Não sobrou nenhum time paulista nas principais Copas da Conmebol
Corinthians e Ponte Preta caíram na Sul-Americana e Santos perdeu invencibilidade quando não podia
Corinthians e Ponte Preta caíram na Sul-Americana e Santos perdeu invencibilidade quando não podia
O Corinthians empatou sem gols com o Racing, da Argentina, e foi desclassificado da Copa Sul-Americana. A Ponte Preta, que só venceu o Sport em casa por 1 a 0, também está fora deste torneio internacional. E o Santos, que fazia brilhante campanha na Copa Libertadores, foi derrotado em Vila Belmiro pelo Barcelona, de Guaiaquil (0 x 1) e perdeu a chance de chegar as semifinais desta competição.
Ou seja: daqui até o final do ano, só sobrou o Campeonato Brasileiro para esses três clubes paulistas que não tiveram forças para ir mais longe nestas disputas internacionais. No caso do Corinthians, o empate sem gols diante do Racing lá na Argentina, foi mais do que justo.
No time dirigido por Fabio Carille só a defesa manteve seu bom nível. O meio campo esteve apagado e o ataque praticamente não chutou uma bola difícil em direção ao gol adversário. Uma exibição frágil e confusa do atual líder do Brasileirão, numa demonstração que seu futebol serve para o gasto interno, mas quando o objetivo é superar adversários de outros países a produção de sua equipe é muito abaixo do esperado.
Já o Santos não jogou o que podia principalmente pela ausência de dois de seus principais jogadores, o meia Lucas Lima e o volante Renato. Exibição santista na quarta-feira à noite na Vila foi apagada e o Barcelona, com inteligência e um futebol competitivo, mereceu a vitória final por 1 a 0 que o leva as disputas das semifinais da competição.
Quanto a Ponte Preta, não se esperava muito mais dela. Perdeu lá no Recife por 3 a 1 e seria muito difícil diante do futebol que tem exibido, reverter essa vantagem do Sport. Deu a lógica. Sport continua na Copa Sul Americana e a Macaca cai fora por sua própria incompetência.
C * U * R * T * A * S
* AINDA sobre o jogo do Corinthians na Argentina. De bom, só o miolo da defesa onde Balbuena deve ser considerado o melhor. No meio de campo incompetência total de Jadson, que se apagou depois da última contusão que o tirou dos gramados por algumas semanas. No ataque, Jô esteve perdido e pouco fez. Por isso os gols não saíram.

* RODRIGUINHO e Jô foram expulsos com justiça. O meia jogou só dois minutos. Entrou no lugar de Jadson e numa dividida chutou a perna de um adversário com extrema violência que lhe valeu um cartão vermelho no ato. Jô também foi expulso depois de usar violência na dividida com um adversário. Os dois jogadores merecem nota zero.
* ESSA desclassificação mostrou o que sempre dissemos aqui. O elenco do Corinthians é fraco, limitado. Está disparado na liderança do Brasileiro por um acaso e por deficiência de seus adversários. Em tese, deve até ser campeão brasileiro deste ano, mas sem jogar um futebol de qualidade. Prova do baixo nível do Brasileirão 2017.
CLÁSSICO PAULISTA
* A VIGÉSIMA quinta rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 prevê um grande clássico paulista para esse final de semana. São Paulo e Corinthians jogam no Morumbi, à partir das 11 horas da manhã, num jogo que é mais importante para o Tricolor do que para seu velho rival de disputas. É jogo de emoção e sem um favorito disparado.

* O CORINTHIANS é o grande líder da competição, dez pontos à frente do segundo colocado que é o Grêmio. Mesmo se for derrotado vai continuar na ponta e com muitos pontos de vantagem sobre seu adversário gaúcho. Já o São Paulo é um dos integrantes da zona de rebaixamento e precisa ganhar os três pontos de qualquer jeito.
* NESTE segundo turno o Corinthians não tem jogado bem. No último jogo venceu o Vasco com gol irregular de Jô, o que prova a ineficiência de seu ataque, que não tem mais a precisão de arremate do primeiro turno do campeonato. Sua defesa, no entanto, continua forte. É disparada uma das melhores do Brasileirão até esse momento.
* O SÃO PAULO estava a três jogos sem vencer. Na última partida ganhou do Vitória, em Salvador, e melhorou um pouco sua situação na tabela de classificação. Com a moral dessa vitória fora de casa e com a volta de alguns jogadores que estavam machucados, o Tricolor vai ter sua força máxima em campo durante toda essa partida.

* COMO se percebe, há um certo equilíbrio entre as duas equipes. Nem o fato do Corinthians ser líder e do São Paulo estar entre os últimos colocados muda alguma coisa. Num clássico como esse tudo pode acontecer. O resultado final vai depender muito da inspiração dos principais jogadores de cada time durante os 90 minutos do jogo.
* TORCIDA tricolor já comprou todos os ingressos para o clássico. Lotação completa no Morumbi. É jogo de uma torcida só por decisão da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Eu preferia que as duas torcidas pudessem estar no estádio, mas diante da proibição, só a do Tricolor vai poder ver o jogo ao vivo.
PERSPECTIVAS DOS JOGOS
* A RODADA terá ainda mais nove jogos e começa no sábado com Flamengo x Avaí, no Rio de Janeiro. Rubro negro tem o favoritismo mas não pode descuidar. O Santos recebe o Atlético Paranaense. Sem Lucas Lima, machucado, o time perde muito de sua força. Ainda assim, por jogar na Vila onde é muito forte, o Peixe é o favorito.
* NO DOMINGO o Fluminense vai receber o Palmeiras no Rio de Janeiro. Mesmo sendo uma missão muito difícil, Cuca quer vencer todos os jogos possíveis para se aproximar do Corinthians e ainda disputar o título. Acho difícil, muito difícil. Mas se vencer os jogos que lhe faltam, o Verdão será no mínimo vice campeão brasileiro.

* ACHO que o Palmeiras ganha esse jogo. Em Curitiba, o Coritiba, que está entre os últimos colocados, recebe o Botafogo. Precisa da vitória à qualquer custo. Em Goiânia, o Atlético enfrenta o Cruzeiro, que pode jogar com time reserva. Time mandante pode vencer. Já em Chapecó jogam Chapecoense e Ponte, de Campinas.
* CHAPECOENSE precisa da vitória ou pode firmar-se na zona do rebaixamento. A Macaca está em fase técnica ruim e não parece forte o suficiente para vencer. Em BH o Atlético Mineiro, que está em fase negativa, recebe o Vitória, que luta para deixar a Z/4. Por jogar em casa acredito em vitória apertada do chamado Galo mineiro.
* EM SALVADOR, o Bahia enfrenta o Grêmio, que tem poupado jogadores por causa da Libertadores. Se entrar com seu time principal, o Tricolor gaúcho pode vencer. Se entrar com o time reserva, perde para o Bahia. Na segunda feira o Sport enfrenta em sua casa o Vasco da Gama. Jogo muito equilibrado. Não dá para indicar um favorito.
* COMO disse acima, o Corinthians é o grande líder do campeonato com 53 pontos ganhos. O Grêmio tem 43. O Santos, 41. O Palmeiras, 40. O Flamengo, 38 e o Cruzeiro, 37. Na zona de rebaixamento estão São Paulo com 27 pontos ganhos. Coritiba, também com 27. Vitória da Bahia tem 26. Atlético GO está com 22 pontos.
SÉRIE B DEIXA BUGRE DE FORA
* A SÉRIE B do Brasileiro teve sequência na última terça feira com dois jogos. O América Mineiro, que briga pela liderança com o Internacional, venceu o Vila Nova por 1 a 0. Excelente resultado. Já o Guarani, de Campinas, deu um enorme vexame. Perdeu por 4 a 0 do Paraná. Depois dessa não vejo chance do Bugre se classificar.
* NESTA sexta feira mais três jogos serão disputados pela segundona. Londrina x Santa Cruz, Luverdense x Oeste e Juventude x Boa Esporte. No sábado jogam Náutico x Internacional, Figueirense x ABC, Goiás x Paysandu, CRB x Criciúma e Ceará x Brasil de Pelotas. Se vencer o Náutico o Inter recupera a liderança do campeonato.
* NO MOMENTO o América é líder com 48 pontos e um jogo a mais. O Inter é segundo com 45 pontos. O Paraná subiu para a terceira colocação com 43 pontos e o Vila Nova caiu de terceiro para o quarto lugar no campeonato. Na Z4 o Goiás e o Figueirense tem 25 pontos, enquanto o Náutico está com 20 e o ABC de Natal com 17.

GREMIO VIROU BRASIL
* O GRÊMIO conseguiu vencer o Botafogo carioca na última quarta feira e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores. É o único clube brasileiro nesta disputa. Próximo adversário do tricolor gaúcho será o Barcelona, do Equador, que já eliminou dois clubes brasileiros, o Palmeiras e o Santos. É um adversário bem perigoso.
* JÁ O FLAMENGO que venceu a Chapecoense e o Sport que mesmo com derrota em Campinas eliminou a Ponte, continuam na disputa da Copa Sul Americana que agora vai para a fase quartas de final. O rubro negro carioca me parece um forte candidato ao título desta competição. Tem um bom time e está focado nesse objetivo.






































































































































