Náutico x Guarani - Um joga pela honra e outro com a esperança de virar a página com Lisca
Com uma vitória em 15 jogos e sem vencer há sete, o Guarani tenta começar vida nova com o técnico Lisca
Com uma vitória em 15 jogos e sem vencer há sete, o Guarani tenta começar vida nova com o técnico Lisca
Campinas, SP, 13 (AFI) – Com uma vitória em 15 jogos e sem vencer há sete, o Guarani tenta começar vida nova no Campeonato Brasileiro da Série B, neste sábado, quando enfrenta o Náutico, pela 29.ª rodada. O jogo será realizado no Estádio Lacerdão, em Caruaru (PE), onde o Timbu decidiu mandar seus últimos jogos na temporada. O confronto será transmitido pela Rádio Futebol Interior, à partir das 18h.
A grande novidade para este jogo é a estreia de Lisca, o “Lisca Doído” no comando técnico do Guarani, em substituição ao inoperante Marcelo Cabo, que deixou o clube sem vencer em seis jogos. Uma vergonha e que contribuiu para afastar o time paulista da briga pelo acesso e o colocou na luta contra o rebaixamento.
Enquanto o Guarani soma 34 pontos e está bem perto da zona de degola, em 15.º lugar, o Náutico parece empacado na vice-lanterna, com 23 pontos e condenado virtual a cair para a Série C em 2018. Na rodada passada perdeu por 3 a 0 para o Oeste, na Arena Barueri,em duelo paulista.
HISTÓRIAS DO JOGO
O Guarani já atuou no Lacerdão, Volta depois de quase 31 anos. A última vez que esteve na cidade, distante 140 quilômetros de Recife (PE), foi pelo Campeonato Brasileiro de 1986, quando no dia 7 de dezembro venceu o Central local, por 3 a 1.
Naquele ano o Bugre sagrou-se vice-campeão brasileiro ao perder em casa o título para o São Paulo. Após empate por 3 a 3 no tempo normal, o Tricolor venceu a disputa nos pênaltis. O jogo foi arbitrado por José Assis de Aragão, que cometeu erros grosseiros contra o time campineiro. De lá nasceu o apelido, junto à torcida, de ‘Aragato’.
Foi também no Náutico que Lisca se tornou o “Lisca Doido”. Agora ele tem a missão de salvar o Guarani da zona do rebaixamento. Uma boa definição para este gaúcho é do repórter Marcos Luis, da Rádio Bandeirantes de Campinas: “Lisca é um Ferreirão (Luis Carlos Ferreira) modernizado”. Ou seja, trata-se de um motivador nato que, inclusive, pôs na linha o Paraná que agora disputa o acesso na Série B.
GUARANI MUDADO
A delegação paulista viajou para o Nordeste na quinta-feira, feriado nacional. E com algumas dúvidas deixadas pelo técnico novo que, porém, garantiu que o meia Fumagalli e o lateral-esquerdo Richarlyson serão escalados.
“São jogadores experientes, que fazem a diferença neste momento delicado, de muita pressão” – explicou Lisca.
Ficaram em Campinas e deixaram de ser opções os atacantes Rafael Silva, Paulinho e Eliandro, todos machucados. A novidade pode ser a volta de Bruno Mendes no comando de ataque, recuperado de lesão. E Kevin pode ajudar o meio-campo. O lateral-direito Lenon treinou pouco esta semana e pode ser substituído por Dener, que treinou pelo lado do campo.
TIMBU PELA HONRA
O técnico Roberto Fernandes até que tentou reagir com o Náutico, mas não conseguiu superar tantos problemas como a falta de elenco, a falta de salários e de apoio da torcida. Além de brigas políticas. Muito para um clube só.
A partir daí, o técnico tem tentado motivar seus jogadores para que joguem pela honra de defender um clube tão tradicional no Nordeste.
“Não é fácil motivar os jogadores com tantos problemas. Mas esta é minha obrigação como comandante do barco. Estamos todos juntos e vamos até o fim” – comentou Fernandes.
PORTÕES FECHADOS
O treino final desta sexta-feira cedo foi realizado com portões fechados. O meia Bruno Mota, autorizado a voltar ao elenco pela diretoria, será opção no banco de reservas.
O time continua com baixas importantes como os atacantes Rafael Oliveira e Gilmar, além de Henrique Ávilo e Carioca, todos vetados. é duro mesmo vencer algum jogo deste jeito. Na última rodada, o Náutico perdeu para o Goiás, por 2 a 0, no Serra Dourada.






































































































































