Escolinha e categorias de base têm trabalho integrado no XV de Jaú
Um dos objetivos da escolinha é fomentar a revelação de atletas para que, no futuro, eles façam parte do elenco profissional
Um dos objetivos da escolinha é fomentar a revelação de atletas para que, no futuro, eles façam parte do elenco profissional
Jaú, SP, 05 (AFI) – A escolinha de futebol do XV de Jaú, Galinhos da Comarca, possui cerca de 200 alunos. São crianças entre 5 e 15 anos, orientadas por três professores: Maciel, Carraro e Alexandre. Ela também conta com aulas específicas para goleiros, com os treinadores Ítalo Baraldi Neto (treinador de goleiros do time profissional) e Wesley Damaceno.
Um dos objetivos da escolinha é fomentar a revelação de atletas para que, no futuro, eles façam parte do elenco profissional. “A escolinha é o primeiro passo dentro do clube para a revelação de atletas. É ela que alimenta a base, que posteriormente vai formar o time profissional”, fala Valdinei Carraro, um dos professores da Galinhos da Comarca.
PAULISTA SUB 15
A equipe sub15 do XV de Jaú, comandada pelo técnico Marcelo Pinheiro, está disputando o Campeonato Paulista. Seis atletas da equipe vieram da escolinha do clube. Existe um acordo com as categorias de base do clube.
“Toda semana, pelo menos dois alunos treinam junto com o sub15 durante uma semana. Esses alunos são indicados por nós, professores. São os destaques. Se aprovados, passam a fazer parte do elenco do técnico Marcelo Pinheiro.
Em alguns casos, o Marcelo também pede jogadores para posições com carência”, diz Carraro. Ainda segundo o professor, os alunos precisam estar preparados. “Nós sempre estamos orientando os alunos para se empenharem ao máximo possível nos treinos. Quando aparece a oportunidade, você precisa estar pronto”, conta.

APOIO TOTAL
Para os alunos que se destacam nos treinos, o clube fornece todo o suporte necessário para que ele possa se tornar uma revelação do XV de Jaú. O técnico da equipe sub15, Marcelo Pinheiro, fala que é importante essa possibilidade de transição da escolinha para a base.
“Para quem deseja seguir no futebol, é um incentivo a mais você sair de uma escolinha e fazer parte da base de um clube como o XV de Jaú, reconhecido nacionalmente como celeiro de craques”, fala.
Geralmente, os treinos da base do XV de Jaú também são acompanhados pelo técnico do time profissional, o ex-jogador Baroninho, campeão do mundo pelo Flamengo. O clube pretende introduzir uma filosofia de jogo que seja igual desde a base até o profissional.
“Nós tentamos passar para os meninos a grande oportunidade que eles tem aqui no XV de Jaú, de crescer profissionalmente. O clube está muito bem estruturado. A revelação de jogadores será consequência”, fala Baroninho.
NÃO É SÓ FUTEBOL
Mas a escolinha não tem apenas como objetivo formar atletas. Nem todos os alunos tem a intenção de se tornar jogador profissional. “O principal objetivo da escolinha é trabalhar a formação social do aluno, junto com a família e a escola, para que ele saiba conviver em sociedade. Nem todos tem o desejo de seguir no futebol: alguns estão lá pela atividade física, para ter uma ocupação ou até mesmo para perder a timidez”, explica Carraro.
BASE FORTE
Em 2016, o XV de Jaú se tornou campeão do Campeonato Paulista Sub20 Segunda Divisão. O Galo da Comarca fez uma campanha praticamente perfeita, com 10 vitórias e apenas uma derrota em 16 partidas (RELEMBRE AQUI). Da equipe campeã, cinco jogadores foram promovidos e hoje fazem parte do elenco profissional: o goleiro Matheus Rodrigues, de 19 anos; o zagueiro Matheus Xavier, 20; o volante Gustavo Santana, 18; o meia Guilherme Martins, 18; e o atacante Matheus Freitas, 20.
Segundo o técnico da equipe campeã, José Carlos Palhavam, é importante “Em apenas um ano de trabalho, já conseguimos fornecer um bom número de jogadores para o time profissional. A expectativa é de que esse número aumente a cada ano”, fala. Além do sub20, José Carlos também é auxiliar técnico de Baroninho, da equipe profissional. “As comissões técnicas das equipes são bem próximas, facilitando no momento de promover jogadores”, fala.

PRIMEIROS RESULTADOS
O dia 10 de dezembro de 2016 está marcado pra sempre na memória do lateral/meia Isac Nascimento de Oliveira, de apenas 16 anos. O XV de Jaú derrotava o Diadema em Jaú por 2×0, com gol de placa de Isac, e conquistava o título de campeão do Campeonato Paulista sub20 Segunda Divisão.
Quase um mês após o título, Isac recebeu proposta da Ponte Preta. O jogador, que tem contrato de cinco anos com o XV de Jaú, foi emprestado ao time campineiro. Ele já disputou a 29ª Copa Santiago de Futebol Juvenil pelo novo time, e agora disputa o Campeonato Paulista sub17.
“A cada dia vivemos uma história diferente, e devemos aproveitar as oportunidades que a vida nos proporciona. É uma nova fase, um novo caminho. Estou me adaptando muito bem e vou me esforçar ao máximo para mostrar todo meu potencial”, diz Isac.
O jovem jogador quinzeano espera amadurecer profissionalmente atuando pela Ponte. “Vai me proporcionar muitas experiências por causa dos campeonatos que disputa. A visibilidade é muito grande, principalmente para chegar na Seleção”, fala.
Texto e Fotos: Tiago Pavini / XV de Jaú





































































































































