FPF é parceira em Virada da Consciência Negra de 2018

Haverá atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares

Haverá atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares

0002050354438 img

São Paulo, SP, 15 – Entre 17 e 21 de novembro, a cidade de São Paulo vai se tornar a Capital da Consciência Negra com atividades gratuitas de diversas naturezas: esportivas, artísticas, literárias, musicais, gastronômicas, em dezenas de lugares. Isso graças à crescente adesão de instituições e empresas à grande celebração da igualdade.

Entre os parceiros da Virada da Consciência estão a Prefeitura de São Paulo, o Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, SESC, SESI, Centro Cultural Banco do Brasil SP, Caixa Cultural, Itaú Cultural, Memorial da América Latina, todo os museus da cidade, USP, UNESP, UNICAMP, UNIFESP, UNIP, Natura, Coca-Cola, Santander, Correios entre tantos.

Essas parcerias ampliam o impacto da Virada da Consciência, cuja característica principal será oferecer oportunidade de participação da população nas atividades e não apenas figurar como espectador.

player

SAMBA E LAVAGEM NA ESQUINA DA IPIRANGA COM AV. SÃO JOÃO
No dia 17, sábado (12h), as baianas da Escola de Samba Vai Vai e X9 Paulistana fazem um ritual de abertura da resistência da cultura negra lavando a rua, na esquina mais famosa de São Paulo. O samba continua no Bar Bhrama, um dos parceiros da Virada da Consciência.

LITERATURA
Enquanto escritores brasileiros e estrangeiros negros e brancos discutem seu trabalho, um debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares dá o tom na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA -, que homenageia a escritora Conceição Evaristo, no Campus da Faculdade Zumbi dos Palmares.

ESPORTE
Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade às 7h, no dia 20. No Estádio do Pacaembu, atividades começam 10h, com provas de distância para crianças de todas as idades, e se encerrarão com o Jogo pela Consciência, entre o time de másters do Corinthians e personalidades (15h). Ainda no complexo esportivo do Pacaembu, a Copa dos Refugiados, idealizada pela ONG África do Coração, com apoio da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, o final do Campeonato Universitário de Futsal e atividades voltadas para pessoas portadoras da Síndrome de Down.

No Centro Esportivo do Tietê, as atividades ocorrerão no dia 18, a partir das 10h, com o Desafio Zumbi 3X3 (basquete de rua), seguido pelo Desafio 5X5 e pelo Torneio de Capoeira da cidade de São Paulo. Das 10 às 17h, alunos da rede pública de ensino municipal e estadual participam das clínicas de basquete e do torneio 3X3. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e corrida integram a programação.

Reinaldo Carneiro Bastos é presidente da FPF
Reinaldo Carneiro Bastos é presidente da FPF

PEDALADAS
Nos dias da Virada, as bikes do Itaú estarão liberadas para os participantes que registrarem a senha valeuzumbi.

ARTE
Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital. A programação completa está no site.