Palmeiras completa 104 anos de existência neste domingo

No início do século 20, jovens italianos decidiram fundar um clube cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol

No início do século 20, jovens italianos decidiram fundar um clube cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol

0002050336975 img

São Paulo, SP, 26 (AFI) – Neste domingo, 26 de agosto de 2018, a Sociedade Esportiva Palmeiras, de muita glórias no cenário brasileiro e mundial, está completando 104 anos de fundação. O Verdão foi fundado em 1914.

No início do século 20, jovens italianos decidiram fundar um clube cujo objetivo principal seria a formação de um time de futebol que representasse toda a enorme colônia italiana diante das grandes equipes da elite paulistana.

A Itália estava reunificada havia pouco mais de três décadas, fato não muito claro para a imensa maioria dos italianos que estavam no Brasil. Em São Paulo, já existiam diversos clubes de italianos, mas cada um representando uma província italiana ou que se dedicavam a outras atividades que não o futebol.

Após algumas reuniões, 46 simpáticos à ideia, liderados por Luigi Marzo e LUigi Cervo, fundaram, em 26 de agosto de 1914, um clube esportivo para todos italianos, ao qual deram o nome de Palestra Itália. Após as dificuldades iniciais, o Palestra Itália disputou sua primeira partida em Votorantim, quando venceu o Savóia por 2 a 0, ganhando a Taça Savóia.

0002050336975 img

Em 1916, o novo clube se filiou à principal liga esportiva da cidade, disputando seu primeiro jogo oficial. No ano seguinte tornou-se vice-campeão paulista e enfrentou pela primeira vez o Corinthians.

O Palestra venceu a primeira partida por 3 a 0 e, no returno, por 3 a 1 o time que viria a ser seu maior rival. Em 1920, o Palestra Itália tornou-se campeão paulista vencendo o jogo decisivo contra o Paulistano.

CONQUISTAS

Na história do time palmeirense, são 22 títulos de pelo Campeonato Paulista, nove conquistas do Brasileirão, uma Taça Libertadores, um vice-campeonato Mundial, de clubes, oito vezes campeão torneio início Paulistão, três vezes campeão da Copa do Brasil, entre outros.

Atualmente, o alviverde tem como presidente Maurício Precivalle Galiotte. No Brasileirão, de 2018, o quadro comandado pelo técnico Luis Felipe Scolari, o Felipão, é quinto colocado com trinta e seis pontos ganhos.