Cinco anos de ascensão e quatro de lástima: o declínio do Joinville após o ápice
Time catarinense foi rebaixado da Série C para a Série D após derrota por 2 a 0 para o Tupi
Time catarinense foi rebaixado da Série C para a Série D após derrota por 2 a 0 para o Tupi
Joinville, SC, 30 (AFI) – Depois de conquistar dois títulos nacionais e três acessos em cinco anos, o Joinville entrou em derrocada a partir de 2015, quando foi rebaixado da Série A para a Série B. Em meio a uma grande crise financeira, o time não parou de cair e enfim teve o rebaixamento à Série D decretado.
A queda já era anunciada, mas foi consumada depois de uma derrota por 2 a 0 para o Tupi, na décima sexta rodada da Série C, no último sábado. O time não tem sequer chances de sair da lanterna do Grupo B, já que tem 10 pontos, sete a menos que o próprio Tupi, que é o vice-lanterna. Isso restando duas rodadas para o fim da fase de grupos.
CINCO ANOS DE ASCENSÃO
O Joinville ficou sem calendário em competições nacionais em 2008 e 2009. Conseguiu, no entanto, o direito de disputar a Série D de 2010 por ter conquistado o título da Copa Santa Catarina, no ano anterior.
Na disputa da quarta divisão nacional, foi eliminado pelo América-AM nas quartas de final, mas conseguiu o acesso na Justiça. Isso porque o adversário havia utilizado o jogador Amaral Capixaba irregularmente, sem registrá-lo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Logo no primeiro ano disputando a Série C, em 2011, o JEC teve um grande desempenho e conseguiu o acesso. A campanha ainda foi coroada como o título da competição, a primeira conquista do clube catarinense no cenário nacional.
Então, voltou a disputar a Série B e foi bem nos dois primeiros anos, terminando em sexto lugar tanto em 2012 quanto em 2013, batendo na trave na briga pelo acesso. Em 2014, enfim conseguiu o acesso à elite, além de conquistar o título da segunda divisão nacional.
QUATRO ANOS DE LÁSTIMA
Neste período até 2014, o Joinville viveu o melhor momento de sua história, se projetando nacionalmente com dois titular. A sequência depois das conquistas, no entanto, foi a pior possível. O time catarinense fez um péssima campanha na disputa do Brasileirão em 2015 e acabou rebaixado na lanterna, com apenas 31 pontos somados.
Em 2016, o Tricolor voltou a disputar a Série B e não repetiu o bom desempenho da última passagem. O time brigou atéfim, mas foi rebaixado na décima sétima colocação, com 40 pontos, a um de distância do Oeste, que terminou uma posição acima da zona de rebaixamento.
De volta à Série C em 2017, o Joinville brigou pela classificação até o fim e não avançou à quartas por muito pouco. Terminou a primeira com os mesmos 25 pontos do quarto colocado e classificado Volta Redonda, mas ficou em quinto porque tinha dois gols a menos no saldo de gols (7 a 5)
Na atual temporada, não fez uma boa campanha no Catarinense e teve que lidar com uma série de problemas financeiros. O extracampo refletiu na disputa da Série C e desde a virada de turno já havia poucas esperanças de que o time conseguisse se livrar da Série D. No ano que vem, corre o risco de ficar sem calendário se não conquistar o acesso.





































































































































