Série B: Com efeito suspensivo, Goiás volta a ter o apoio da torcida

O Verdão foi punido com a perda de dois mandos de campo, mas cumpriu apenas um

O Verdão foi punido com a perda de dois mandos de campo, mas cumpriu apenas um

0002050317079 img

Goiânia, GO, 30 (AFI) – Apesar de ter dois jogos seguidos fora de casa – Atlético-GO e Ponte Preta -, o Goiás recebeu uma boa notícia para o seu próximo jogo como mandante. O departamento jurídico esmeraldino conseguiu um efeito suspensivo da punição de dois jogos com os portões fechados e vai poder ter o apoio da torcida contra o Paysandu, no dia 8 de junho.

No último dia 18, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Goiás em dois jogos com os portões fechados devido a confusão protagonizada pelos torcedores nas arquibancadas do Serra Dourada durante o clássico contra o Vila Nova, no início do mês. Uma dessas partidas foi cumprida na derrota para o Boa Esporte, por 2 a 1, no último sábado.

Confusão no clássico resultou na perda de dois mandos de campo para o Goiás (Foto: Marcello Dantas/O Popular)

Confusão no clássico resultou na perda de dois mandos de campo para o Goiás (Foto: Marcello Dantas/O Popular)

O STJD ainda vai julgar o recurso esmeraldino, mas é certeza que a partida contra o Paysandu, pela décima rodada da Série B, será realizado com a presença do torcedor. Assim, dependendo da punição, o outro jogo da pena seria cumprido diante do Juventude, no dia 22 de junho, pela 12ª rodada.

Ainda sem vencer no campeonato, o Goiás está na penúltima colocação da Série B, com apenas dois pontos em sete jogos, na frente do lanterna Criciúma, que tem um. No sábado, o Verdão faz o clássico contra o Atlético-GO, no Olímpico Pedro Ludovico.

O QUE ACONTECEU
O clássico do último dia 5 foi realizado com torcida única e mesmo assim houve uma confusão generalizada nas arquibancadas do Serra Dourada, com torcedores esmeraldinos brigando entre si e também com policiais. O árbitro catarinense Sandro Meira Ricci relatou na súmula que precisou interromper a partida duas vezes e que objetos foram arremessados no gramado.

O Verdão foi denunciado nos artigos 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”.

Antes, atendendo um pedido de liminar da Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o presidente do STJD, Ronaldo Botelho Piacente, proibiu a entrada de materiais das torcidas organizadas do Goiás. Além disso, os jogos do Verdão como visitante poderá ter a presença apenas dos torcedores adversários.