Manaus-AM 3 x 0 Caxias-RS - De casa cheia, Rossini dá show e Gavião voa à Série C

Com dois gols do seu camisa 10, Esmeraldino garante vaga na Série C; Grenás batem na trave pelo segundo ano seguido

Com dois gols do seu camisa 10, Esmeraldino garante vaga na Série C; Grenás batem na trave pelo segundo ano seguido

hqdefault

Manaus, AM, 20 (AFI) – O sábado de 20 de Julho de 2019 será lembrado como um dia de festa no Amazonas. Primeiro, pelo acesso do Manaus-AM na Série D para a Série C do Brasileiro. Segundo, por registrar o maior público da Arena da Amazônia em jogos locais. O segundo maior da história do futebol local, perdendo apenas para São Raimundo x Sport Boys, em 1999.

Com uma vitória por 3 a 0 sobre o Caxias-RS, o Esmeraldino fez a festa dos presentes. Foram 44.121 torcedores no estádio, próximo da marca de 48 mil do duelo da Copa Conmebol. O Falcão Grená, por outro lado, cai no mata-mata do acesso pelo segundo ano consecutivo. Em 2018, os gaúchos acabaram eliminados pelo Treze-PB, em casa, após derrota por 3 a 1.

VISITANTES MELHOR

Encarando uma Arena da Amazônia lotada, o Caxias não se intimidou. Apesar de jogar fora de casa, foi o Grená ditou o ritmo inicial. Por pouco, não acabou no lucro. Aos 7 minutos, Muriel fez boa jogada e lançou Taiberson na área. O atacante mandou a bola para o fundo das redes, mas o lance acabou invalidado por impedimento. E ficou limitado a isso.

Conforme o tempo ia passando, o Manaus equilibrava a partida. Com a curva de crescimento ao seu favor, naturalmente passou a dominar. Daí, várias chances foram criadas. Na primeira, Lee salvou remate de Hamilton. Depois, Panda arriscou de longe e Lee defendeu tranquilo. Aos 33, um momento de tensão assustou a todos os presentes no estádio.

Manaus-AM vence o Caxias-RS pela Série D e conquista o acesso à Série C (Foto: Divulgação/Manaus FC) - Divulgação/Manaus FC

Manaus-AM vence o Caxias-RS pela Série D e conquista o acesso à Série C (Foto: Divulgação/Manaus FC)

PREOCUPAÇÃO

Após uma boa trama ofensiva Manauara, Diego Dolem arriscou e dividiu com a zaga gaúcha. A bola passou muito perto da linha de meta e saiu. O atacante, porém, levou a pior no lance. Na travada, o pé de um defensor visitante acabou o atingindo na cabeça. Ele caiu desacordado e sofreu uma concussão no gramado.

Pela gravidade do lance, o encontro sofreu uma paralisação de dez minutos. Jogadores da sua equipe e rivais tiravam a camisa para o abanar e expressavam preocupação. Após alguns minutos, o jogador retomou a sua consciência normalmente. Porém, por precaução, foi substituído por Vitinho. Apesar dos doze de acréscimo, não houve gols na primeira etapa.

Mais de 44 mil torcedores estiveram presentes na Arena da Amazônia (Foto: Daniel Santiago) - Daniel Santiago

Mais de 44 mil torcedores estiveram presentes na Arena da Amazônia (Foto: Daniel Santiago)

FOI BUSCAR

Atrás do marcador, o Manaus voltou pressionando. Ainda assim, a dificuldade em furar a retranca gaúcha persistia. Aos 4 minutos, os atletas locais pediram pênalti após toque de mão da zaga visitante. Aos seis, o único susto sofrido pelos amazonenses na segunda etapa: Taiberson acertou a trave. A pressão seguiu e, aos 17, Lee salvou o gol de Derlan.

Nove minutos depois, porém, não deu mais para segurar o ímpeto manauara. Aos 26, Vitinho avançou pela direita e cruzou na pequena área. Mateus Oliveira dominou no peito e deu para trás, onde Rossini chegava, no centro. O camisa 10 do Verdão mandou uma bomba e abriu o marcador na Arena. Àquela altura, a torcida ia ao delírio.

Os torcedores do Manaus-AM saíram em êxtase com o acesso à Série C conquistado diante do Caxias-RS pela Série D (Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação) - Prefeitura de Manaus/Divulgação

Os torcedores do Manaus-AM saíram em êxtase com o acesso à Série C conquistado diante do Caxias-RS pela Série D (Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação)

E DEU SHOW

Apesar de ter a igualdade dos pênaltis em mãos, o Manaus não se acovardou. Ao contrário, viu o Caxias começar a fazer cera e torcer pelo fim do jogo. A postura covarde acabou custando caro aos grenás. Aos 40 minutos, após cobrança de escanteio de Evair, Vitinho apareceu livre e repetiu a jogada do primeiro tento. Rossini, mais uma vez, apareceu para anotar o segundo.

Com a desvantagem, os visitantes finalmente resolveram sair para o jogo. Nisso, acabaram dando espaços para os contra-ataques. Em um deles, veio o terceiro: Vitinho serviu Mateus Oliveira e ele mandou para as redes. O 3 a 0 selou o acesso e, daí, foi só esperar o jogo terminar. Nem mesmo a confusão no fim conseguiu apagar a felicidade e estragar a festa do Gavião.

SEMIFINAIS

Classificado às semifinais, o Manaus-AM volta a campo em data e horários ainda indefinidos. Na verdade, o clube também espera o seu adversário. Como ainda pode ser ultrapassado por Ituano-SP e Brusque-SC, não há definição também da ordem dos mandos. As quartas-de-final da Série D seguem neste sábado (20), com mais um jogo e neste domingo (21), com mais dois.