Já oficializado pela FPF, Itapetininga luta para voltar a jogar em seu estádio
O presidente do clube, Adilson Ramos, falou ao Futebol Interior e contou que vários obstáculos foram vencidos
O Derac/Esporte Clube Itapetininga planeja voltar a jogar e disputar o Campeonato Paulista em 2018, na Segunda Divisão
Itapetininga, SP, 02 (AFI) – O Derac/Esporte Clube Itapetininga planeja voltar a jogar e disputar o Campeonato Paulista em 2018, na Segunda Divisão. A última participação do tradicional e cinquentenário Canarinho foi em 2003, na então Série B3, Inclusive, a meta já era ter jogado a Bezinha em 2017, mas por problemas com a liberação do Estádio de Itapetininga, usado pelo Derac por mais de 30 anos, segundo a diretoria, isso não pôde ocorrer.
O presidente do clube, Adilson Ramos, falou ao Futebol Interior e contou que vários obstáculos foram vencidos. “Conseguimos, após muito esforço, depois de 14 anos fora, voltar a registrar o clube na Federação Paulista, e quem agradecemos na pessoa do presidente Reinaldo Carneiro Bastos e equipe, pela atenção e carinho com o Derac/ECI”, explica.
O clube pagou de taxas e valores atrasados quase R$ 45 mil à FPF e hoje já pode disputar todas as competições oficiais novamente. Ganhou uma pagina no site da FPF e trabalha na criação de seu site – www.derac.com.br.
Porém, quando se pensava que tinha superado a maior dificuldade, o Canarinho de Itapetininga se defronta com mais um obstáculo a ser superado. O palco que o clube sempre usou desde que passou a jogar o futebol profissional – o Estádio Engenheiro Péricles D´Avila Mendes, segundo o dirigente, não está liberado para o uso do clube. O estádio pertence ao Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Estadual de Logística e Transportes.
O presidente conclama a todas as forças de Itapetininga para buscar resolverem a questão: “Precisamos da união de todos da comunidade. Estamos tentando desde 2016 a liberação do estádio para o uso do clube e suas atividades, mas sem um sinal verde por parte das autoridades. Superarmos a dificuldade financeira e a da refiliação o clube à Federação, e agora o único clube profissional e patrimônio de Itapetininga,da cidade não pode usar o único Estádio do município, que em outras épocas já recebeu dezenas de campeonatos da Federação Paulista. Mas vamos lutar até o fim e pedimos o apoio de toda comunidade de Itapetininga e região para isso”, disse o presidente,.
Ramos afirmou continuará buscando manter um diálogo com o os responsáveis e a prefeitura para solucionar o problema, “Além do profissional, vamos implantar um projeto social, categorias do sub-11 ao sub-20 o futebol feminino do Derac/ECI. Mas para isso precisamos do estádio de Itapetininga”, finalizou.
ESTADO
O Futebol Interior entrou em contato com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes do Estado de São Paulo para falar sobre o tema. Em nota oficial, emitida pela assessoria de imprensa da entidade, explicou a situação e destacou que o local (estádio está ocupado e em uso, mas caso ocorra interesse, o mesmo poderá ser vendido.
Eis a resposta da nota na íntegra: “O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou a Prefeitura Municipal de Itapetininga, em 23/01/2016, que a mencionada área encontra-se ocupada e em uso. Caso haja interesse pela aquisição da área, o local poderá ser vendido em concordância a Lei da PPP – Anexo I. Sendo este o interesse, o assunto deverá ser submetido à Consultoria Jurídica e Secretaria Técnica e Executiva do Conselho de Patrimônio Imobiliário. – Secretaria Estadual de Logística e Transportes”.
PREFEITURA
O FI também procurou a Prefeitura de Itapetininga para falar sobre o estádio. A entidade se pronunciou através de nota emitidapor meio desua assessoria de imprensa. Segundo a nota, caso o clube pretenda conversar com a prefeitura, deve procurar a assessoria no gabinete da prefeita Simone Marquetto. ”A Prefeitura de Itapetininga, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, informa que o Derac não é de responsabilidade da prefeitura. Em relação a reunião com a prefeita, o interessado deve procurar a assessora Cristiane”, diz a nota.
Em outubro de 2016, pouco depois da eleição, a prefeita deu uma entrevista ao Futebol Interior e elogiou a volta do clube ao profissionalismo: “Ficamos muito felizes pela informação da volta do Derac ao futebol no ano que vem, pois essa equipe é uma tradição e, sempre levou o nome da cidade (Itapetininga) lá fora”, disse a prefeita na época.





































































































































