ESPECIAL: Jaílson, Lucas Lima e Ceifador: veja 'famosos' que passaram pela Segundona
A Segunda Divisão do Campeonato Paulista começará a ser disputada nesse final de semana com sonho de muitos atletas
A Segunda Divisão do Campeonato Paulista começará a ser disputada nesse final de semana com sonho de muitos atletas
Campinas, SP, 05 (AFI) – A Segunda Divisão do Campeonato Paulista vai começar. Desde 2017, o torneio é jogado apenas por jogadores sub-23. Porém, mesmo antes o campeonato era um celeiro de jogadores. Prova disso é o time escalado abaixo, com 11 jogadores que foram revelados na competição e tem atuações por grandes clubes brasileiros:
DEFESA SÓLIDA
O goleiro Jaílson campeão brasileiro pelo Palmeiras é natural de São José dos Campos, onde iniciou sua carreira atuando pelo Joseense. Em 2001, ajudou o time no acesso da Série B3 para a Série B2. As competições foram incorporadas à Série B1 para formar a atual Segunda Divisão.
O lateral direito Alemão, que já defendeu Botafogo e Internacional, teve seus primeiros anos de profissional na Segunda Divisão. Pelo Taboão da Serra, jogou duas partidas em 2009. No ano seguinte, o clube foi campeão e teve Alemão atuando em 33 jogos e marcando nove gols. Ainda jogou a divisão pelo Nacional em 2012 (13 jogos, 1 gol) e novamente pelo Taboão da Serra em 2013 (8 jogos, 2 gols).
Atualmente no Porto, com passagem pela Seleção Brasileira e campeão brasileiro pelo Corinthians, o zagueiro Felipe disputou a Segunda Divisão de 2010 pelo União Mogi. A equipe chegou apenas na segunda fase e o defensor atuou em 17 partidas.
Com passagens por Cruzeiro e Grêmio e com carreira no futebol europeu, o zagueiro Naldo, atualmente no Espanyol, teve passagem pelo ECUS de Suzano em 2007. Na Segunda Divisão daquele ano, o zagueiro marcou um gol na campanha da equipe que chegou até o quadrangular semifinal. Em 2009, atuando pelo Lemense, o zagueiro teve melhor final, conquistando o acesso.
Atualmente no Santos, o polivalente Pituca rodou o interior paulista. Pela Matonense, foi campeão da Segunda Divisão em 2013 e figura importante na campanha, atuando em 26 jogos e marcando três gols. Em 2015 foi para o Botafogo de Ribeirão Preto e de lá para o Santos, em 2017.
MEIO-CAMPO DE SÉRIE A
Campeão brasileiro por Corinthians e Palmeiras, o volante Gabriel surgiu no cenário nacional no Botafogo em 2012. Dois anos antes, porém, era titular na equipe que levou o Paulínia à Série A3. Participou de 30 jogos e marcou três gols na campanha.
O volante Júnior Urso ganhou visibilidade neste início de 2019, ao chegar no Corinthians. Oriundo das categorias de base do Santo André, o atleta jogou a Segunda Divisão em 2009 emprestado ao Palestra de São Bernardo. A campanha foi das melhores, chegando ao quadrangular de acesso e disputando até a rodada final. Na campanha, Júnior Urso atuou em 28 jogos e marcou dois gols.
Ex-Santos e atualmente no Palmeiras, o meia Lucas Lima foi um dos atletas que mais se destacou na Segunda Divisão. Em 2010, vestindo a camisa da Inter de Limeira, guiou o time campeão paulista de 1986 ao acesso. Atuou em 28 jogos e marcou seis gols. No ano seguinte, se transferiu para o Inter de Porto Alegre após o Paulistão A3.
Eleito o ‘Rei da América’ em 2017, o meia-atacante Luan, do Grêmio, iniciou sua trajetória profissional no Tanabi. Na Segunda Divisão de 2012, o atacante participou de nove jogos e marcou dois gols. A equipe, que também, teve Túlio Maravilha no elenco naquele ano, não passou da primeira fase.
ATAQUE SÓ COM MATADOR
Antes de se tornar o ‘Brocador’ e ser artilheiro e campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo, o centroavante Hernane rodou por algumas equipes. Entre elas, o Atibaia, por quem disputou a Segunda Divisão de 2007. Com a camisa laranja, o atacante mostrou faro de gol apurado, balançando as redes 13 vezes na competição e ajudando o time a chegar até o quadrangular semifinal.
O ‘Ceifador’ é mais um atleta que iniciou a carreira no futebol paulista. Em 2009, o centroavante Henrique Dourado ajudou no acesso do Lemense marcando 14 gols. Ele foi o principal goleador na campanha e ficou entre os principais artilheiros da competição.
Texto de Ruben Fontes Neto, especial para a FPF





































































































































