Ponte Preta x Grêmio – Pressionada, Macaca encara Tricolor ‘desinteressado’

O time campineiro tenta se livrar do rebaixamento, enquanto a equipe gaúcha vai jogar com um time misto ou até mesmo reserva

O time campineiro tenta se livrar do rebaixamento, enquanto a equipe gaúcha vai jogar com um time misto ou até mesmo reserva

0002050277659 img

Campinas, SP, 07 (AFI) – A Ponte Preta sinalizou uma reação no Brasileirão ao vencer o líder Corinthians, mas logo em seguida amargou derrota por 2 a o para o Bahia, em Salvador. De volta ao estádio Moisés Lucarelli, o time comandado por Eduardo Baptista espera surpreender mais um dos primeiros colocados em confronto com o Grêmio, às 19h30 desta quarta-feira, pela 33ª rodada, com a missão de deixar o Z4.

No momento na 18.ª colocação, com 35 pontos, o time paulista tem a mesma pontuação de Vitória e Avaí, 17.º e 19.º colocados, respectivamente. A equipe campineira tem uma vitória a mais que o time catarinense e perde de -9 a -11 no saldo de gols para os baianos. Além disso, está a um ponto do Sport, primeiro time fora da zona de rebaixamento, na 16.ª colocação, com 36 pontos.

Quando Grêmio e Ponte se enfrentaram no primeiro turno, na Arena do Grêmio, o lado tricolor levou a melhor com uma vitória por 3 a 1, em jogo válido pela 14.ª rodada. Mas na final da Copa Libertadores, desta vez, o tricolor gaúcho deve poupar sete ou oito jogadores.

Sheik: garantia de empenho

Sheik: garantia de empenho

BAPTISTA CONFIANTE
“Todos dentro do clube estão conscientes de que devemos vencer em casa e nos superar. Então é respeitar o adversário, mas acreditar sempre que a vitória é algo possível de ser alcançado” – explica Eduardo Baptista. Quando soube que o time gaúcho deve atuar com apenas quatro titulares, não mudou seu discurso.

“Aquele jogador que entra está em busca de um espaço e, às vezes, fica mais complicado. Sabemos que teremos pela frente um time forte e precisamos estar atentos para isso” – concluiu.

A delegação retornou de Salvador somente na segunda-feira à noite, treinou nesta terça-feira à tarde e depois seguiu para a concentração.

“Foi um treino leve, mais de posicionamento. Algo setorial. O importante é que nos recuperamos bem fisicamente do desagaste do último jogo, com descanso e boa alimentação” – explicou.

A torcida promete, de novo, atuar como 12.º jogador. A diretoria manteve a promoção de ingressos populares a R$ 10 e R$ 5. A expectativa é de um público em torno de oito mil torcedores. “Mas com a torcida no apoiando isso faz a diferença. Os jogadores sentem isso lá dentro de campo” – diz o goleiro Aranha.

NECESSÁRIO
Em entrevista coletiva, o técnico Eduardo Baptista ressaltou a importância da Ponte Preta conquistar nove pontos nos três jogos restantes como mandante.

“A meta de três vitórias em casa tem de acontecer. Não pode fugir disso. Também precisamos pontuar fora de casa, porque acho pouco 44 pontos”, disse.

Para o jogo desta quarta-feira, o time deve ter uma série de mudanças. O treinador vai contar com importante retorno do atacante Emerson Sheik, além do meia Danilo Barcelos e do volante Naldo, todos retornando de suspensão.

Os dois primeiros têm vagas garantidas nos lugares de Maranhão e Claudinho. Naldo deve ser opção no banco, como o atacante Léo Gamalho, liberado pelo departamento médico.

0002050277659 img

Por outro lado, o técnico não vai contar com o lateral-direito Nino Paraíba, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e vai ser substituído por Emerson.

A ideia é manter a mesma base que vinha atuando, inclusive com a formação da segunda linha de meio-campo formada por Fernando Bob, Elton, Jadson e Danilo Barcelos, um lateral que foi adaptado como meia.

POUPA TODO MUNDO
O técnico Renato Gaúcho fechou o treino desta terça-feira e procurou fazer certo mistério para a partida contra a Ponte. Mas a lista de relacionados indicou que novamente o Grêmio apostará em um time misto na competição.

Preocupado com o excessivo desgaste dos jogadores para o primeiro duelo da final da Copa Libertadores, no dia 22 de novembro, contra o Lanús, em Porto Alegre, Renato poupou cinco de seus principais titulares: os zagueiros Pedro Geromel e Kannemann, o lateral-direito Edilson, o volante Arthur e o atacante Luan.

“Tenho certeza de quem vai entrar dará o máximo em campo. Isso que eu quero. Estamos poupando alguns titulares, mas tudo dentro do que já estava planejado” – justificou Renato Gaúcho antes do embarque para Campinas.

Renato Gaúcho dá moral para todos os jogadores, mas está de olho na Libertadores

Renato Gaúcho dá moral para todos os jogadores, mas está de olho na Libertadores

Além dos jogadores poupados, o Grêmio não poderá contar com o lateral-esquerdo Bruno Cortez e o atacante Lucas Barrios. Contundidos, eles já haviam sido desfalque no último domingo, na vitória sobre o Flamengo, por 3 a 1.

Dos atletas frequentemente utilizados como titulares, assim, apenas Marcelo Grohe, Michel, Ramiro e Fernandinho devem ir a campo. Everton, que vem ganhando espaço nos últimos jogos, também foi relacionado.