Sérgio Carvalho: O Brasileirão mais equilibrado da história é este de 2020
Hoje, esse é o melhor campeonato de futebol do País e o único por pontos ganhos (que eu acho mais justo!).
Hoje, esse é o melhor campeonato de futebol do País e o único por pontos ganhos (que eu acho mais justo!).
Acompanho futebol de perto há várias décadas. Mesmo antes de me transformar num jornalista esportivo eu tinha paixão por esse esporte e procurava seguir além de alguns estaduais, também o Brasileiro (que foi criado em 71), a Libertadores, o Mundial Inter Clubes e as Copas do Mundo. O Campeonato Brasileiro, como disse, foi criado em 71 e já me atraiu desde seu início graças a motivação que os grandes clubes nos passavam.
O Atlético de Minas, o Galo, foi o primeiro campeão. A partir daí, todo ano um novo campeão surgia ou um dos grandes ganhava a competição mais uma vez.
Hoje, esse é o melhor campeonato de futebol do País e o único por pontos ganhos (que eu acho mais justo!).
Quem fizer mais pontos, coloca a faixa. Foi o caso do Flamengo no ano passado sob o comando do excelente técnico português, Jorge Jesus.
MUITOS COM CHANCES
A briga pelo título do Brasileiro quase sempre ficou entre três ou quatro clubes. Nunca mais do que isso. Mas neste ano de 2020 a briga está mais acirrada.
Ao todo, são sete clubes com chance de chegar ao título: Internacional, Flamengo, Atlético MG, Fluminense, São Paulo, Santos e Palmeiras.
Dizem os críticos que o Mengão leva alguma vantagem por contar com melhor elenco. Eu não concordo. Acho que todos os sete tem chance de ser campeão, dependendo do que vão realizar nas dezenove rodadas que faltam até o final do campeonato.
O Palmeiras talvez tenha um pouco menos de chance porque tem menor número de pontos, mas ainda assim não pode ser descartado. Ele tem estrutura e elenco para brigar pelo título.
LIDERANÇA DIVIDIDA
Na classificação geral do campeonato nesse momento, o Inter divide liderança com o Flamengo, ambos com 35 pontos ganhos.
O Atlético Mineiro e o Fluminense (uma agradável surpresa, tem 32. São Paulo e Santos, 30 e Palmeiras, 28.
Destes, o São Paulo é o que tem maior número de jogos a fazer. Serão três partidas onde brigará para ganhar nove pontos, que poderão leva-lo a virar o tuno com 39 pontos, quatro a mais do que Inter e Flamengo, que encerraram o primeiro turno com 35 pontos cada um.
Se atingir esse número o Tricolor de Fernando Diniz será simbolicamente considerado o campeão do turno. Atlético Mineiro e Palmeiras também tem jogo a menos (um cada!). Se vencerem, o Palmeiras chegará aos 31 pontos ganhos e o Atlético, 35.
MAIS FORTE
Numa análise fria sobre as possibilidades de cada time diria que o Flamengo, por contar com melhor elenco, talvez tenha maiores possibilidades de ser campeão. O que complica o rubro negro carioca é que está na disputa da Copa do Brasil, da Libertadores e do Brasileiro e pode não ter fôlego para chegar lá.
O Inter me parece um pretendente sério ao título junto com o Flamengo, mas não posso desprezar o Galo Mineiro cujo treinador (Sampaoli) é muito competente.e certamente deve manter boa campanha até o final do campeonato. O Flu está em ascensão e pode disparar.
O São Paulo só tem um problema sério: é muito irregular. Se superar essa deficiência, vai dar o que falar. Santos depende do elenco que é muito restrito. Se não tiver muitos problemas de contusão, vai muito longe.
O Palmeiras tem o mesmo problema do Mengão. Disputa três competições. Pode não aguentar o repuxo. Mas, no momento, é um candidato sério nessa briga.





































































































































