São Bento fica na mira de clubes ameaçados na Série B por supostas irregularidades
Time de Sorocaba contratou seis jogadores oriundos de outros clubes da Série B, mas alega estar dentro do regulamento
Uma suspeita de irregularidade paira sobre a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro
Sorocaba, SP, 18 (AFI) – Uma suspeita de irregularidade paira sobre a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. Em informações levantadas de forma exclusiva pelo Portal Futebol Interior, o São Bento poderia ter escalado um jogador irregular e correria o risco de perder pontos importantíssimos no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (SJTD).
De acordo com os dados levantados, o time de Sorocaba contratou seis jogadores oriundos de outros clubes da Série B, enquanto o regulamento permite apenas cinco. Um concorrente da Série B já programa a denúncia no Tribunal do Rio de Janeiro.
De acordo com o Artigo 8º do Regulamento Específico da Competição:
“uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B; de um mesmo clube da Série B, somente poderá receber até 3 (três) atletas”.
Até o fechamento desta matéria o São Bento não se pronunciou oficialmente.
CONTRATOU SEIS
O São Bento contratou seis jogadores oriundos de outros clubes da Série B: o lateral-direito Tony e o atacante Gabriel Vasconcelos, que defenderam a Ponte Preta, o meia Abuda e o atacante Samuel Santos, ex-jogadores do Figueirense, o atacante Joãozinho, que veio do Vila Nova, e o zagueiro Douglas Mendes, que defendeu o Paysandu.
A grande defesa do clube de Sorocaba está no atacante Gabriel Vasconcelos, de 22 anos. Ele atuou apenas uma vez com a Ponte Preta, na derrota por 1 a 0 para o Sampaio Corrêa, na 7ª rodada.
Depois, ficou mais oito jogos no banco de reservas. Como pertence ao Corinthians e estava emprestado ao clube de Campinas, voltou para o Parque São Jorge. Pouco tempo depois, acabou negociado com o São Bento.
DÚVIDA DE INTERPRETAÇÃO
É justamente neste momento que cabe interpretação. Gabriel Vasconcelos teve seu contrato com a Ponte Preta rescindido e publicado no Boletim Informativo Diário (BID) no dia 3 de agosto, confirmando seu retorno ao Corinthians, com quem assinou um novo vínculo definitivo.
De lá foi para o time de Sorocaba só no dia 10 de agosto, uma semana depois, emprestado pelo time do Parque São Jorge – clube que não disputa a Série B.
Com o São Bento Gabriel Vasconcelos fez cinco jogos e ficou outras seis vezes no banco de reservas. Douglas Mendes, zagueiro que veio do Paysandu, por outro lado, foi contratado no dia 31 de julho e ainda não fez nenhuma partida oficial.
Assim que chegou ficou quatro jogos consecutivos no banco de reservas e desde então passou a treinar separado, sem nenhuma oportunidade com o técnico Marquinhos Santos. Tal fato, também teria levantado suspeita dos rivais.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS
Advogado especialista em direito esportivo, Osvaldo Sestário, acostumado a trabalhar no STJD, ajudou o Portal Futebol Interior a elucidar toda a confusão.
“Não posso opinar exatamente sobre o caso porque não estudei os documentos. Mas pelo que você está me explicando, o Gabriel Vasconcelos teria uma nova origem (Corinthians) e não valeria como transferência entre clubes da Série B. Mas tudo cabe interpretação do Procurador-Geral do STJD, Felipe Bevilacqua”.
Outro advogado contatado pelo Futebol Interior, o carioca Paulo Rubens, que defende o Vasco e outros clubes no STJD, seguiu uma linha de raciocínio parecida:
“Eu teria que olhar o processo, muito complicado analisar sem conhecer o caso. Cabe interpretação. O regulamento fala sobre transferências entre clubes da Série B, mas o jogador foi emprestado pelo Corinthians”, analisou.
DE OLHO EM FALHA
Nos bastidores, os clubes que brigam contra a zona de rebaixamento já começam a analisar a possível irregularidade como uma saída para permanecer na segunda divisão. Boa Esporte, com 26 pontos, Juventude, Paysandu e CRB, todos com 32, estão de olho no caso.
O São Bento, com 39 pontos, está muito perto de confirmar a permanência, mas pode ter que decidir o seu futuro nos tribunais. O clube perderia três pontos por partida em que teria cometido irregularidade.
O atacante Samuel Santos foi o último contratado a chegar em Sorocaba e seria, teoricamente, o jogador irregular. Ele atuou oito jogos e ficou um no banco. Ele pertence ao Marítimo de Portugal, mas estava disputando a Série B emprestado ao Figueirense.
NÃO É NOVIDADE
Em setembro, o São Bento ficou muito perto de contratar o atacante Kléber Gladiador, ex-Palmeiras, e que neste ano foi registrado pelo Coritiba para disputar a Série B.
Na época, o clube consultou o regulamento da CBF e conferiu que já tinha estourado o limite de transferências entre clubes, melando a negociação em cima da hora. Os sorocabanos inclusive já tinham oficializado o acerto, mas tiveram que voltar atrás.





































































































































