Há 19 anos, o Athletico-PR conquistava o seu primeiro título do Campeonato Brasileiro
O time liderado por Alex Mineiro bateu o São Caetano duas vezes e sagrou-se campeão do Brasileirão 2001
O time liderado por Alex Mineiro bateu o São Caetano duas vezes e sagrou-se campeão do Brasileirão 2001
Curitiba, PR, 23 (AFI) – Há exatos 19 anos, o Athletico Paranaense derrotava o São Caetano no Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, por 1 a 0, e conquistava o título do Campeonato Brasileiro. O triunfo, no início da década de 2000, foi marcado por uma geração de ouro no clube paranaense, liderada por Alex Mineiro e Kléber Pereira, que marcaram juntos 34 gols no torneio.
REVIRAVOLTA
Naquela ocasião, em 2001, o Campeonato Brasileiro ainda não tinha o formato atual, disputado por pontos corridos. Na teoria, se este modelo já fosse vigente, o São Caetano, que somou mais pontos na primeira fase – 59, ao todo -, levantaria o caneco. O Rubro-negro paranaense ficou na segunda posição, com 51 pontos e três vitórias a menos que o time paulista.
Apesar da segunda colocação, a hora do mata-mata mostrou muito sobre o espírito deste time aguerrido. No caminho para a grande final, o Athletico Paranaense derrotou o São Paulo, nas quartas de final, por 2 a 1, e o Fluminense, na semifinal, por 3 a 2. Já o São Caetano, considerou a vantagem do empate para eliminar o Bahia, após um 0 a 0 dramático, e venceu o Atlético Mineiro na semifinal por 2 a 1.
TRATOR RUBRO-NEGRO
A grande final, diferentemente das fases anteriores, foi decidida em dois jogos. Já que o São Caetano tinha ficado com a melhor campanha na primeira fase, o segundo jogo aconteceu no estado de São Paulo. No primeiro duelo, na Arena da Baixada, mais de 31 mil pessoas assistiram a um espetáculo. Em jogo de duas viradas, o Furacão venceu por 4 a 2, com direito a três gols de Alex Mineiro.
No jogo da volta, no Anacleto Campanella, neste mesmo 23 de dezembro, o Athletico conseguiu mais uma vitória, dessa vez por 1 a 0. O gol foi anotado pelo predestinado Alex Mineiro, já no segundo tempo. Com os dois triunfos, o time comandado por Geninho levantou pela primeira vez na história a taça de campeão do Campeonato Brasileiro.





































































































































