Brasil 0 (4) x (3) 0 Paraguai - Seleção quebra tabu contra rival nos pés de Jesus
O Futebol Interior acompanhou o duelo direto da Arena do Grêmio, em Porto Alegre
O Futebol Interior acompanhou o duelo direto da Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Porto Alegre, RS, 27 (AFI) – O Brasil está classificado à semifinal da Copa América. Em uma gelada noite de quinta-feira, a seleção canarinho jogou um futebol abaixo do esperado, mas conseguiu eliminar o Paraguai nas cobranças de pênalti, após empate sem gols. Alisson pegou o chute de Gustavo Gómez, enquanto Gabriel Jesus, ele mesmo, selou a classificação.

O resultado termina com uma sequência negativa do Brasil em confrontos com o Paraguai na Copa América. Em 2011 e em 2015, a seleção caiu em ambas oportunidades, também nas quartas de final, nas cobranças de pênalti.
Com a classificação, o Brasil aguarda o próximo adversário, que sairá do duelo entre Argentina e Venezuela, que será nesta sexta-feira, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. A semifinal está prevista para a próxima terça, no Mineirão, em Belo Horizonte.
PRIMEIRO TEMPO DURO DE ASSISTIR…
Aplausos abafados por vaias: esse cenário aconteceu após o árbitro apitar o final do primeiro tempo na Arena do Grêmio. Assim como foi diante da Bolívia e da Venezuela, a seleção brasileira fez um primeiro tempo duro de se assistir. Quem estava nas arquibancadas sofreu com o jogo e com o frio de Porto Alegre.
Com Everton muito bem marcado, o Brasil não encontrou uma válvula de escape e errou muito passes. Allan e Arthur demoraram a se entrosar, enquanto Jesus e Firmino novamente se apagaram. Coube de Phelippe Coutinho chamar a responsabilidade. O meia procurou o jogo, mas não conseguiu decidir sozinho.
PRINCIPAL CHANCE
Coube ao Paraguai criar a principal oportunidade dos 45 minutos iniciais. Arzamendia apareceu livre pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Derlis. O jogador do Santos soltou o pé para um milagre do goleiro Alisson, o primeiro desta Copa América. Nos demais jogos, ele não trabalhou.
Pelo lado do Brasil, Coutinho tentou surpreender Gatito em um chute fraco. O goleiro do Botafogo fez facilmente a defesa. As demais jogadas foram em lampejos de Everton e Gabriel Jesus, mas sem sucesso.
COMEÇOU A EMOÇÃO!
O segundo tempo começou empolgante. A seleção brasileira foi para cima e viu Arthur desperdiçar uma tentativa de fora da área. Aos nove minutos, Firmino foi derrubado dentro da área e o árbitro marcou pênalti. No entanto, após consultar o VAR anulou a cobrança e sinalizou falta fora da área. Devido ao lance, Balbuena, ex-Corinthians, acabou expulso. Na cobrança, Daniel Alves mandou rente à trave.
O lance empolgou os jogadores da seleção, que começaram a arriscar mais. Thiago Silva e Willian arriscaram de fora da área, mas encontraram um Gatito bem posicionado. O destaque mesmo foi Everton. O gremista começou a tomar conta do lado esquerdo. Em uma infiltração cruzou para Firmino. A bola ficou viva na dentro da área, e Gabriel Jesus chute para fora.
MAIS PRESSÃO

Com um jogador a mais, o Brasil começou a pressionar o Paraguai. Em boa jogada pelo lado direito, Firmino cabeceou rente à trave. Noutra jogada pelo setor, a bola rodou pé por pé até encontrar Everton, na esquerda.
O Cebolinha pegou de primeira, mas acabou travado na hora da finalização.
O Paraguai se segurou bravamente e ainda contou com a sorte. Willian apareceu bem pela esquerda, tabelou com Firmino e chutou caprichosamente na trave. O time paraguaio respondeu em jogadas de contra-ataque, mas a meta foi ‘cozinhar’ o duelo para levar para os pênaltis.
Antes do apito final, deu tempo para Everton novamente aparecer livre dentro da área e chutar. A defesa paraguaia se jogou nos pés do atacante para salvar. Logo na sequência, Coutinho desperdiçou a última chance de marcar.
PÊNALTIS
O Paraguai abriu as cobranças com Gómez. O zagueiro do Palmeiras parou na defesa de Alisson. Depois foi uma sequência de acertos. Willian, Marquinhos e Philippe Coutinho marcaram para o Brasil. Almirón, Valdez e Rojas para o Paraguai. Firmino chutou para fora e Derlis retribuiu. Foi então que o pressionado Gabriel Jesus fechou a conta e colocou a seleção de Tite na semifinal da Copa América.





































































































































