Fluminense 1 x 0 LDU (EQU) - É pouco, mas é uma vantagem
Tricolor leva vantagem de poder empatar no Equador para avançar ás quartas da Sul-Americana
Tricolor leva vantagem de poder empatar no Equador para avançar ás quartas da Sul-Americana
Rio de Janeiro, RJ, 14 (AFI) – O Fluminense deu um passo importante na busca pela classificação à próxima fase da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira, pelo jogo de ida das oitavas de final, o Tricolor venceu a LDU (EQU) por 1 a 0 no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. Gustavo Scarpa, de falta, fez o único gol da partida.

Com o resultado, o time de Abel Braga terá a vantagem do empate no jogo de volta, que acontece na próxima quinta-feira, às 19h15, em Quito, no Equador. Como não levou gol em casa, qualquer derrota por um gol de diferença, desde que balance as redes, também garante o clube carioca nas quartas de final.
O JOGO
Com os duros revezes para a LDU, na Libertadores de 2008 e na Sul-Americana de 2009 ainda na memória, o Fluminense foi para cima do rival nos primeiros minutos de jogo, no Maracanã. E não demorou para abrir o placar. Logo aos 6 minutos, Gustavo Scarpa cobrou falta com categoria, no canto direito do goleiro Nazareno, e mandou para as redes.

O gol acabou confirmando a superioridade que o Fluminense iria mostrar no restante do primeiro tempo. Mas, ao mesmo tempo, deixou o time carioca acomodado em campo. Mesmo dominante, o Fluminense teve dificuldade no ataque, principalmente nas finalizações. Na melhor chance após o gol, Henrique Dourado bateu rasteiro de fora da área e mandou rente à trave, aos 22 minutos.
Daí em diante, o Flu controlou a partida e apresentou maior presença no ataque, porém sem aproveitar suas oportunidades. Menos mal para o time de Abel Braga que a LDU praticamente não ameaçou a defesa brasileira nos primeiros 45 minutos. O ataque dos visitantes era liderado por Hernán Barcos, ex-Palmeiras e ex-Grêmio.
MAIS RECUADO
O Flu voltou para o segundo tempo com uma mudança no meio-campo. Orejuela, com dores na coxa esquerda, deu lugar a Sornoza. A alteração pouco afetou o panorama do jogo. O time carioca seguia dominante, mas sem ser incisivo no ataque.
Tentando tornar o ataque do Flu mais perigoso, Dourado cabeceou com perigo aos 15 e aos 20 minutos. Na sequência, numa rara investida dos anfitriões, o Flu esbanjou volume de jogo no ataque numa série de chances com Scarpa e Dourado.
A manutenção da postura ofensiva do Flu facilitava a vida da desfalcada defesa. Abel entrou em campo com os zagueiros reservas Frazan e Nogueira porque os titulares estão machucados. A situação quase se complicou quando o primeiro sentiu dores e o treinador precisou improvisar Marlon Freitas na defesa.
Os mandantes só não levaram maiores sustos na zaga, após a mudança, porque a LDU manteve postura cautelosa até o apito final, afora uma investida aos 42, de Anderson Julio, que mandou para fora.
Nos instantes finais, o Flu pressionou e quase anotou o segundo gol, com Robinho, em jogada individual. Quase dentro da pequena área, só parou na defesa do goleiro Nazareno, aos 43 minutos.
DESFALQUE
Para o jogo da volta, Abel Braga terá ao menos um desfalque certo. Henrique Dourado vai cumprir suspensão após levar cartão amarelo nesta noite. Era o único jogador pendurado do elenco no jogo desta quinta.







































































































































