Corinthians 3 x 1 Fluminense - Com fato inédito e Jô inspirado, Timão é campeão brasileiro

Essa foi a primeira vez ao longo de todo o campeonato que o time alvinegro ganhou de virada

Essa foi a primeira vez ao longo de todo o campeonato que o time alvinegro ganhou de virada

hqdefault

São Paulo, SP, 15 (AFI) – O Corinthians precisou fazer algo que ainda não tinha feito neste Campeonato Brasileiro para conquistar o título de forma antecipada. Na noite desta quarta-feira, o time paulista saiu atrás do placar, mas conseguiu a virada – o que ainda não havia acontecido – e venceu o Fluminense, por 2 a 1, na Arena Corinthians, pela 35ª rodada.

Faltando apenas mais três rodadas para o fim do campeonato, o Corinthians chegou aos 71 pontos e não pode mais ser alcançado pelo vice-líder Grêmio, que tem 61. Esse é o sétimo título brasileiro do Timão (1990, 1998, 1999, 2005, 2011 e 2015).

Enquanto isso, o Fluminense estacionou nos 43 pontos e não conseguiu afastar de vez o risco de rebaixamento para a Série B. O Tricolor das Laranjeiras tem quatro a mais que a Ponte Preta, primeiro time da zona de rebaixamento.

INSPIRADO
Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas que terminou com o Fluminense na frente, o Corinthians voltou avassalador do intervalo e conseguiu a virada em apenas três minutos, com dois gols de Jô. O camisa 7 alvinegro chegou aos 18 e passou Henrique Dourado, assumindo a artilharia isolada do Brasileirão.

O Corinthians saiu atrás, mas contou com dois gols de Jô e um de Jadson para se sagrar campeão

O Corinthians saiu atrás, mas contou com dois gols de Jô e um de Jadson para se sagrar campeão

PRIMEIRO TEMPO
O que ninguém esperava aconteceu logo no primeiro minuto. Henrique aproveitou escanteio cobrado e, de cabeça, abriu o placar para o Fluminense. A torcida do Corinthians não desanimou e empurrou o time, que se lançou em busca do empate. Rodriguinho tabelou com Camacho e saiu na cara de Diego Cavalieri, mas Reginaldo tirou de carrinho. Na sequência, Fagner cobrou escanteio e Pablo cabeceou por cima.

O Fluminense se fechou e passou a explorar o contra-ataque. Aos 21, Henrique Dourado foi até a linha de fundo e cruzou para dentro da área. Gustavo Scarpa subiu mais que Gabriel e cabeceou. A bola tinha endereço certo, mas explodiu no rosto de Guilherme Arana. Com dificuldades para entrar na área tricolor, o Corinthians resolveu apostar nos chutes de longa distância.

Os dois times reclamaram de pênaltis não marcado pelo árbitro. Aos 30, Fagner recebeu de Romero e bateu cruzado. Jô chegou um pouco atrasado e não conseguiu completar. Gustavo Scarpa cobrou falta, Caíque França não saiu e Reginaldo cabeceou. O goleiro corintiano se recuperou e tirou o perigo. No finalzinho, Rodriguinho cruzou e Cleyson deu uma bicicleta. Bem posicionado, Lucas tirou o perigo.

SEGUNDO TEMPO
O Corinthians voltou arrasador do intervalo. Logo no primeiro minuto, Clayson cruzou e Jô cabeceou para deixar tudo igual. Dois minutos depois, os mesmos personagens comandaram a virada alvinegra. Clayson errou o cruzamento e a bola acertou o travessão de Diego Cavalieri. No rebote, Jô, também de cabeça, não desperdiçou.

Os dois gols inflamaram os mais de 40 mil corintianos presentes na arena. O Fluminense quase empatou em chute de Wendel, que saiu pela linha de fundo. Depois foi a vez de Gustavo Scarpa assustar. O camisa 10 recebeu na entrada da área e bateu colocado por cima do travessão.

Aos 36, Jadson escapou da marcação e bateu colocado. A bola acertou a trave. Três minutos depois, o camisa 10 garantiu o título alvinegro. Fagner tocou, o meia dominou e chutou rasteiro, sem chances para Diego Cavalieri. Na comemoração, a torcida acendeu os sinalizadores e a partida foi paralisada.

PRÓXIMOS JOGOS
O Corinthians volta a campo no domingo, contra o Flamengo, às 17 horas, na Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro. Na segunda-feira, o Fluminense recebe a Ponte Preta, também às 17 horas, no Maracanã. Os dois jogos são válidos pela 36ª rodada.