Sport x Bahia - Finalistas da Copa NE disputam "título" diferente no Brasileirão!

Enquanto Leão da Ilha luta contra o rebaixamento, Tricolor sonha com vaga na Libertadores

Sport x Bahia - Finalistas da Copa NE disputam "título" diferente no Brasileirão!

0002050280079 img

Recife, PE, 18 (AFI) – Vinte quatro de maio de 2017. Naquela quarta-feira, Sport e Bahia decidiam o título da 14ª edição da Copa do Nordeste, vencida pelos tricolores. Quase seis meses depois, neste domingo, às 17 horas, os dois gigantes nordestinos voltam a se enfrentar em um duelo decisivo na Ilha do Retiro, em Recife (PE). Desta vez, os objetivos são completamente diferentes. O Leão da Ilha tenta evitar o rebaixamento com duas rodadas de antecedência no Campeonato Brasileiro. O Tricolor ainda sonha com Libertadores.

A distância entre ambos na classificação tem as mesmas dimensões do momento vivido por cada um. O Rubro-negro vive seu pior momento na competição. No Brasileirão, são oito rodadas sem vitórias, com três empates e cinco derrotas. Considerando também a Sul-Americana, são dez jogos, com quatro empates e seis derrotas. A última vitória foi em 12 de outubro, quando bateu o Vitória, por 2 a 1, no Barradão.

Em casa, onde acontece o duelo deste domingo, a última vitória foi há mais de dois meses. No dia 13 de setembro, bateu a Ponte Preta, por 3 a 1, pela Sul-Americana. Pelo Nacional, já são quase quatro meses sem ganhar como mandante. A última foi em 20 de julho, quando goleou o Atlético-GO, por 4 a 0.

0002050280087 img

O declínio nos últimos meses deixou os pernambucanos em situação quase irreversível, com mais de 95% de chances de queda. Rebaixamento que pode acontecer já nesta rodada, caso o Sport perca e Ponte Preta e Vitória vençam seus jogos. Após levar a goleada para o Palmeiras, por 5 a 1, o time estacionou nos 36 pontos e -15 gols de saldo. Campineiros e baianos têm 39 pontos e -11 e -8 gols de saldo, respectivamente.

TRANQUILIDADE BAIANA
O Bahia passa por situação completamente oposto ao adversário. Nas últimas rodadas, o time vivenciou uma reação impressionante que o livrou do rebaixamento e o colocou em condições de brigar até por uma vaga na Libertadores. Com 49 pontos, na nona colocação, tem um a menos que o Flamengo, último integrante do G7.

O Esquadrão está invicto há seis rodadas, sendo que emplacou uma sequência de quatro vitórias e dois empates. Nas últimas 11 partidas, perdeu apenas uma vez, acumulando ainda seis vitórias e quatro empates. Contra só tem o retrospecto como visitante: são três vitórias em 17 jogos e 15 pontos conquistados em 51 disputados.

0002050280079 img

TIMES
Apesar da goleada contra o Palmeiras, a tendência é de que o Sport não tenha muitas mudanças. Na visão do técnico Daniel Paulista, o time foi bem no primeiro tempo contra o Verdão, quando chegou a dominar. As novidades podem ficar por conta das entradas do zagueiro Ronaldo Alves e do atacante Osvaldo, que estava suspenso, nas cagas de Henriquez e Marquinhos.

“Está todo mundo muito sentido, mas temos que buscar forças para conquistar os pontos necessários. Tivemos muitas oportunidades (contra o Palmeiras), mas não tivemos capacidade de sair na frente e fazer um jogo favorável”, destacou.

Em compensação, o técnico Paulo César Carpegiani terá de superar alguns desfalques importantes no Bahia. O volante Renê Júnior está suspenso pelo terceiro amarelo. A tendência é que Edson, Matheus Sales e Yuri disputem a vaga. Lesionados, os zagueiros Lucas Fonseca e Jackson e o lateral Armero continuam fora.

“É o trabalho de um ano todo que pode ser coroado com esta vaga (para a Libertadores). Primeiro, nosso objetivo principal era permanecer na Série A. Agora, que já garantimos a permanência, acredito que possamos buscar esta vaga. Seria algo maravilhoso”, afirmou o meia Zé Rafael.