Só o Corinthians venceu nos jogos de ida das semifinais do Paulistão

Palmeiras ainda tem um ligeiro favoritismo, apesar do empate no Morumbi. Timão abriu boa vantagem sobre o Peixe.

Palmeiras ainda tem um ligeiro favoritismo, apesar do empate no Morumbi. Timão abriu boa vantagem sobre o Peixe.

0002050378828 img

As semifinais do Paulistão 2019 começaram no último final de semana. No sábado, um super clássico entre São Paulo e Palmeiras, no estádio do Morumbi, que teve bons momentos e um placar final de 0 a 0. No domingo, o Corinthians recebeu o Santos em Itaquera e conseguiu sair na frente nesta disputa. Placar final, 2 a 1 para o time da Fiel.

O jogo do sábado mostrou um São Paulo muito diferente da fase de classificação. Um time que, motivado pela presença de suas jovens revelações, impôs um ritmo forte a partida e deixou o torcedor sãopaulino empolgado.

O Palmeiras com seus principais jogadores também jogou um futebol competente e dividiu com o Tricolor as emoções do clássico. Na somatória de virtudes e qualidades os dois times se equilibraram e o placar final mostrou bem o que foi a disputa durante os pouco mais de noventa minutos de jogo.

Desta vez o VAR salvou o São Paulo, mas de maneira correta

Desta vez o VAR salvou o São Paulo, mas de maneira correta

GOLS EM ITAQUERA

Na verdade, só faltaram gols para que o clássico do sábado fosse um espetáculo completo. Os times fizeram por merecer os gols mas seus atacantes não estavam muito inspirados. Já na partida entre Corinthians e Santos, os gols saíram.

Clayson fez um golaço e importante ao Timão

Clayson fez um golaço e importante ao Timão

Logo aos 4 minutos do primeiro tempo Manuel abriu o placar. Aos 7 o atacante Derlis Gonzales igualou. E aos 31 minutos Clayson desempatou.

Uma vitória justa do time de Fábio Carille que parece ter encontrado a melhor forma de fazer sua equipe se impor aos seus adversários.

O Santos de Sampaoli, por sua vez, não repetiu atuações anteriores. Aliás, acho até que o Peixe atravessa uma fase de decadência técnica.

De um time ofensivo e insinuante transformou-se numa equipe que erra muitos passes, não finaliza com assiduidade e tem sérios problemas defensivos.

PEIXE PRECISA MELHORAR
Se repetir essa atuação na próxima segunda feira à noite, o Santos será desclassificado pelo Corinthians. Quanto as possibilidades de Palmeiras e São Paulo, diria que a vaga para as finais está em aberto. O São Paulo está jogando um ótimo futebol e seus garotos não parecem sentir os efeitos da responsabilidade de disputar uma semifinal diante de um adversário tão poderoso.

O Palmeiras, em minha opinião, continua com ligeiro favoritismo nesta disputa, mas depois da exibição do jogo de sábado, já passo a aceitar a ideia de que o São Paulo também tem chance de classificação.

OS JOGOS DE VOLTA
Os próximos jogos das semifinais serão disputados no próximo final de semana. No domingo, as 16 horas, jogam Palmeiras e São Paulo na Allianz Arena. Na segunda feira à noite, 20 horas, jogam Santos e Corinthians, no Pacaembu.

Os dois classificados vão disputar o título paulista da temporada. Publico pagante nos dois jogos citados: no Morumbi presença de 43.202 torcedores. No Itaquerão, 39.919.

C * U * R * T * A * S

* PRIMEIRO jogo das semifinais do Paulistão entre São Paulo e Palmeiras terminou empatado e sem gols. Resultado foi justo com base naquilo que os dois times produziram em campo. Foi o terceiro jogo seguido da nova equipe montada pelo técnico Vagner Mancini que privilegiou as jovens revelações do clube.

Nos dois primeiros jogos com essa formação o São Paulo venceu o Ituano nas quartas de final. Dessa vez, ficou no empate e mostrou que hoje tem potencial para continuar na briga por uma vaga na grande final. È uma equipe forte.

* O PALMEIRAS contou com seus principais valores. Time demorou para entrosar e ficou parte do primeiro tempo mais preocupado em se defender do que em atacar. O São Paulo se impôs com jogadas bem organizadas e com muita velocidade.

Mais uma vez o jovem Antony destacou-se como o mais perigoso e objetivo do time. Mas nas outras posições o Tricolor paulistano também teve jogadores jogando um futebol que encantou sua torcida. Casos do goleiro Volpi, do zagueiro Anderson Martins, do volante Luan, do lateral Hudson e do meia Liziero.

Pablo não foi bem no Morumbi

Pablo não foi bem no Morumbi

ATACANTE NÃO SE DEU BEM

* QUEM NÃO não conseguiu se encontrar em campo foi Pablo, que chutou muitas vezes contra o gol de Weverton, mas não conseguiu vencer o goleiro palmeirense. No Verdão Edu Dracena foi o melhor da defesa. Felipe Melo e Bruno Henrique jogaram em alto nível no meio campo.

Dudu correu o tempo todo, deslocou-se muito e deu extremo trabalho a linha de zaga tricolor. Na frente, Deyverson também merece destaque. Quem produziu pouco foi Goulart (não se achou em campo). Jogo foi de bom nível e teve uma bola na trave, uma para cada time.

* HOUVE um lance polêmico durante o clássico. Numa jogada de ataque do Palmeiras, Dudu entrou na grande área em condições de finalizar, mas caiu antes de tentar o chute. Ele dividiu a jogada com Reinaldo, e ambos tentaram se proteger com os braços.

O árbitro que estava próximo, deu pênalti. Mas como surgiu uma dúvida levantada pelo VAR, o árbitro resolveu ir rever o lance no monitor instalado na beirada do campo. Na sua volta, levantou os braços e avisou que a marcação do pênalti estava anulada. Em minha opinião, não houve a infração.

Pênalti anulado após consulta ao VAR

Pênalti anulado após consulta ao VAR

DEPENDE DE INTERPRETAÇÃO

* O PROBLEMA é que pênalti é um lance que depende da interpretação do árbitro. Ele é a autoridade, ele é absoluto em suas decisões. Por isso, acho que nem deveria ter ido consultar o monitor.

Se estava convicto, deveria ter confirmado o pênalti. Mas parece que o VAR o convenceu de quer não houve a falta e, portanto, o pênalti não existiu. Ficou a dúvida no ar.

Mesmo assim, o VAR vai continuar a ser utilizado em todos os jogos decisivos do Paulistão. Com o empate, a decisão da vaga nas finais ficou para o próximo domingo na Allianz Arena.

TIMÃO GUERREIRO

* O FUTEBOL exibido pelo Corinthians diante do Santos no domingo foi parecido com aquele que no ano passado lhe deu o título paulista. Prioridade para a defesa, contra ataques fulminantes e muita aplicação de todos os jogadores.

Já o Santos que era um time ofensivo e disposto a sempre fazer mais gols, decepcionou. O time não entrosou. Até parecia que seus jogadores não sabiam o que fazer com a bola. Na maioria das vezes eles perdiam passes fáceis e não conseguiam vencer o adversário no drible. Foi uma exibição pouco convincente.

Manoel abriu o placar para o Corinthians em Itaquera

Manoel abriu o placar para o Corinthians em Itaquera

* NESTE jogo aconteceu um fato extra. O goleiro Cássio, que vinha sendo o melhor em campo pelo Corinthians, cometeu uma falha grotesca no gol marcado por Derlis Gonzales. Acredito até que ele menosprezou o lance e achou que seria fácil segurar a bola. Errou.

E no seu erro o atacante santista foi rápido o necessário para tocar a bola para dentro do gol corintiano. No time da fiel destaque para Manuel na defesa, Ralf na cabeça de área, Clayson no ataque. Gustagol, dessa vez, não apareceu tanto. Ralf completou 400 jogos com a camisa alvinegra.

O PIOR O SANTOS

* NO SANTOS o pior foi Luiz Felipe. Ele que vinha sendo um dos melhores jogadores do sistema defensivo santista, fracassou nesse jogo. Teve momentos de verdadeiro principiante. Uma tarde de nenhuma inspiração do jovem zagueiro santista.

Entre os que jogaram um bom futebol podemos destacar Derlis Gonzales, que fez o gol santista, Nas demais posições poucos conseguiram brilhar. Não só pela falta de inspiração mas também pela ótima marcação feita pelo adversário. Sampaoli tentou mexer mas o time não reagiu como ele esperava.

LIBERTADORES COM JOGOS IMPORTANTES

* COPA Libertadores de América continua neste meio de semana com jogos importantes. Como sempre faço, darei destaque para os jogos que terão participação de clubes brasileiros. Nesta terça-feira, por exemplo, jogam Internacional e River Plate, da Argentina, em Porto Alegre.

Colorado tenta manter os 100% na LIbertadores

Colorado tenta manter os 100% na LIbertadores

Um jogaço as 19h15. Na Argentina o San Lorenzo recebe o Palmeiras, também as 19h15. Verdão está invicto e pode manter o nível. Em Curitiba, o Atlético Paranaense encara o Boca Juniors, que é líder do seu grupo. Furacão pode surpreender em casa. Jogo será as 21h30.

* NA QUARTA feira o Emelec enfrenta o bom time do Cruzeiro, de BH. Jogo começa as 21h30. Time de Mano Menezes tem tudo para vencer. No Rio de Janeiro o Flamengo, que é líder de seu grupo, enfrenta o Peñarol. Um clássico sul americano. Mengão é favorito.

Em BH o Atlético Mineiro que vai mal na Libertadores tenta se recuperar diante do Zamora. Se perder, a classificação do Galo estará bastante ameaçada. Jogo será as 19h15. Na quinta, o Grêmio visita o Universidad Católica do Chile as 19 horas. Tricolor gaúcho vence ou pode até cair fora.

RIVAIS NA COPA DO BRASIL

* PELA Copa do Brasil, terceira rodada, o Corinthians enfrenta o Ceará, a partir das 21h30, no Itaquerão. No jogo de ida lá em Fortaleza, o Timão venceu por 3 a 1. Em tese, vaga está praticamente nas mãos do Corinthians que também deve vencer esse jogo em seu estádio.

Na quinta feira o Santos vai a Goiânia enfrentar o Atlético GO as 19h15. Se Sampaoli colocar seu melhor time nesse jogo o Peixe tem tudo para ganhar essa partida. Dos grandes paulistas, portanto, só o São Paulo não terá jogos nesse meio de semana. Dá prá treinar à vontade.