Corinthians ganha clássico e abre vantagem de novo na liderança do Brasileirão
Como faltam apenas seis rodadas para a competição chegar ao seu final, nos parece muito difícil que aconteça uma reviravolta.
Como faltam apenas seis rodadas para a competição chegar ao seu final, nos parece muito difícil que aconteça uma reviravolta.
Time da Fiel venceu o grande clássico disputado na tarde deste domingo no Itaquerão por 3 a 2. Corinthians voltou a vencer e a disparar na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Agora são seis pontos de diferença para o Santos e oito para Grêmio e Palmeiras.
Como faltam apenas seis rodadas para a competição chegar ao seu final, nos parece muito difícil que aconteça uma reviravolta. Mesmo com as surpresas que o futebol volta e meia apresenta, parece que não há mesmo mais chances para qualquer adversário superar o Corinthians.
O jogo do Itaquerão foi disputado em cada centímetro do gramado. No segundo tempo houve maior número de lances ríspidos e até um pouco de alguma maldade de parte à parte. O Corinthians, mais uma vez, foi ajudado pela arbitragem.
Gol de Romero (primeiro do Timão) foi em completo impedimento. Mesmo assim, o time de Carille teve méritos para vencer.
O Santos, que venceu no sábado e está a seis pontos do Corinthians, não me parece em condições de superar ou mesmo igualar o número de pontos do Timão. Time de Elano precisaria ganhar praticamente todos os próximos jogos e o Corinthians perder alguns deles.
Acho quase impossível. Ou seja.
Como já previ num comentário que fiz em passado recente, o Corinthians será o grande campeão brasileiro da temporada.
Não há quem possa mudar essa realidade!!!
C * U * R * T * A * S
* LAMENTE-SE que, mais uma vez, um erro grave de arbitragem tenha prejudicado o placar final de um jogo do Brasileirão. O gol de Romeiro foi feito em completo impedimento. Juiz e auxiliares fracassaram no lance e não perceberam que o atacante corintiano estava em posição irregular. CBF devia punir os inconpetentes.

* OS GOLS da partida, chamada de clássico do centenário, foram marcados por Romero aos 28, Balbuena aos 30, Mina aos 35 e Jô aos 37 minutos do primeiro tempo. Moisés fez mais um para o Palmeiras aos 22 minutos do segundo tempo. Nada menos do que 46.493 pessoas estiveram no Itaquerão. Recorde do Timão em seu estádio.
* NO PRIMEIRO tempo, o gol de Romero em impedimento abalou um pouco o Palmeiras. Ainda assim, o time de Alberto Valentim continuou à pressionar o Corinthians e a tentar fazer seu gol. O time de Fábio Carille, ao contrário, forçou o ritmo do jogo e ainda no primeiro tempo chegou a fazer três gols a seu favor. No segundo só deu Verdão.
* EDU DRACENA deu mostras e que não tem mais condições de ser titular de um grande clube como o Palmeiras. Ele falhou no gol de Balbuena e fez um pênalti desnecessário em Jô que o atacante transformou no terceiro gol alvinegro. Mina, ao contrário, deu conta do recado. Marcou bem, apoiou quando deu e fez um gol.
* PRASS teve bons momentos no clássico. No meio campo, Moisés foi o melhor. Na frente, Borja foi o que mais lutou. Dudu esteve apagado e não conseguiu a ajudar o ataque de seu time. No Corinthians, Balbuena foi o melhor da defesa. Rodriguinho brilhou no meio de campo e Jô teve excelente atuação no ataque e ainda fez um gol.
PEIXE BATEU NO GALO
* TODOS os resultados da trigésima segunda rodada do Brasileirão. Santos 2 x Atlético MG 1. Botafogo 1 x Fluminense 2. Atlético GO 0 x São Paulo 1. Coritiba 4 x Avaí 0. Cruzeiro 1 x Atlético PR 0. Bahia 2 x Ponte Preta, de Campinas 0. Vasco da Gama 1 x Vitória, da Bahia 1. E Chapecoense 1 x Sport Recife 1, lá no estádio de Chapecó.
* O CORINTHIANS é mais líder do que nunca com 62 pontos ganhos. O Santos tem 56. O Grêmio e o Palmeiras 54. O Cruzeiro, 51. O Botafogo, 48. O Flamengo, 47. Na Zona de Rebaixamento estão Vitória, da Bahia com 35 pontos ganhos. A Ponte Preta também tem 35 mas saldo menor. O Avaí tem 35 e o Atlético de Goiás, 27.
* O SANTOS bateu no Atlético Mineiro na tarde de sábado e manteve sua frágil esperança de ainda brigar pelo título brasileiro. A verdade é que com Elano como técnico, o time rendeu muito melhor do que na época de Levir Culpi e mereceu vencer o Galo Mineiro. Placar final de 3 a 1 para o Peixe foi bastante justo. O Atlético bem discreto.
* OS GOLS foram marcados por Artur Gomes aos 45 minutos do primeiro tempo, David Braz aos 15 e Ricardo Oliveira, aos 34 do segundo período. Fred fez o gol de honra do Galo aos 5 minutos do segundo tempo.. Melhor jogador da partida foi Bruno Henrique. Pior foi o lateral Marcos Rocha, do Atlético. Robinho foi vaiado pela torcida local.
* COM ELANO no comando, o Santos priorizou as jogadas de ataque. Segundo o jovem treinador, atacar está no DNA do Peixe e ele vai manter essa maneira de jogar nos jogos finais do Brasileirão. Com a vitória o Peixe chegou aos 56 pontos ganhos. Sua vaga na Libertadores está praticamente garantida. Mas Elano sonha bem mais alto.
* O SÃO PAULO já é o nono colocado do campeonato e depois da vitória em Goiânia contra o Atlético GO, tem até a possibilidade de garantir uma vaga na próxima Libertadores. Depois de dois anos foi a primeira vez que o Tricolor conseguiu três vitórias seguidas. Hernanes foi o melhor do jogo e autor do gol tricolor aos 21 minutos.
* EXIBIÇÃO tricolor foi taticamente perfeita. Quase não deu espaços para os contra ataques do Atlético. Teve algumas chances de ampliar o placar mas não foi feliz nas conclusões. Entre os jogadores que estiveram em campo, Arboleda foi bem na defesa, Petros, Josilei e Cueva no meio campo e Marcos Guilherme no trabalho ofensivo.
* NO TIME da casa ninguém brilhou. Foi um time apático, sem força para reagir. Mereceu perder. É o grande candidato ao rebaixamento entre os vinte clubes que disputam o campeonato. Detalhe: torcida do São Paulo encheu mais da metade do estádio Serra Dourada. O tricolor paulistano parecia estar em casa. Renda não foi divulgada.
* A VERDADE é que o São Paulo que esteve seriamente ameaçado pelo rebaixamento, está praticamente salvo dessa possibilidade. Um dos responsáveis por essa ascensão foi o meia Hernanes, que atravessa excelente fase. A diretoria colaborou bem com a compra de reforços pontuais. E a torcida deu apoio fantástico a seu time.
* O TÉCNICO Dorival Junior também merece elogios. Ele pegou um time desarrumado, psicologicamente abatido e sem padrão tático. Com muito esforço, o treinador arrumou a casa, definiu o esquema tático ideal e colocou o São Paulo no rumo certo. É um técnico que merece continuar no cargo. Sem pressão, pode produzir bem mais.
* O BRASILEIRÃO tem sequência no meio desta semana com a disputa da trigésima terceira rodada. Na quarta feira jogam Ponte Preta x Grêmio, em Campinas. Chance da Macaca reagir já que o Tricolor gaúcho deve jogar bem desfalcado. O Avaí recebe o Bahia, numa luta para fugir ao rebaixamento. Time baiano mais perto da vitória.
* O ATLÉTICO PR recebe o Corinthians. Precisa vencer. Mas o Timão tem chance de conseguir um bom resultado. O Sport encara o Botafogo carioca. Será fundamental que o time pernambucano vença esse jogo. Sua possibilidade de ser rebaixado é grande. O Flamengo enfrenta o Cruzeiro. Mesmo em casa Fla vai sofrer neste jogo.
* O SANTOS enfrenta o Vasco com objetivo único de vitória. Em tese, tem tudo para consegui-la. O Vitória que está na parte mais baixa da tabela de classificação enfrenta o Palmeiras, em Salvador. Acredito mais no Verdão. Na quinta, o São Paulo pega a Chapecoense, no Pacaembu. Jogo difícil, mas o Tricolor deve faturar mais três pontos.
* O ATLÉTICO MG enfrenta o Atlético GO. Os dois times vem de derrota. Por jogar em casa, o Galo é o grande favorito. O Fluminense que vem de boa vitória sobre o Botafogo carioca, enfrenta o Coritiba, que está com a corda no pescoço. Tricolor me parece mais credenciado a vencer essa partida. Brasileirão terá ainda mais 5 rodadas.
LIBERTADORES E SUL-AMERICANA
* GRÊMIO Porto Alegrense e Lanus, da Argentina, vão decidir a Copa Libertadores de América deste ano nos dias 22 e 29 de novembro (duas quarta feiras). O primeiro jogo como manda o regulamento será em Porto Alegre. O segundo e decisivo será na quarta feira seguinte em Buenos Aires, Argentina. Faltam 19 dias para o primeiro jogo.
* TRICOLOR gaúcho tem mais tradição nesta disputa e já foi campeão uma vez. O Lanus jamais chegou a uma final e terá essa chance nesse ano quando surpreendeu a todos com brilhante campanha e um time muito bem preparado e arrumado. Em tese, Grêmio seria o favorito, mas tudo vai depender do resultado da primeira partida.
* EU EXPLICO. Desde 69 quando o Olímpia, do Paraguai, venceu o Boca numa final de Libertadores dentro do estádio La Bombonera, em Buenos Aires, que um mandante não perde decisão em seu estádio. Se prevalecer essa tradição, o Lanus terá mais chance de ser campeão, dependendo é lógico, do resultado do primeiro jogo no Brasil.
* O LANUS tem um bom time e sabe jogar com o regulamento nas mãos. Certamente vai se fechar no jogo de ida e deixar a decisão para seu estádio que fica num bairro pobre da Grande Buenos Aires. Mas se o Grêmio fizer um placar alto, o Lanus terá sérias dificuldades de reverter o resultado. A previsão é de uma final bem empolgante.
* A COPA Sul Americana chegou a sua fase semifinal. Próximos jogos vão opor Libertad, do Paraguai e Independiente, da Argentina e Flamengo, do Brasil e o Junior Barranquilla, do Equador. O Independiente tem mais tradição e está jogando melhor. É favorito. Já os jogos entre Junior e Flamengo não tem um favorito destacado.
BRIGA NA SÉRIE B
* A SÉRIE B do Brasileirão está chegando ao seu final. Nesta semana terá mais uma rodada (a 34ª) com jogos importantes. Nesta segunda jogam Luverdense x Internacional (que briga para manter-se na liderança). Na terça, mais nove rodadas. Criciúma x Boa Esportes, Vila Nova x Santa Cruz, América MG x ABC de Natal.
* O NÁUTICO vai enfrentar o Paysandu. O Oeste pega o Figueirense e deve vencer. O Brasil de Pelotas enfrenta o Paraná, que precisa vencer para se manter entre os quatro melhores. O Londrina recebe o Goiás,. o Ceará pega o Guarani, de Campinas e o CRB enfrenta o Juventude. No jogo de Fortaleza, o Ceará é o grande favorito.
* SELEÇÃO Brasileira de Futebol se reúne hoje em Paris, França, onde treina até quarta feira. Neste dia vai para Lille, cidade francesa, onde o Brasil vai enfrentar o Japão na sexta feira. Depois a delegação brasileira segue para Londres. No dia 14, terça feira, enfrenta a Seleção da Inglaterra, em Wembley. Dois jogos, dois bons testes.





































































































































