Sérgio Carvalho: Cruzeiro pode voltar à Série A ainda ao fim da temporada
Mas que existem possibilidades de que isso venha a acontecer não tenho nenhuma dúvida. E explico abaixo.
Mas que existem possibilidades de que isso venha a acontecer não tenho nenhuma dúvida. E explico abaixo.
Quem ler a manchete acima vai imaginar que eu exagerei demais na minha previsão. Afinal, o Cruzeiro está hoje na décima primeira colocação do Campeonato Brasileiro da série B e parece não ter nenhuma chance de chegar ao final do turno entre os quatro primeiros colocados,da competição.
Em tese, esta é mesmo uma missão bastante difícil para o time de Luiz Felipe Scolari. Tem pelo menos dez clubes à sua frente e parece missão impossível para o time estrelado de Minas Gerais atingir essa meta. Mas que existem possibilidades de que isso venha a acontecer não tenho nenhuma dúvida.
Por isso, faço abaixo uma análise sobre o tema e no final faço uma previsão otimista quanto a possibilidade do Cruzeiro voltar a série A no ano que vem.
POR ENQUANTO, REGULAR
Vamos aos fatos. No momento o Cruzeiro é o décimo primeiro colocado da série B com vinte e oito jogos disputados e 38 pontos conquistados.
Conseguiu até agora doze vitórias, oito empates e perdeu oito jogos. Marcou 33 gols e sofreu 25, o que lhe dá um saldo positivo de 8 gols.
Uma campanha apenas regular que em tese não o credencia a dar uma arrancada tão positiva que possa levá-lo a disputar a Série A no ano que vem.
De fato, é uma tarefa dificílima, mas viável. Acontece que a diferença do Cruzeiro para o quarto colocado da Série B nesse momento é de apenas sete pontos (duas vitórias e um empate).
Como faltam dez jogos para o final do campeonato, o Cruzeiro pode sim superar parte de seus adversários e chegar ao quarto lugar da Série B que lhe daria a classificação para a série A 2021.
PONTOS IMPORTANTES
Para reforçar essa tese acrescento que o Cruzeiro ganhou uma série de pontos importantes a partir do momento em que Scolari assumiu o comando técnico de seu time. E será normal se esse ritmo for mantido porque os times orientados pelo Felipão são condicionados a se dedicar do primeiro ao último minuto em busca da vitória ou ao menos de um empate, o que nos faz crer que o Cruzeiro poderá nos últimos dez jogos que faltam para o final do Brasileirão da série B, somar os pontos suficientes para ainda voltar a série B neste ano.
Serão cinco jogos fora e cinco dentro. Só nos jogos em casa terá boa possibilidade de ganhar mais 15 pontos. E se fora de seus domínios o Cruzeiro beliscar alguns pontos mais, a chance dele subir de divisão na atual temporada é das melhores.
LISTA DE ADVERSÁRIOS
Para que vocês tenham uma ideia de quais os adversários que faltam para o Cruzeiro encerrar sua participação no segundo turno da Série B, vamos a lista. Dia 15 de dezembro pega o CSA, em casa. Jogo difícil porque o time de Alagoas atravessa excelente fase. Dia 18 o jogo será fora, contra o Avaí. Dia 22 o Cruzeiro encara a Ponte, em Campinas. Dia 29 pega o Cuiabá, em casa.
No dia 8 de janeiro enfrenta o Sampaio Correia, no Maranhão. Dia 13 de janeiro recebe o Oeste, em BH. E para terminar, ainda sem datas definidas, o Cruzeiro vai enfrentar o Juventude, fora, o Operário e o Náutico em casa e o Paraná, em Curitiba.
Lembro que o Paraná é um dos times que deverá ser rebaixado. Isso deve facilitar o trabalho do Cruzeiro em seu último jogo pela série B. Diante disso, faço a pergunta: e daí, meu caro leitor, você concorda comigo que, apesar de difícil, o time do Felipão pode sim voltar a série A ainda nesta temporada? Eu aposto que sim, e você???





































































































































