Tricolor segue líder e Verdão é o novo vice no Brasileirão

Agora o São Paulo é o líder isolado com 51 pontos ganhos, o Palmeiras é vice com 50 e o Internacional também tem 50 pontos

Agora o São Paulo é o líder isolado com 51 pontos ganhos, o Palmeiras é vice com 50 e o Internacional também tem 50 pontos

0002050343769 img

O São Paulo tropeçou dentro do Morumbi no último sábado quando só empatou com o limitado time do América Mineiro em 1 a 1. Mas para sua sorte, o Inter, que poderia superá-lo no número de pontos, só empatou com o Corinthians dentro do Itaquerão em 1 a 1 e a diferença entre os dois clubes se manteve no mesmo patamar.

Mas neste domingo, o Palmeiras conseguiu vencer com dificuldade o Sport lá no Recife por 1 a 0 e passou o Colorado gaúcho na classificação geral do campeonato. Agora o São Paulo é o líder isolado com 51 pontos ganhos, o Palmeiras é vice com 50 e o Internacional também tem 50 mas perde para o Verdão no saldo de gols (21 a 17).

FLAMENGO está no bloco de frente do Brasileiro
FLAMENGO está no bloco de frente do Brasileiro

MENGO ESTÁ PERTO
Paralelamente, o Flamengo venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1, no Maracanã e foi para 48 pontos (ou seja, ficou apenas três pontos abaixo do líder!) e o Grêmio saltou de 44 para 47 pontos.

Fica claro, portanto, que nos primeiros lugares da classificação geral do Brasileirão a situação está embolada.

Importante ainda destacar que nesse momento os dois melhores times do campeonato pertencem ao futebol paulista, São Paulo e Palmeiras. Logo em seguida vem o Inter, o Flamengo e o Grêmio.

O Atlético Mineiro, que até faz boa campanha, ficou agora um pouco mais distante desses cinco clubes na briga pelo título brasileiro da temporada.

SÓ UMA VITÓRIA PAULISTA
Entre os clubes paulistas, só um venceu na 26ª rodada do Brasileiro, o Palmeiras (aliás, o time de Felipão é o clube que mais venceu no segundo turno do campeonato). São Paulo e Corinthians empataram em casa, enquanto o Santos perdeu em BH. Quanto aos outros participantes, destaco que o Ceará jogou bem mas caiu diante do Grêmio, em Porto Alegre, na manhã de domingo.

O Sport, que sonhava em sair das últimas colocações, continua em penúltimo lugar e o Vitória, que estava num crescendo sob o comando de Paulo Cesar Carpegiani, perdeu em Salvador, neste domingo para o Botafogo carioca por 4 a 3, numa das grandes surpresas da rodada (até pelo grande número de gols da partida).

CLÁSSICO NO PARANÁ
No clássico de Curitiba entre Atlético e Paraná, a vitória foi do Furacão por 3 a 0 e poderia até ter vencido por placar mais elástico. Com esse resultado, o Atlético ficou ainda melhor colocado na tabela de classificação enquanto o Paraná deu mais um passo decisivo rumo ao rebaixamento (parece que esse time não tem mesmo mais salvação!).

Na noite desta segunda feira Chapecoense e Vasco, que jogam em casa, tentam sair da Zona do Rebaixamento.

C * U * R * T * A * S

* O SANTOS de Cuca perdeu mais uma. Desta feita caiu em Belo Horizonte diante do Cruzeiro por 2 a 1. Único gol santista foi marcado por Gabigol. O jogo não foi assim tão bom, mas o Cruzeiro que começou perdendo, soube como virar e chegar a vitória.

Com isso ficou apenas seis pontos do G6 que vai definir os clubes brasileiros que disputarão a Libertadores no ano que vem. No primeiro tempo o Peixe até mostrou algum futebol. Mas no segundo, só deu Cruzeiro. Daí a justiça na virada e o placar de 2 a 1 para o time dirigido por Mano Menezes.

* PEIXÃO não levava gols à oito jogos. Time de Cuca não tinha sido derrotado no segundo turno do campeonato. Foi, portanto, uma péssima exibição do Santos, que sonhava ainda em brigar por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Só que, com essa derrota, essa possibilidade fica bem diminuída. Lembramos que nessa semana que começa, o Santos vai cumprir o jogo atrasado contra o Vasco. A partir daí, todos os clubes que disputam o Brasileiro estarão com 26 jogos disputados. Vão faltar mais doze para o campeonato terminar.

VERDÃO VENCEU NA ILHA

* VITÓRIA muito difícil mas merecida em Recife diante do Sport, deu ao Palmeiras a vice liderança do campeonato, um ponto abaixo do São Paulo. Foi no peito e na raça. O Sport lutou muito, dificultou ao máximo e quase conseguiu ao menos empatar com o Verdão dentro de casa.

Mas não deu. Ganhou o Palmeiras e perdeu o Sport que, cada vez mais, está perto mais uma vez do rebaixamento para a série B do campeonato. O estádio de Ilha do Retiro superlotou. Torcida local apareceu em peso e torcida palmeirense também mostrou sua cara.

* O GOL de William aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo. Houve um escanteio, Magrão fez uma grande defesa mas deu rebote, e William chegou com tudo para tocar prá dentro do gol do Sport. No time verde sobressaíram-se Felipe Melo, Thiago Santos, Jean e William (pelo gol que fez).

No Sport Magrão foi o destaque, mas no geral todos os seus jogadores se dedicaram ao máximo e não se pode reclamar de nenhum deles durante os noventa minutos de jogo. Durval, na zaga, foi o líder e o destaque no combate duro ao ataque inimigo.

* EDUARDO Baptista é o técnico do Sport. Voltou para o Sport depois de algum tempo e não melhorou nada na produção do time. Ou seja. Por falta de um treinador mais qualificado o Sport deve mesmo cair para a série B do Brasileirão.

Além disso, é bom que se diga, elenco do Leão do Recife tem muitas deficiências. Aliás, futebol pernambucano no geral vai mal das pernas. Pelo visto, no ano que vem, o Estado não terá nenhum representante na Série A do Campeonato Brasileiro.

TIMÃO AJUDA TRICOLOR

* CORINTHIANS ficou no empate pela contagem mínima no jogo disputado domingo à tarde, no Itaquerão, contra o Internacional. Com o resultado, o Colorado gaúcho perdeu a chance de voltar a liderança isolada do campeonato. O resultado até foi justo.

Os dois times jogaram muito mais para não tomar do que para fazer gols. No time da fiel o maior destaque foi Jadson. Seu gol foi marcado por Douglas, de cabeça, aos 4 minutos do segundo tempo. Damião fez o gol do Inter, aos 44 do segundo em completo impedimento. Falha grotesta do juiz.

* FICOU evidente que o atual time corintiano é bem limitado. Jair Ventura usou o que tinha de melhor e, ainda assim, o time não produziu um futebol de boa qualidade. Até jogadores que brilharam recentemente como o paraguaio Romero, não produziram o esperado.

0002050343780 img

Pior ainda é que no final do segundo tempo a opção para tentar “melhorar” o ataque alvinegro foi o veterano Emerson Sheik. Um jogador que já não tem mais nada a oferecer ao time nesse momento. Assim como Danilo, que ficou no banco, mas já deveria ter sido dispensado do elenco.

* POUCO mais de 27 mil corintianos foram ao Itaquerão mesmo com tempo bom e agradável para se ver futebol. Talvez a fiel soubesse que não iria ver um bom espetáculo ou então que tenha resolvido ganhar o dinheiro do ingresso para assistir o jogo de quarta feira, contra o Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil.

De qualquer maneira, a média de público corintiana nesse campeonato tem sido muito inferior a de outras temporadas. Pior para a diretoria que tem muitas contas a pagar, mas o dinheiro não entra. Até quando isso vai continuar?

VEXAME NO MORUMBI

* DIANTE de mais de 47 mil torcedores o São Paulo deu um meio vexame no sábado à tarde no Morumbi. Só empatou com o limitado América MG mesmo fazendo o primeiro gol através Diego Souza, em cruzamento de Nenê no final do primeiro tempo.

No final do segundo, um descuido da zaga, permitiu ao time mineiro chegar ao empate. Tricolor dominou os dois tempos de jogo, criou oportunidades mas não conseguiu ampliar o placar. Por isso, no fim da partida, cedeu o empate. Torcida não perdoou e vaiou forte jogadores e comissão técnica.

0002050343782 img

* VOU tentar explicar por que o São Paulo não cumpre no segundo turno campanha tão boa quanto a do primeiro. Bom lembrar que o segundo turno é sempre mais brigado, mais disputado. Vencer é sempre mais difícil, mesmo em casa.

Ainda assim, o Tricolor caiu de produção. Mas por que isso aconteceu? Em minha opinião, por ter feito a maioria dos jogos do returno sem seu time principal. Aquele que tem Rojas e Everton pelas pontas, Nenê e Diego Souza pelo meio. Falta dos seus dois ponteiros, portanto, diminuiu muito a força ofensiva do time.

* HÁ CLUBES que possuem reservas a altura dos titulares e até com as mesmas características. O Tricolor de Aguirre não tem. Quando Rojas e Everton não jogam, o técnico precisa improvisar. E improvisação nem sempre dá certo, apesar do esforço dos jogadores que entram.

Lembramos ainda que o São Paulo continua como o clube que menos perdeu no campeonato. Quando joga completo, time tem muita força. Por isso ele deve continuar brigando pela liderança e pelo título. Se não tiver problemas com contusões, deve crescer nos próximos jogos.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO

* TODOS os resultados da vigésima sexta rodada do Brasileirão 2018. São Paulo 1 x América MG 1, Grêmio 3 x Ceará 2, Atlético PR 3 x Paraná 0, Flamengo 2 x Atlético MG 1, Corinthians 1 x Internacional 1, Sport Recife 0 x Palmeiras 1 , Cruzeiro 2 x Santos 1 e Vitória 3 x Botafogo 4 .

Nesta segunda feira ainda jogam a partir das 20 horas, Chapecoense x Fluminense e Vasco x Bahia. Acredito em vitória da Chape e um jogo muito equilibrado em São Januário. Bom lembrar que o Vasco da Gama tem um jogo a menos neste campeonato.

0002050343784 img

* CONFIRAM os próximos jogos do Brasileiro. sábado – Fluminense x Grêmio, América MG x Corinthians, as 19 horas, em BH, Bahia x Flamengo. No domingo as 11 horas, Palmeiras x Cruzeiro, na Allianz Arena.

A partir das 16 horas, Atlético MG x Sport Recife, Botafogo x São Paulo, no estádio Nilton Santos, no Rio, Santos x Atlético PR, na VIla e Internacional x Vitória. As 19 horas o Ceará enfrenta a Chapecoense numa briga para sair da Z4. Na segunda feira, a partir das 20 horas, o Paraná enfrenta o Vasco da Gama, em Curitiba, pela SporTV.

* A CLASSIFICAÇÃO da Série A do Brasileiro da série A está assim. São Paulo é o líder com 51 pontos ganhos. Palmeiras e Inter tem 50. Flamengo, 48. Grêmio, 47. Atlético MG, 42. Cruzeiro, 38. Corinthians, 34. Atlético PR e Santos, 33. Botafogo, 32. América MG e Fluminense, 31. Vitória e Bahia, 29. Chapecoense, 28. Ceará, 27. Vasco da Gama, 25. Sport Recife, 24 e Paraná, 16.

A briga pelo titulo brasileiro ficou mais acirrada. Já na luta para não cair, o Paraná já está fora. Sport, quase. Os demais lutarão para não ocupar as outras duas vagas.

OS CONVOCADOS DE TITE

* TITE voltou a convocar na última semana jogadores que vão defender a Seleção Brasileira em dois amistosos no início de Outubro na Arábia Saudita. Entre os convocados, algumas novidades. Phillipe, goleiro sub 20 do Grêmio, Pablo, zagueiro do Bordeaux, da França e Wallace, meia do Hannover, da Alemanha.

Dos três só não entendo a presença de um reserva do reserva do Tricolor gaucho, o goleiro Phillipe. Afinal, o que tem a ver a Seleção principal do Brasil com a sub 20? É frescura de Tite. Poderia chamar algum goleiro da divisão A do Brasileirão.

* NO GOL estão Alisson, titular absoluto, Ederson, do Manchester City e Phillipe, do Grêmio. Na linha de zaga Alex Sandro, Danilo, Militão, Fabinho, Marquinhos, Marcelo (que volta), Miranda (que volta) e Pablo.

No meio campo Artur, Casemiro, Fred, Phillippe Coutinho, Renato Augusto (que volta) e Wallace. No ataque, Everton, Firmino, Gabriel Jesus, Malcon, Neymar e Richarlison. Destes, Tite falhou na convocação de Everton, do Grêmio. Ele prometeu não chamar ninguém da divisão A do Brasileiro. Chamou e prejudicou o time de Renato gaúcho.

* OS JOGOS da Seleção serão disputados nos dias 12 de outubro, em Riad, contra a Arábia Saudita. No dia 16, em Jedah, será o amistoso contra a Argentina, tradicional adversário do Brasil. No caso do jogo diante da Arábia, não entendo porque aceitar um jogo contra uma seleção tão frágil.

De que vale um teste diante do time árabe? Já contra os argentinos, que também reformulam sua seleção, o teste será válido porque será o confronto tradicional de dois gigantes da América do Sul. Seleção se apresenta dia 8 de outubro, em Londres, na Inglaterra.

FORTALEZA VENCE DE NOVO NA SÉRIE B

* O FORTALEZA voltou a vencer na Série B do Brasileirão. Em casa, derrotou o Vila Nova por 2 a 0 e chegou aos 50 pontos ganhos na liderança absoluta do campeonato. Vamos a todos os resultados da vigésima oitava rodada da competição. Atlético GO 0 x Juventude 1, Londrina 2 x Figueirense 0, Goiás 2 x Ponte Preta 2, São Bento 0 x Boa Esportes 0, CRB 1 x Coritiba 1, Fortaleza 2 x Vila Nova 0, Brasil de Pelotas 1 x Oeste 3, Paysandu 1 x Criciúma 1, Guarani 1 x CSA 0 e Avaí 3 x Sampaio Correa 0. A classificação da Série B do Brasileiro ficou assim.

Fortaleza venceu o Vila Nova com dois gols na parte final do jogo

Fortaleza venceu o Vila Nova com dois gols na parte final do jogo

*EM PRIMEIRO lugar como disse está o Fortaleza com 50 pontos ganhos. Goias e CSA tem 46. Avaí, 45. Guarani, 44. Atlético GO e Vila Nova, 43. Londrina e Figueirense, 39. Oeste, 38. Ponte Preta e Coritiba, 37. Criciuma e São Bento, 36. Brasil de Pelotas, Paysandu e Juventude, 31.CRB, 30. Boa Esporte, 26. Sampaio Correa, 25.

Faltam dez rodadas para o final do campeonato. Fortaleza, Goiás, CSA, Avaí e Guarani são no momento os favoritos a ascender a série A em 2019. Na parte de baixo, Sampaio, Boa e CRB estão muito ameaçados.

* PRÓXIMA rodada. Nesta terça, Fortaleza x São Bento as 19h15, Ponte Preta x Brasil de Pelotas, as 21h30 em Campinas, Quinta feira, Juventude x Londrina., Na sexta, Paysandu x Goiás e Vila Nova x Guarani, as 21h30. No sábado, Oeste x Sampaio Correa, as 16h30, Figueirense x Atlético GO, CRB x CSA, Coritiba x Avaí e Boa Esporte x Criciúma.

Entre os clubes paulistas o Guarani é o que faz melhor campanha. Tem chance de subir. Depois vem Oeste, Ponte e São Bento. O time de Sorocaba precisa tomar cuidado para não ser rebaixado.

COPA DO BRASIL E SUL-AMERICANA

* OS JOGOS de volta das semifinais da Copa do Brasil serão disputados nesta semana. Na quarta feira, a partir das 21h45, jogam Corinthians x Flamengo, no Itaquerão e Cruzeiro x Palmeiras, no Mineirão. No jogo de ida deu empate no Rio.

Assim, quem vencer o jogo em Itaquera estará classificado. Se houver empate a decisão será nos pênaltis. Jogo equilibrado. Em Minas o Cruzeiro só precisa de um empate para se classificar porque ganhou o jogo na Allianz Arena por 1 a 0. Mas o Verdão tem time para dar a virada e conseguir garantir sua classificação.

* TAMBÉM a Copa Sul Americana terá sequência na sua fase Oitavas de Final. Nesta terça jogam Nacional do Uruguai x San Lorenzo. Na quarta, Junior Barranquilla x Colon e, na quinta, Banfield x Defencia y Justicia.

Até agora só um clube já garantiu vaga nas quartas de final. É o Deportivo Cali, que já disputou os dois jogos da fase. Faltam portanto mais sete clubes para compor os oito que vão disputar as quartas de final. Bahia, Botafogo, Atlético Paranaense e Fluminense representam o Brasil nessa competição. Todos com chance de chegar ao título.