O que esperar de cada time no Brasileirão
Neste fim de semana começa a 17ª edição do Brasileirão por pontos corridos
Neste fim de semana começa a 17ª edição do Brasileirão por pontos corridos
Campinas, SP, 27 (AFI) – Neste fim de semana começa a 17ª edição do Brasileirão por pontos corridos. Os maiores campeões desde o inicio desse novo formato são: Corinthians com quatro conquistas (2005, 2011, 2015 e 2017).
Na segunda posição aparece o Cruzeiro e o São Paulo. A Raposa venceu a primeira edição em 2003 e conquistou um bicampeonato em 2014. Já o tricolor do Morumbi foi o único time levantar um tricampeonato em 2008.
Palmeiras e Fluminense possui dois títulos cada. O paulista é o atual campeão e já havia vencido em 2016, enquanto o Flu conquistou os títulos em 2010 e 2011. Santos e Flamengo têm um titulo cada. O peixe levou o campeonato em 2004, enquanto Rubro-Negro em 2009.
O QUE ESPERAR DE CADA TIME
Os times mais ricos são os que teoricamente possui mais responsabilidades. Quem encabeça esta lista são Palmeiras e Flamengo. As duas equipes ainda não apresentaram um grande futebol nesta atual temporada, apesar de o Fla já ter conquistado o Campeonato Carioca. Entretanto, o Verdão e o Flamengo carregam um certo favoritismo de ser os maiores protagonistas .
Cruzeiro e Grêmio, porém, são os clubes que há mais tempo têm os mesmos treinadores: Mano Meneses e Renato Gaúcho. Com a qualidade desses treinadores, os dois times não podem ser esquecidos na disputa pelo topo.
Internacional, São Paulo, Corinthians e Santos geram uma grande expectativa. O colorado já realizou uma bela campanha ano passado e manteve sua base, enquanto o Santos, nas mãos do treinador Sampaoli, joga um futebol ofensivo, mas que carece de um plantel maior.

O São Paulo vem em uma reestruturação dentro e fora de campo. Com o técnico Cuca e qualificando seu elenco, se espera uma boa campanha este ano repetindo a do ano passado.
Corinthians, mesmo não jogando um futebol de encher os olhos e muito competitivo, no comando do seu técnico Fabio Carille é um dos times mais difíceis de ser batido.
TIMES QUE PODEM SURPREENDER
Athletico-PR E Fluminense são as equipes que tem uma filosofia de jogo que agrada muito, graças a seus treinadores. Thiago Nunes e Fernando Diniz gostaM da posse de bola e times que agride seus adversários. Apesar de não ter elencos grandes, Furacão e Tricolor das Laranjeiras podem fazer uma ótima campanha.
Atlético-MG, Bahia Vasco e Botafogo; são equipes que oscilam muito e preocupam seus torcedores. Avaí e CSA devem encontrar muitas dificuldades e a manutenção na Série A deve ser seus maiores objetivos.
Fortaleza e Goiás, apesar de ter conquistado o acesso o ano passado podem ser surpresas positivas. O Leão cearense conseguiu segurar o técnico Rogério Ceni e manteve um futebol ofensivo. Já o Verdão do centro-oeste não conquistou o título estadual, mas tem camisa para fazer uma boa campanha.
OBSERVAÇÕES
É evidente que há muito por acontecer durante o campeonato e surpresas deverão ocorrer. Não podemos ignorar a janela de transferências no meio do ano e lesões de jogadores importantes. É uma novidade desta edição a presença do VAR, que deve gerar muitas polêmicas ao fim de cada rodada, partindo do principio que árbitros e todos ao redor ainda não estão completamente adaptados.
Por Tiago Caetano





































































































































