Briga pela liderança do Brasileiro coloca pressão em cima de times paulistas
Palmeiras e Santos brigam pela ponta, enquanto São Paulo tenta encostar nos primeiros colocados
Palmeiras e Santos brigam pela ponta, enquanto São Paulo tenta encostar nos primeiros colocados
Campinas, SP, 27 – A décima segunda rodada do Brasileirão 2019 começa nesta sábado às 17 horas. O Palmeiras, de Luiz Felipe Scolari recebe o Vasco da Gama, de Wanderley Luxemburgo, na Allianz Arena, num jogo em que o time da casa entra em campo pressionado por sua torcida que anda inconformada com os últimos resultados de sua equipe tanto no Brasileiro como na Copa Libertadores de América.
A verdade é que de um time que tinha a melhor defesa do País e era líder em todas as competições que disputava, deixou de produzir seu melhor futebol e, a partir daí, as cobranças começaram a aparecer de todos os lados pelas redes sociais.
CRÍTICAS SEVERAS
A começar por criticas severas a dupla interna da zaga, passando pela falta de criatividade do meio campo e da incompetência do ataque nas finalizações. Nesse período o Palmeiras levou 6 gols e sua defesa sofreu outros seis, o que era raro desde o ano passado quando se sagrou campeão brasileiro.
O Vasco, por sua vez, perdia jogos fáceis até dentro de casa e parecia candidato sério ao rebaixamento. Foi só o veterano Luxemburgo chegar para as coisas mudarem da agua para o vinho, em São Januário. O clube cruzmaltino ganhou nova postura tática, passou a ser mais eficiente em todos os seus setores e, a partir de então, cresceu na tabela de classificação do Brasileiro.
Ainda assim, por jogar em casa, o Palmeiras vai entrar em campo como ligeiro favoritismo. Mas não se surpreendam se o Vasco tirar pontos do Verdão nesse jogo. A CBF programou esse jogo para as 17 horas.
OUTROS GRANDES
Os outros três grandes clubes do futebol paulista também vão jogar nessa rodada. O São Paulo, que goleou a Chapecoense na última rodada, encara o Fluminense, no Maracanã, Rio de Janeiro neste sábado.
Time de Fernando Diniz atravessa fase bastante irregular e não tem a confiança de sua torcida. Em razão disso, uma vitória do Tricolor paulista não está descartada. Mas não será um jogo fácil para o time do técnico Cuca que pode começar o jogo com Pato no banco, já que Toró parece estar em melhor forma.
Ainda no sábado o Cruzeiro recebe o Athletico Paranaense, às 19 horas no Mineirão, enquanto o Internacional enfrenta no Beira Rio, em Porto Alegre, o perigoso Ceará (que vem de vitória sobre o Palmeiras por 2 a 0).
DOMINGO CEDO
No domingo há jogo a partir das 11 horas da manhã. Jogam Chapecoense x Bahia, em Chapecó. Time de Salvador atravessa melhor fase e tem boas possibilidades de vitória. A Chape está em fase decadente e é uma das equipes mais ameaçadas pelo rebaixamento.
Às 16 horas, mais dois jogos serão disputados. Santos x Avaí, em Vila Belmiro, com favoritismo total do Peixão e Flamengo x Botafogo, no Maracanã (mais um clássico carioca).
TIMÃO EM FORTALEZA
Às 19 horas, outro paulista em ação. O Corinthians pega o Fortaleza de Rogério Ceni na capital cearense. Jogo sem favorito. Em Goiânia, Goiás x Atlético-MG deve ser um jogo bem equilibrado.
Finalmente, às 20 horas de segunda-feira, jogam CSA x Grêmio, em Maceió. Time de Renato Gaúcho é franco favorito, mesmo de jogar com seu time reserva..
C * U * R * T * A * S
* ANTES dos jogos acima, a classificação geral do Brasileirão está assim. O Palmeiras é o líder apenas porque tem melhor salto, porque em número de pontos ganhos esta igualzinho o Santos (26 pontos). O Flamengo está em terceiro lugar com 21.
Atlético Mineiro tem 20. São Paulo, 18. Internacional, 17. Esses são os clubes que nesse momento estariam classificados para a Libertadores 2020. Seguem Athletico Paranaense, Botafogo, Goiás e Corinthians com 16 pontos. Esses dois últimos (Corinthians e Goiás) tem um jogo a menos).
* O GRÊMIO está junto com o Bahia na classificação. Cada um tem 15 pontos ganhos. Ceará e Fortaleza, rivais cearenses tem 14. Vasco da Gama, 12. Cruzeiro, 10. Os quatro últimos colocados são Fluminense com 9, Chapecoense com 8, CSA com 6 e Avaí com 5.
Melhor ataque do campeonato é o do Flamengo com 22 gols marcados. Melhor defesa é a do Palmeiras com 5 gols contra. Cubes com maior número de vitórias – Palmeiras e Santos- 8. Clubes com menor número de derrotas; Palmeiras, Santos e São Paulo com apenas uma.
* OS DOIS clubes com maior número de derrotas são Chapecoense e CSA, que estão seriamente ameaçados pelo rebaixamento. Aliás, os três clubes que dificilmente escaparão da degola em minha opinião são Chapecoense, CSA e Avaí.
Quanto ao Fluminense, acredito que seu time vai conseguir reagir até porque tem mais camisa e mais recursos para contratar. Ainda assim, acredito que o técnico Felipe Diniz só tem uma chance de continuar no comando do Flu. Se vencer o São Paulo nesse sábado. Se perder, deverá será demitido.





































































































































