Ponte Preta e Corinthians vão fazer uma grande final do Paulistão
Como previmos desde os primeiros jogos da fase semifinal do Paulistão, Ponte Preta e Corinthians se classificaram e vão à final
Como previmos desde os primeiros jogos da fase semifinal do Paulistão, Ponte Preta e Corinthians se classificaram e vão à final
Como previmos desde os primeiros jogos da fase semifinal do Paulistão, Ponte Preta e Corinthians se classificaram e vão decidir o título nos dois próximos domingos (dias 30 de abril e 7 de maio). O primeiro jogo será em Campinas (confirmado pela FPF).
Em tese, por decidir em casa, o time da Fiel leva alguma vantagem. Vantagem que poderá ser diluída se a Ponte ganhar domingo que vem no estádio Moisés Lucarelli. Bom lembrar que a Macaca ao enfrentar os grandes clubes só perdeu para o São Paulo na fase preliminar do Estadual.
E agora entra muito forte nesta disputa que faz lembrar aquela decisão histórica de 1977 no Morumbi quando o Corinthians venceu a Ponte e quebrou um longo tabu de 23 anos sem títulos.

Dessa vez, no entanto, a decisão nada terá a ver com aquela de quarenta anos atrás. O Corinthians tem um time tecnicamente limitado mas muito bem entrosado, enquanto a Ponte entrará em campo com o que tem de melhor e com a chance de sair na frente nesta disputa tendo o primeiro jogo em casa.
Não gosto de ficar em cima do muro. Prefiro errar mas dar minha opinião com toda a transparência. Acho que a Ponte vai depender do primeiro jogo. Se ganhar bem, será campeã paulista. Caso contrário, dificilmente vai superar o Corinthians dentro do Itaquerão.
Serão dois grandes jogos. Muita emoção, muita luta, muita polêmica. Só torço para que os árbitros não estraguem as finais. Eles quase sempre favorecem os grandes.
Que desta vez procurem evitar erros crassos, sejam imparciais de verdade e deixem que os times decidam o título sem interferências externas.
C * U * R * T * A * S
* NO JOGO disputado no Itaquerão super lotado na tarde e domingo, Corinthians e São Paulo empataram pela contagem mínima. Jô fez o gol corintiano aos 46 minutos do primeiro tempo e Pratto o do São Paulo aos 39 minutos do segundo período. Resultado justo. O São Paulo teve maior domínio, mas o Corinthians soube evitar a derrota.
* O SÃO PAULO só se classificaria se fizesse três gols a mais do que o Corinthians. Antes da partida, em nossa coluna de meio de semana, disse que considerava essa missão quase impossível para o São Paulo, que ainda é um time cheio de defeitos e que não joga um futebol com a qualidade suficiente para fazer tantos gols num jogo.
* O CORINTHIANS jogou como sempre. Todo fechado e tentando aproveitar os contra ataques. Foram poucos, mas no final do primeiro tempo Jô fez o gol corintiano. numa jogada em que muitos reclamaram impedimento. Mas Jô foi salvo porque antes da bola chegar até ele, tocou na cabeça de Pratto que sem querer deu validade a jogada.
* ROGÉRIO Ceni finalmente resolveu começar um jogo com Gilberto no ataque. Só que, desta vez, o atacante não conseguiu fazer seu gol. Entre os jogadores do Tricolor, Maicon, Jucilei e Prato (pelo gol), foram os melhores. No Corinthians destaque para Pablo, Rodriguinho e Jô (pelo gol), foram destaques. Nível técnico do jogo foi regular.
* NA VERDADE o São Paulo perdeu a vaga nas finais naquela partida disputada no Morumbi quando perdeu por 2 a 0 num jogo em que precisava ao menos ter conseguido um empate. O problema é que esse São Paulo de Rogério Ceni é mal treinado. Só toca bola sem objetividade. E o que é pior: arremata muito mal contra o gol inimigo.
* CENI, como já disse aqui, é o grande culpado pelos erros do São Paulo. Um time que não sabe arrematar, que não é treinado para disputar bolas aéreas sejam defensivas ou ofensivas, que não tem um cobrador de faltas, que apresenta buracos incríveis na defesa e que não aproveita seus laterais para criar jogadas pelas beiradas do campo.
* DIGO isso mas sei que a diretoria do São Paulo não vai dispensar Ceni. Ele vai ficar. E o São Paulo será uma decepção tanto na Copa Sul Americana como no Brasileirão. E se deixarem Ceni até o final do ano pode até ficar ameaçado pelo rebaixamento. Essa é a minha opinião com base em tudo que vi Ceni fazer até agora.
* NO SÁBADO à noite o Palmeiras recebeu a Ponte Preta na Allianz Arena. No primeiro jogo a Macaca havia vencido por 3 a 0 o que lhe dava condições de perder até por 2 a 0 no estádio do Verdão. Antes do jogo começar já se esperava muita dificuldade para o time da casa fazer o placar que precisava. Eu, em particular, não acreditava.

* O TIME de Eduardo Baptista começou o jogo à todo vapor. Tentou de todas as formas fazer seu gol usando as pontas e o meio com insistência. A Ponte preferiu esperar o adversário e deixar que ele se desgastasse física e psicologicamente. Aos poucos a tática ponte pretana começou a dar certo. O Palmeiras exagerou nas bolas aéreas.
* O PRIMEIRO tempo terminou sem gols. Já foi uma vitória da Ponte. No segundo tempo, muito mais segura, a equipe de Campinas tocou melhor a bola, chegou a criar chances de gol e administrou a vantagem conquistada no primeiro jogo. O Palmeiras caiu ainda mais de produção e apesar das mudanças não melhorou de rendimento.
* MICHEL Bastos, Willian e Keno entraram respectivamente nos lugares de Tchê Tchê, Borja e Egidio. Não adiantou quase nada porque os novos titulares pouco ou nada fizeram. Ainda assim, o time de Eduardo Baptista mostrou garra, se doou em campo e procurou ao menos fazer um gol. Ele saiu aos 37 minutos através Felipe Melo.
* MICHEL Bastos não está conseguindo nem ser titular do Palmeiras. Quando o Verdão venceu o São Paulo por 3 a 0, ele desabafou e disse que viveu seu pior momento da carreira no Tricolor paulista e que no Palmeiras tinha espaço para voltar a produzir o que sabe. Não é bem assim. Diante da Ponte ele voltou a ser uma decepção.

* A VITÓRIA palmeirense até que foi justa, porque dominou boa parte do jogo. Mas parte de seus jogadores não mostrou o que a torcida esperava. Prass foi um dos poucos que se salvou. Na linha de zaga todos oscilaram. No meio campo o destaque foi Felipe Melo, o melhor do time. No ataque ninguém mostrou competência durante o jogo.
* NA PONTE, ao contrário, muitos se destacaram. Aranha, que falhou no gol, teve grandes momentos. Fez ótimas defesas. No miolo de zaga atuação impecável de Marllon e Yago. No meio campo destaque para Fernando Bob. E no ataque, Lucca e Potker deram muito trabalho à defesa palmeirense. E mais. Ponte foi bem coletivamente.
* GILSON Kleina merece aplausos pelo bom trabalho feito na Ponte. Eduardo Baptista, ao contrário, está derrapando. No primeiro campeonato que disputou em 2017 não chegou a final. Como já disse aqui, considero-o fraco para ser técnico do Palmeiras. Acho que se for desclassificado da Libertadores ele cai. É só uma questão de tempo.
* A COPA DOS Campeões da Europa terá sequência no começo de maio. No dia 2 o Real Madrid encara o Atlético de Madri em seu estádio. No dia 3, será a vez do Mônaco receber a Juventus, da Itália, em sua casa. À principio não há um favorito disparado nesses jogos. Há muito equilíbrio. Os quatro clubes mereceram se classificar.
COPA LIBERTADORES
* A COPA Libertadores de América continua no meio desta semana. Na terça feira jogam Nacional e Chapecoense. Boa chance para a Chape ganhar pontos fora e compensar aqueles que já perdeu dentro de seu estádio. Mas esse é um jogo muito difícil porque, em casa, o Nacional é uma equipe muito forte e dificilmente perde.
* NA QUARTA feira o Atlético Paranaense recebe o Flamengo. No primeiro jogo entre ambos, disputado no Rio de Janeiro, deu Mengão, Mas dessa vez pode dar Furacão que, em Curitiba, costuma derrubar até adversários mais fortes do que ele. Em Belo Horizonte, o Atlético Mineiro, que vai mal das pernas, recebe o Libertad do Paraguai.
* O PALMEIRAS vai jogar em Montevidéu, contra o Penarol. No jogo da Allianz Arena o jogo foi muito equilibrado e por pouco o clube uruguaio não arrancou um empate dentro da casa do Verdão. Jogo difícil, onde a raça deve prevalecer sobre a técnica e onde tudo pode acontecer. Para o Palmeiras um empate já seria muito bom.
* NA QUINTA feira o Grêmio Porto Alegrense enfrenta o Guarani, do Paraguai, em sua Arena. Em tese, o Tricolor gaucho tem tudo para faturar os três pontos porque o Libertad tem menos qualidade técnica e ainda por cima vai jogar fora de seus domínios. Se jogar com seriedade e com a garra costumeira, o Grêmio ganha o jogo.
* TITE, técnico da Seleção Brasileira, disse que Prass, goleiro do Palmeiras, poderá ser convocado para defender o time do Brasil na próxima Copa do Mundo. Para Tite, numa competição difícil como a Copa é muito importante não só a qualidade técnica, mas também a experiência. Por esse aspecto Prass tem tudo para ser titular.
* AGUA Santa, São Caetano, Rio Claro e Bragantino estão classificados para disputar o quadrangular final da série A2 do Campeonato Paulista. Velo Clube, Barretos, Rio Preto, Capivariano, Mogi e União Barbarense foram os clubes rebaixados. A Portuguesa e o XV de Piracicaba foram salvos pelo gongo. Ambos continuam na série A2.
ESTADUAIS NO FIM
* VÁRIOS estaduais vão terminar nas próximas duas semanas. No Rio a decisão será entre Flamengo e Fluminense que farão dois jogos decisivos. No Rio Grande do Sul a decisão será entre Internacional e Novo Hamburgo. Em Minas decisão entre Atlético MG x Cruzeiro. Na Bahia, Vitória x Bahia e em Pernambuco, Sport x Salgueiro.
* TAMBÉM no Paraná dois grandes vão decidir o título. O Atlético Paranaense vai enfrentar o Coritiba. Tudo em dois jogos. Depois disso começa o Brasileirão 2017. A primeira rodada do Campeonato Brasileiro será disputada nos dias 13 e 14 de maio. Serão trinta e oito rodadas com turno e returno por pontos perdidos. Uma maratona.
* JOGOS da primeira rodada: Flamengo x Atlético MG, Corinthians x Chapecoense, Bahia x Atlético PR, Fluminense x Santos, Palmeiras x Vasco da Gama, Cruzeiro x São Paulo, Ponte Preta x Sport, Avaí x Vitória, Grêmio x Botafogo e Coritiba x Atlético Goias. O Palmeiras foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro de 2016..

* RENATO Gaúcho tempos atrás disse que era um “dos melhores técnicos do Brasil e, como jogador, foi superior a Cristiano Ronaldo”. Nos últimos dias Ronaldo chegou a 100 gols na mais importante competição de futebol da Europa (Renato não conseguiu isso nem na Libertadores) e no último domingo o Grêmio caiu fora do Gauchão.
* OU SEJA. Está provado que Renato é um fanfarrão. Gosta de se auto elogiar mas na verdade não é tudo o que pensar ser. Não chegou aos pés de Cristiano Ronaldo e não é o melhor técnico do Brasil. Ao contrário. Está muito aquém disso. Ainda assim, ele vai continuar como treinador do Grêmio já que a diretoria gosta muito dele.





































































































































