Colômbia x Brasil - 'Máquina de Tite' busca décima vitória em dia decisivo para rival

100% sob o comando do atual treinador, a seleção brasileira vai encarar o vice-líder das eliminatórias sul-americanas

100% sob o comando do atual treinador, a seleção brasileira vai encarar o vice-líder das eliminatórias sul-americanas

0002050265359 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – A Colômbia está tomada de expectativa pela realização do duelo com “a máquina de Tite”, como definiu um dos principais jornais do país. Com nove vitórias sob o comando do atual técnico, a seleção brasileira chega à 16ª rodada das Eliminatórias com a moral elevada e por isso o jogo marcado para as 17h30 desta terça-feira, em Barranquilla-COL, é visto como um dos compromissos mais importantes pelos colombianos.

Se um time pode encerrar os 100% de aproveitamento da seleção de Tite, o mais cotado para consegui-lo é a Colômbia, vice-líder, com 25 pontos. Apesar de vir logo atrás do Brasil, a distância para o líder é de nove pontos. Única seleção sul-americana já classificada para a Copa do Mundo, a canarinho tem 36 e se vencer chega à décima vitória seguida.

Além disso, os colombianos não têm uma vantagem tão grande em relação aos outros rivais e vem de um empate sem gols com a Venezuela. Por isso, precisa vencer para não correr o risco de despencar na tabela de classificação. Uma eventual derrota para o Brasil, somada a vitórias de Chile, Argentina e Uruguai, colocaria os colombianos na quinta posição, que dá apenas vaga à repescagem.

AMBIENTE HOSTIL
Para a seleção brasileira, além do fato de atuar fora de casa, um forte rival será o calor de Barranquilla. A temperatura não baixa dos 30ºC e a alta umidade da cidade faz com que a sensação térmica seja ainda maior. Tal condição é o que faz a Colômbia mandar os seus jogos em Barranquilla – uma arma extra contra os visitantes.

Colômbia vem de empate sem gols com a Venezuela.

Colômbia vem de empate sem gols com a Venezuela.

Todos os 45 mil ingressos para o jogo foram vendidos, o que provocou um derrame de bilhetes falsos e a ação de cambistas, que chegam a cobrar cinco vezes mais o valor oficial.

Na oitava rodada das eliminatórias, o Brasil enfrentou a Colômbia no segundo jogo oficial sob o comando de Tite e venceu por 2 a 1, com gols de Neymar e Miranda.

CLIMA DE FINAL
A Colômbia está em clima de final. Bares e hotéis da cidade estão decorados com as cores da bandeira colombiana. Nas ruas e entorno do estádio Roberto Meléndez, local da encontro, o duelo é assunto recorrente. Os nomes de Neymar e do técnico Tite são os mais lembrados.

Dentro de campo, a expectativa é pelo retorno do meia-atacante James Rodríguez, que não atuou no empate sem gols contra a Venezuela, fora de casa, na quinta-feira passada. “Estamos vendo James muito motivado e querendo jogar contra o Brasil”, afirmou o zagueiro Cristian Zapata. A tendência é que ele ocupe a vaga de Chará, mas Cuadrado e Cardona também podem sair.

Zapata demonstrou preocupação com o que terá de enfrentar nesta terça-feira. “Eles (os jogadores brasileiros e o time) são muito fortes e estão demonstrando isso desde o início das Eliminatórias”, considerou, para depois comentar sobre o seu principal temor: Neymar. “É um jogador muito forte. Temos trabalho em equipe, mas, claro, vamos fazer algo específico com ele”, revelou. “Temos de estar atentos e chegar com vários homens para controlar seus ataques”.

TIME ALTERNATIVO?
Mesmo promovendo cinco mudanças no Brasil em relação ao time que vinha sendo titular, o técnico Tite descartou qualquer tipo de “zona de conforto” na seleção brasileira e disse nesta segunda-feira que as alterações diante da Colômbia, têm por finalidade “consolidar a equipe”. Segundo o treinador, apesar das mudanças o Brasil manterá sua estrutura de jogo, “com pequenas mudanças” provocadas pelo estilo dos jogadores.

0002050265362 img

Além de Thiago Silva e Filipe Luís, que entram nas vagas do lesionado Miranda e do suspenso Marcelo, o Brasil terá outras duas novidades. Fernandinho ganhou o lugar de Casemiro no meio-campo, e Firmino será o atacante no lugar de Gabriel Jesus. Assim como acontecera em Porto Alegre, Willian iniciará a partida e Philippe Coutinho irá esperar por uma chance no banco.

“Queremos formar uma equipe forte. Todos são atletas de altíssimo nível”, afirmou o treinador, logo após o treino na escaldante Barranquilla. “Willian permanece, foi bem. O Coutinho está liberado fisicamente para jogar 90 minutos, mas o que eu entendo é que tecnicamente ele não vai render 90 minutos.”

Jogador de confiança do técnico Tite desde a época de Corinthians e um dos principais destaques da seleção brasileira desde que o técnico assumiu o cargo, há um ano, o volante Paulinho foi escolhido para ser o capitão do Brasil