Não foi aquele grande futebol do Brasil, mas vamos pegar o México nas oitavas

A Seleção Brasileira ainda não jogou um futebol de encher os olhos. Não deu show. Mas soube como vencer bem a Sérvia por 2 a 0

A Seleção Brasileira ainda não jogou um futebol de encher os olhos. Não deu show. Mas soube como vencer bem a Sérvia por 2 a 0

0002050323524 img

A Seleção Brasileira ainda não jogou um futebol de encher os olhos. Não deu show. Mas soube como vencer bem a Sérvia por 2 a 0 nesta quarta feira e terminou a fase de grupos da Copa do Mundo como primeiro do grupo. Como consequência, vai pegar a surpreendente Seleção do México, segunda feira que vem, pelas Oitavas de Final do mais importante torneio de futebol do mundo.

Como todo time dirigido por Tite, o Brasil privilegiou a defesa e só atacou quando sentiu que podia sair sem preocupação com possíveis contra golpes do adversário. Dessa forma, quase não levou sustos e fez os gols que precisava para ganhar o jogo e classificar-se para a próxima fase da Copa.

0002050323527 img

OS GOLS
Gols marcados no primeiro tempo por Paulinho, que foi lançado por Phillippe Coutinho e com muita qualidade tocou a bola por cima do goleiro sérvio e, no segundo tempo, na cobrança de um escanteio feita por Neymar e em cabeçada certeira do quarto zagueiro Thiago Silva. Não precisava mais.

A partir daí, o time brasileiro administrou o resultado e só tentou marcar o terceiro gol em jogadas individuais. Quem mais tentou fazer isso foi Neymar. Mas ele foi bem marcado e praticamente anulado pela linha de zaga sérvia.

NEYMAR AINDA FORA…
A verdade é que o maior craque brasileiro ainda está fora de sua melhor forma. Não dribla com a facilidade costumeira, não acerta passes longos e medidos e não finaliza com a precisão de tempos passados.

Em compensação, alguns de seus companheiros brilharam. Caso de Phillippe Coutinho, que, mais uma vez, fez muito bem sua função no meio campo e até um lindo passe para o primeiro gol marcado por Paulinho.

OS MELHORES
Outro que foi muito bem, mas na linha de zaga, foi Miranda. Praticamente não errou um desarme ou uma cabeçada. A seu lado, Thiago Silva também jogou demais e até fez um gol para

Thiago Silva: grande atuação e gol

Thiago Silva: grande atuação e gol

o Brasil no segundo tempo do jogo.

Nas laterais, Fagner fez bem sua função e Marcelo sentiu problema muscular no começo da partida e foi substituído por Felipe Luiz, que deu conta do recado. Na cabeça de área Casemiro voltou a jogar como nos seus bons tempos de Real Madri. Willian correu muito. Foi participativo, mas esteve tecnicamente abaixo do que pode produzir.

O mesmo aconteceu com o centroavante Gabriel Jesus, que mais marcou do que atacou e quase não finalizou contra o gol adversário. Fernandinho, que entrou no segundo tempo, mostrou qualidade. No gol, Alisson esteve bem em todas as suas intervenções.

MEXICANOS ?
Com o final da fase de grupos, o Brasil agora vai esperar a segunda-feira para jogar seu primeiro mata mata. Será contra o México, que fez boa campanha na fase de classificação.

Nos últimos anos, os mexicanos tem complicado o Brasil, mas é bom lembrar que em jogos de Copa do Mundo o México jamais venceu o Brasil.

O que nos leva a crer que a Seleção Brasileira está muito mais perto das quartas de final da Copa do que seu aplicado adversário do próximo começo de semana.

CURTAS * DA * COPA

Neymar entrou em campo mais calmo e menos fominha

Neymar entrou em campo mais calmo e menos fominha

* LEMBRAM quando Tite começou seu trabalho no Corinthians. Naquela época ele privilegiou o sistema defensivo e jogava por uma bola. A jogada quase sempre acontecia, o gol saia (geralmente marcado por Jô) e a partir daí nenhum adversário conseguia empatar o jogo ou virar o placar.

O Corinthians jogando assim foi campeão na época, com toda justiça. Disse tudo isso para comparar o futebol que o Corinthians de Tite jogava na época e o que a Seleção de Tite jogou na fase de grupos da Copa 2018. Não aprovo muito esse esquema, mas é eficiente.

PAULINHO MARCOU, MAS…
* PAULINHO fez o gol, mas não jogou o que sabe. Ainda acho que deveria ser substituído até recuperar seu melhor futebol. Renato Augusto entrou no segundo tempo e pouco fez. Não está em boa fase técnica e nem merece ser titular.

Nas laterais, Fagner jogou dois jogos e deu conta do recado. Sua principal virtude é marcar bem. Tanto que no jogo em que entrou foi o jogador que mais desarmou os adversários. Agora falta ele se soltar como o faz no Corinthians. Ele tem potencial para isso e nas próximas fases poderá ser arma para vencer nossos rivais.

* NEYMAR está muito longe de seu verdadeiro futebol. Me parece ainda muito tenso. Mas contra os sérvios não simulou ter sofrido faltas e evitou discussão com a arbitragem. Melhorou bastante por esse aspecto. Mas ainda lhe falta acertar dribles como sempre fez e acertar chutes contra o gol adversário como é sua marca.

Nesta primeira fase da Copa esteve bem abaixo de seu potencial. Espero que com o passar dos dias e com sua evolução física ele possa crescer e voltar a dar show de bola ainda nesta Copa. Qualidade para tanto ele tem de sobra.

A SURPRESA DA ALEMANHA
* A ALEMANHA caiu fora da Copa como última colocada de seu grupo. Uma enorme surpresa. Mas o time campeão da última Copa mereceu a desclassificação. Nos três jogos que disputou, pouco fez. Nesta quarta, perdeu para a Coreia do Sul por 2 a 0. Um desastre.

0002050323532 img

Enquanto isso a Seleção do México que chegou a pintar como sensação da Copa, perdeu feio para a Suécia por 3 a 0. Com a vitória os suecos classificaram-se em primeiro lugar em seu grupo para surpresa de muita gente. Agora pega a Suíça, outra surpresa, nas Oitavas de Final da Copa.

* A FASE de Grupos da Copa se encerra nesta quinta-feira com mais quatro jogos. As 11 horas, Japão x Polônia. Aposto nos japoneses. Senegal enfrenta a Colômbia. Time colombiano me parece mais preparado para ganhar esse jogo. Está em alta.

Às 15 horas, o bom time da Inglaterra encara a Bélgica. Um jogão, talvez o melhor desta quinta feira. Não há favorito. Qualquer das duas seleções pode vencer. Para completar a rodada jogam Panamá x Tunísia. Dois times fracos que já estão fora da Copa e cumprem tabela. Tudo pode acontecer.