Empate vai ser bom para o Corinthians neste clássico com o Palmeiras no Itaquerão
O Palmeiras, seu mais direto seguidor, está com cinco pontos a separá-lo do velho rival, o líder Corinthians
O Palmeiras, seu mais direto seguidor, está com cinco pontos a separá-lo do velho rival, o líder Corinthians
Corinthians e Palmeiras disputam neste domingo um dos maiores clássicos do futebol brasileiro. Um clássico que é valorizado pela posição dos dois clubes na tabela de classificação. O Corinthians é o grande líder. O Palmeiras, seu mais direto seguidor, está com cinco pontos a separá-lo do velho rival, quando faltam apenas sete rodadas para o campeonato terminar.
Em tese, por jogar em casa com toda a torcida à favor (os palmeirenses não terão direito de ir ao estádio porque o mando é corintiano), o time da Fiel deveria ser considerado o favorito. Mas não é bem assim.
Fosse esse jogo no primeiro turno, quando o Corinthians realizava uma campanha irretocável, tudo bem. Ele poderia até ser considerado o favorito. Mas se levarmos em consideração apenas o que esses dois clubes fizeram no segundo turno, as coisas mudam de figura.
O Corinthians, por exemplo, disputou 12 jogos no returno, com apenas 4 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Ou seja, perdeu metade dos jogos que disputou nesta fase. Já o Palmeiras venceu 6, empatou 4 e perdeu apenas duas.
O Timão marcou 8 gols nos últimos doze jogos. O Verdão marcou 19. A defesa corintiana levou 18 gols, enquanto a palmeirense, 13. Nota-se, portanto, uma superioridade do futebol do Palmeiras sobre o do Corinthians.
Pelo menos, neste momento, o time de Alberto Valentim parece bem melhor. Por isso não há como considerar o Corinthians favorito deste clássico mesmo no Itaquerão. Em razão disso, acredito que Fábio Carille vai utilizar-se de um esquema bem defensivo, preocupado muito mais em não levar gols do que em fazê-los.
Mesmo porque, um empate neste clássico que é decisivo para os dois times, manterá a diferença entre Corinthians e Palmeiras (cinco pontos) e deixará o time da fiel um jogo mais perto da conquista do título da temporada.
Já o Palmeiras só tem uma alternativa: vencer ou vencer. Empate ou derrota não lhe servem.
Vamos ver no que dá!
C * U * R * T * A * S
* NA ÚLTIMA rodada o Corinthians perdeu para a Ponte em Campinas, enquanto o Palmeiras empatou com o Cruzeiro na Allianz Arena. Considero o resultado corintiano muito pior. E explico porque. Acontece que a Macaca é uma das últimas colocadas no campeonato e um de seus piores times. Era obrigação do Corinthians vence-la.
* ACONTECE que a fase corintiana é mesmo muito ruim. É um time que não só joga mal, mas que soma muitos resultados negativos. O Palmeiras, ao contrário, tem se saído bem depois que Cuca saiu. Venceu três e empatou um jogo. E esse empate foi contra um time qualificado como o Cruzeiro, o atual campeão da Copa do Brasil.
* NESTA comparação dá para perceber como o time verde está em fase superior a do preto e branco. E a gente sabe que futebol é momento. Como nesse momento o Palmeiras está melhor, suas chances de vencer, mesmo no Itaquerão são reais. Por isso considero esse clássico um dos mais atraentes dos últimos tempos.
* NO BANCO de reservas dois jovens e promissores técnicos. Fábio Carille e Alberto Valentim. Ambos tem mostrado competência no comando de seus times. Cada um à sua maneira. Carille teve mais tempo para mostrar suas qualidades. Valentim está bem no começo de uma carreira que pode ser brilhante. Ambos devem ser respeitados.
* EM TEMPO. Muita gente fez críticas severas ao Palmeiras depois que seu time empatou em casa com o Cruzeiro. Acho que houve um exagero. O Palmeiras jogou bem e melhor do que o time de Minas, que é “apenas” um atual campeão da Copa do Brasil. Um time forte, de qualidade. O empate, portanto, deve ser considerado normal.
* E TEM mas. Acho que o gol marcado por Borja, foi mal anulado. Houve simulação do zagueiro cruzeirense e o árbitro foi na onda. E mais. Houve um puxão na camisa de Keno, dentro da área do Cruzeiro. Pênalti que o árbitro não deu. E mesmo que considerem bom o trabalho da arbitragem, não se pode criticar a exibição palmeirense.
PEIXE E CLÁSSICO CARIOCA
* ALÉM do clássico do qual falamos acima, a Série A do Brasileirão terá ainda mais nove jogos neste final de semana. No sábado, por exemplo, o Santos joga contra o Atlético Mineiro, na Vila, o Botafogo Carioca enfrenta o Fluminense, num clássico do futebol carioca e o Coritiba pega o Avaí em sua casa. Ambos na briga para não cair.
* AINDA no sábado, o São Paulo, que reage forte para não cair, enfrenta o lanterna Atlético-GO, em Goiânia. Time da casa é o último colocado e tem tudo para ser degolado. Mesmo assim, tem alguns bons jogadores que podem complicar o Tricolor paulistano. Mas diante do bom futebol exibido hoje pelo São Paulo, acho que ele ganha o jogo.
* NO DOMINGO serão disputados mais seis jogos. O mais importante deles será o clássico entre Corinthians e Palmeiras, como comento na abertura da coluna. Também neste dia o Cruzeiro enfrenta o Atlético-PR como favorito. O Grêmio pega o Flamengo com seu time misto e pode perder. A Chapecoense recebe o frágil Sport Recife.
JOGOS DO DESESPERO
* ESTE jogo em Chapecó é decisivo para os dois times. Ambos precisam dos pontos. Como a Chapecoense joga em casa, o favoritismo é seu. As 18 horas, o Vasco pega o Vitória, da Bahia, em seu estádio. Tem tudo para ganhar. O Bahia recebe a irregular Ponte Preta, em Salvador e pelo que tem jogado, é o mais provável vencedor do jogo.
* DESTACAMOS que essa será a trigésima segunda rodada do Brasileirão, Série A. Assim que ela for encerrada, só faltarão seis, ou dezoito pontos estarão em jogo. É a hora da definição tanto para o título como para o rebaixamento. Serão rodadas tensas e emocionantes. Vale à pena acompanhar tudo pela tv, rádio ou até pela internet.
* A CLASSIFICAÇÃO do campeonato está assim. O Corinthians continua líder com 59 pontos ganhos. O Palmeiras está em segundo com 54. O Santos tem 53. O Grêmio, 51. O Cruzeiro, 48. O Botafogo também tem 48 mas menos saldo. O Flamengo, 57. O Cruzeiro tem vaga já garantida na Libertadores porque venceu a Copa do Brasil.
* NA ZONA de Rebaixamento estão Ponte Preta com 35 pontos ganhos. O Avaí também tem 35 mas um gol a menos de saldo. O Vitória soma 34 pontos e o Atlético Goianiense, 27. Tudo indica o clube de Goiás vai mesmo cair para a série B no ano que vem. Seu time é fraco e sua possibilidade de uma forte recuperação é nula.
OESTE VIRA DESTAQUE NA SÉRIE B
* NA SÉRIE B do Brasileirão a grande surpresa é o Oeste que encostou no G4 e como ainda faltam seis rodadas para o campeonato terminar tem chances claras de ainda conseguir uma vaga entre os quatro clubes que vão subir para a série A no ano que vem. Nesta terça o Oeste venceu o Paraná, de virada (2×1) na capital paranaense.
* NO MOMENTO o Inter é o grande líder desta série com 61 pontos ganhos. O Ceará tem 58. O América MG, 57 e o Paraná, 56. O Oeste chegou aos 55 pontos e está a apenas um de igualar o clube paranaense. Na Zona de Rebaixamento estão Luverdense com 36, Santa Cruz com 32, Náutico com 28 e ABC também com 28 pontos.
* CAMPEONATO segue nesta sexta-feira com os jogos Internacional x CRB, ABC x Luverdense, Paysandu x Vila Nova. No sábado, mais quatro jogos. O Figueirense recebe o Brasil de Pelotas, o Santa Cruz encara o Náutico, em clássico pernambucano, o Boa Esporte pega o Londrina e o Guarani recebe o Londrina em Campinas.
SURPRESAS NA LIBERTADORES
* O GRÊMIO Porto Alegrense perdeu o jogo para o Barcelona, do Equador, dentro de seu estádio (0x1) mas, ainda assim, conseguiu sua vaga nas finais da Copa Libertadores de América. Foi uma exibição feia, confusa e pouco objetiva do Tricolor gaúcho, que exagerou com a preocupação defensiva e, por isso, nem empatou.
* O BARÇA está fora mas deixou o estádio gremista certo do dever cumprido. Afinal, ganhou do Grêmio em Porto Alegre, coisa que poucos clubes fizeram na atual temporada. Nenhum jogador do Grêmio mereceu maior destaque. O nível foi baixo e muitos decepcionaram totalmente. Mais de 55 mil pessoas assistiram a partida.
* O LANUS, da Argentina, será o adversário do Grêmio Porto Alegrense na grande final da Copa Libertadores de América 2017. Uma surpresa para todos aqueles que imaginavam que quem disputaria o título com o Tricolor gaúcho seria o River Plate, um dos chamados grandes clubes argentinos. Primeiro jogo decisivo será dia 22.
* PARA QUEM não sabe o Lanus é um time que tem mais ou menos 170 mil torcedores e sua sede está num bairro pobre de Buenos Aires. No jogo de ida pelas semifinais, deu River 1 a 0. Mas no jogo de volta, no campo do Lanus, o time da casa começou perdendo, mas virou o placar e venceu o River Plate por 4 a 2.
DECISÃO NO FORTALEZA
* BOM LEMBRAR que se o adversário nas finais fosse o River, o Grêmio mandaria o jogo decisivo das finais em Porto Alegre. Mas como foi o Lanus que venceu o duelo das semifinais, o mando de jogo da finalíssima da Libertadores será no estádio deste surpreendente clube do futebol argentino: FORTALEZA. Acho que ficou pior para o Grêmio. Lá em casa, o Lanús foi campeão da Copa Sul-Americana em cima da Ponte Preta, em 2013.
* PELA COPA Sul Americana, no Rio de Janeiro, em jogo de seis gols, o Flamengo empatou com o Fluminense em 3 a 3 e classificou-se para as semifinais deste torneio. Flu teve o jogo nas mãos e chegou a 3 a 1 no placar. Mas permitiu ao Mengão reagir e chegar ao empate. Como no primeiro jogo o Flamengo venceu, a vaga ficou com ele.





































































































































