadual, a Ponte deposita todas as suas fichas em Renato Cajá. Como Kleina ainda tem dois treinos, é muito provável que ele teste o meia ao lado de Elton e Fernando Bob, que retorna de suspensão. Com isso, Jadson deve perder seu posto no time titular. Ravanelli, que também pode atuar na posição, deve ser apenas opção no banco.
Já Nino Paraíba segue sob os cuidados médicos e está praticamente descartado para enfrentar o Palmeiras. Contra o Santos ele vinha como melhor jogador em campo, mas sentiu um edema na coxa esquerda ainda no primeiro tempo. Sem muitas opções para a posição, Gilson Kleina deve manter Jeferson improvisado, mesmo com Emerson ainda brigando pela vaga.
MESMA COISA
Embora não tenha vencido as últimas edições do Campeonato Paulista, o Palmeiras é o atual campeão brasileiro e venceu a Copa do Brasil em 2012 e 2015. E, com um forte elenco, avançou às semifinais como principal favorito ao título. Ao abordar as semifinais que começam no domingo, o treinador fez comparações entre o próximo rival no Campeonato Paulista e o Penãrol, adversário de quarta-feira pela Libertadores e que foi vencido pelo Palmeiras com um gol aos 54 minutos do segundo tempo do jogo que terminou em 3 a 2.
“A Ponte vai buscar o título que ainda não tem, com sangue no olho, e o Palmeiras vai entrar do mesmo jeito. Oito anos sem ganharmos o Paulista não é bom. O Palmeiras tem a mesma responsabilidade da Ponte Preta, sempre colocando a organização junto”, disse o treinador em entrevista coletiva na última manhã na Academia de Futebol.
Durante o treino desta sexta-feira, Mina, Guerra e Dudu, os atletas que apresentaram mais desgastante após o jogo da Libertadores, fizeram exercícios de fortalecimento muscular na parte interna da Academia de Futebol. Além de Róger Guedes, Jean também treinou normalmente e está recuperado de lesão. Os jogadores foram liberados para o almoço com as famílias nesta sexta-feira. A concentração começará às 18h do sábado.





































































































































