Corinthians e Ponte Preta estão com um pé nas finais do Paulistão
O Corinthians passou tranquilo pelo São Paulo, por 2 a 0. A Ponte Preta, em Campinas, marcou 3 a 0 em cima do Palmeiras
O Corinthians passou tranquilo pelo São Paulo, dentro do Morumbi, por 2 a 0. A Ponte Preta, em Campinas, marcou 3 a 0 em cima do Palmeiras
O Corinthians passou tranquilo pelo São Paulo, dentro do Morumbi, por 2 a 0. A Ponte Preta, em Campinas, marcou 3 a 0 em cima do Palmeiras. Com esses resultados, tanto um como o outro estão praticamente classificados para as finais do Paulistão 2017.
Neste caso, teríamos uma repetição daquela grande final de 1977 quando o Corinthians quebrou um tabu de mais de 20 anos sem títulos em cima da Macaca.
No jogo do Morumbi, o São Paulo procurou mandar no jogo, teve maior domínio de bola mas criou pouquíssimas oportunidades de gol. O Corinthians preferiu ficar na defesa e usar os contra ataques para fazer seus gols.
Fez dois e praticamente garantiu sua vaga nas finais, já que, jogando como está o São Paulo não tem nenhuma chance de dar a volta por cima no jogo do Itaquerão e garantir a sonhada vaga nas finais do campeonato.
A Ponte conseguiu bela vantagem sobre o Palmeiras que não jogou nada. Alguns jogadores do Verdão jogaram um futebol medíocre. Mas todos sabemos que na Arena o Verdão é quase imbatível.
Por isso, a Ponte que se cuide ou pode perder a chance de classificação para as finais num jogo em que entra em campo com ligeiro favoritismo. Particularmente dou meu palpite. Fujo da lógica e das frases feitas, mas em minha opinião Corinthians e Ponte Preta vão decidir o título paulista da temporada.
Não boto fé numa reação vigorosa do Palmeiras e não acredito no São Paulo de Rogério Ceni.
C * U * R * T * A * S
* MUITA GENTE no Morumbi na noite de domingo. Boa parte, torcedores do São Paulo. Só que o Tricolor não justificou tanto apoio. Não jogou bem, teve falhas no setor defensivo e no ataque. Cássio quase não foi molestado. Já o goleiro do São Paulo teve bons momentos ao impedir o adversário de marcar em seus contra ataques.
* ENTRE OS atletas que defenderam o São Paulo destaque maior para Jocilei. Ele foi o melhor em campo. Thiago Silva também jogou bem. Cueva sentiu a falta de ritmo. Luiz Araújo jogou pouco. Os laterais do São Paulo até marcaram bem mas apoiaram com pouca desenvoltura. Pratto foi um arremedo de centroavante. Péssimo.
* NO SEGUNDO tempo Gilberto entrou no ataque. E foi dele um dos poucos chutes que levaram perigo ao gol do Corinthians. No mais, o ataque tricolor foi totalmente anulado pela defesa corintiana. Jô fez o primeiro do Timão. Rodriguinho, de fora da área, fez o segundo. A partir daí o Corinthians administrou o resultado até o final.
* A VERDADE é que o São Paulo em três dias foi desclassificado de dois torneios. Está fora da Copa do Brasil porque não está jogando o necessário para ganhar do Cruzeiro em BH e fora das finais do Paulistão, porque não tem qualidade para fazer três gols no Corinthians dentro do Itaquerão. Maior culpa de tudo é de Rogério Ceni.
* DIGO isso porque no começo do seu trabalho Ceni priorizou o ataque. Seu time fazia muitos gols e tomava muitos outros. Depois o ataque parou de marcar mas a defesa continuou a levar gols. Só nos dois últimos jogos o São Paulo sofreu quatro gols em casa e não conseguiu fazer nenhum. Falta total de competência do treinador.
* MUITA gente pode achar que estou exagerando. Que Ceni não tem assim tanta culpa. Tem sim. Ele assumiu o cargo em janeiro. Até hoje, já na segunda quinzena de abril, Ceni não conseguiu montar um time confiável. Seu time atual não tem defesa nem ataque. É um time irregular que só toca a bola mas não tem objetividade.
* HÁ QUEM diga que o elenco é fraco. Fraco??? Maicon e Rodrigo Caio são fracos? Jucilei é medíocre? Thiago Mendes é ruim? Cueva é peladeiro? Pratto é tão fraco assim? Não, não acho. Acho que o elenco é aceitável. Falta um bom treinador para aproveitar os jogadores e montar um bom time. Ceni não sabe como fazer isso.
* O PALMEIRAS entrou em campo no domingo à tarde contra a Ponte Preta, em Campinas, como se pudesse decidir o jogo a qualquer momento. Como se fosse tão melhor do que o adversário que mesmo se levasse um gol, conseguiria igualar e passar à frente nos minutos seguintes. Um menosprezo que foi mortal para o Verdão.
* PARA que vocês tenham uma ideia, em pouco mais de sete minutos a Macaca já estava com 2 a 0 no placar e com domínio absoluto do jogo. Tanto que chegou ao terceiro gol ainda no primeiro tempo e não deu mais nenhuma chance de reação do adversário. Com 3 a 0 no jogo, a Macaca ficou com um pé nas finais do Paulistão.
* A VERDADE é que o chamado “melhor time do campeonato” não justificou sua fama. Não jogou nada. Levou um passeio de bola, em especial, na primeira fase do jogo. A Ponte foi absoluta e mostrou que é um time bem armado que tem sim muitas possibilidades de chegar as finais do campeonato e até de ganhar o título paulista de 2017.
* LEMBRAMOS que a Ponte tem a quarta melhor campanha do campeonato. Não perdeu para nenhum dos grandes, exceto para o São Paulo. Está invicta diante do Palmeiras. Já o Palmeiras tem até um bom elenco, mas não tão forte como muitos imaginavam. Tem falhas e foram graças a elas que a Ponte Preta ganhou esse jogo.
* AGORA a Ponte pode perder até de 2 a 0 o segundo jogo, sábado que vem, na Allianz Arena. E se fizer um gol, dificilmente deixará a vaga escapar. Provou que não é muito inferior ao Palmeiras como se dizia. É um bom time. Com elenco inferior, mas com futebol suficiente para se impor. Os 3 a 0 foram justíssimos para a Macaca.
* GOLS foram marcados por Potker aos 44 segundos de jogo, Lucca, aos 7 minutos e 40 e Jeferson as 32 minutos, tudo do primeiro tempo. No segundo a Macaca só administrou o resultado e o Palmeiras pareceu acomodado no resultado que lhe era desfavorável. Faltou velocidade, garra, determinação ao time de Eduardo Baptista.
* MELHORES da Ponte. Aranha, Yago, Fernando Bob, Potker e Lucca. No Palmeiras foram bem o goleiro Prass e o volante Felipe Melo. Zé Roberto, Mina, Tchê Tchê e Borja não jogaram nada. Nem mereciam entrar em campo. No segundo jogo, o Palmeiras pode até reverter a desvantagem. Mas a Ponte está com a vaga nas mãos.
* A PRÓXIMA rodada das semifinais do Paulistão será disputada no próximo final de semana. No sábado, à partir das 19 horas, Palmeiras e Ponte Preta jogam na Allianz Arena. No domingo, as 16 horas, Corinthians x São Paulo, no Itaquerão. Os dois classificados vão disputar as finais do campeonato a partir do fim de semana seguinte.
COPA DO BRASIL
* A COPA DO Brasil tem sequência no meio desta semana. Na quarta-feira, o Corinthians recebe o Inter, de Porto Alegre, no Itaquerão. No jogo de ida o Timão conseguiu empatar em 1 a 1. Nesta quarta, basta um empate sem gols para garantir o Corinthians na próxima fase do torneio. Em minha opinião, o Corinthians é o favorito.
* EM MINAS Gerais, o Cruzeiro vai receber o São Paulo. No primeiro jogo disputado no Morumbi, o time mineiro venceu por 2 a 0. Neste jogo pode até perder pela contagem mínima que a vaga será sua. O São Paulo precisa vencer por diferença de três gols, o que, em minha opinião, não tem time para conseguir. Cruzeiro classifica.
COPA LIBERTADORES
* PELA Copa Libertadores de América o Botafogo carioca visita o Barcelona, do Equador. Jogo equilibrado, difícil. O Bota tem chance até de vencer porque está jogando bem. O Santos enfrenta o Santa Fé, fora da Vila, o que dá um certo equilíbrio ao jogo. Acredito que o Peixão vai conseguir ao menos um empate. Mas pode vencer.
* O ATLÉTICO Paranaense encara o Flamengo em Curitiba. No primeiro jogo, no Rio, deu Mengão. Mas desta vez, há boa possibilidade de uma vitória do Furacão. É jogo bastante equilibrado. Todo cuidado será pouco. O Atlético Mineiro visita o Libertad. Pode vencer porque tem mais time. Mas não será fácil. Afinal o jogo é fora de casa.
* NA TERÇA FEIRA a Chapecoense que faz boa campanha na Libertadores enfrenta o Nacional, da Colômbia. Aposto numa vitória da Chape que tem feito prevalecer o fator campo. Na quinta o Grêmio enfrenta o Guarani, no Paraguai. Jogo complicado porque em casa o Guarani cresce muito de produção. Mas dá para o Grêmio surpreender.
PELO MUNDO
* ASSISTI o jogo entre Manchester United e Chelsea, pelo Campeonato inglês. Manchester fez 2 a 0 com qualidade. Foi mais time e mereceu vencer. O Chelsea, ainda assim, continua líder com 75 pontos ganhos. Tem tudo para ser campeão. O Manchester busca ainda uma vaga na Copa dos Campeões de 2018. Pode conseguir.
* NO CAMPEONATO Espanhol o Real Madrid ganhou fora. Bateu no Gijon por 3 a 2. O Barcelona fez 3 a 2 no Real Sociedad, em Barcelona. O Real é o líder do campeonato com três pontos à frente do velho rival. Vantagem do Real é ainda maior porque tem um jogo a menos que o Barça. Chance de ser campeão é grande.
* A LIGA dos Campeões da Europa terá sequência neste meio de semana. Na terça, Leicester x Atlético Madri e Real Madrid x Bayern de Munique. Na quarta, Barcelona x Juventus, em Barcelona e Monaco x Borussia. O Barça perdeu por 3 a 0 em Turim. Dificilmente consegue virar esse placar, A Juventus deve conseguir sua vaga.
* O ATLETICO, mesmo fora, também tem tudo para superar o Leicester. O mesmo pode-se dizer do Real que é mais time e em seu estádio tem tudo para derrubar o Bayern e garantir seu lugar na próxima fase do torneio. O Monaco é mais time do que o Borussia. Em casa, pode ganhar até com certa facilidade. É uma grande força.





































































































































