Sérgio Carvalho: Torci pelo América-MG do Lisca, mas deu Chapecoense na Série B
É um personagem carismático, de alto astral, que mesmo nas derrotas é sensato em suas declarações.
É um personagem carismático, de alto astral, que mesmo nas derrotas é sensato em suas declarações.
O Campeonato Brasileiro da Série B acabou. O campeão foi a Chapecoense, de Chapecó, que teve o mesmo número de pontos ganhos do América Mineiro, mas teve um gol a mais de saldo.
Para ser sincero, torci para que o América de Minas fosse o campeão, porque gosto muito do estilo de seu técnico, o folclórico e simpático Lisca, que além de bom treinador faz a alegria da moçada ligada ao futebol, com suas inteligentes “tiradas” em cada uma das entrevistas que dá.

É um personagem carismático, de alto astral, que mesmo nas derrotas é sensato em suas declarações.
Além disso, ele tem feito excelentes trabalhos nos clubes que dirige e merecia a conquista deste título da série B do Campeonato Brasileiro.
REGRA É PRA SER RESPEITADA
Mas regra é regra e precisamos respeitá-la. Se no regulamento do campeonato estava escrito que no caso de empate em outros quesitos o campeão da série seria o time que tivesse melhor saldo de gols, nada podemos reclamar do América Mineiro ter ficado em segundo lugar e a Chape com o primeiro.
Os dois times jogaram muito durante todo o campeonato da série B e terminaram empatados em primeiro lugar.
Cada um somou 73 pontos no seu ativo e terminaram o campeonato com 12 pontos à frente dos segundo colocados, Juventude e Cuiabá. O saldo de gols da Chape foi de 21 gols e o do América, 20.
Assim, tanto Chapecoense como América vão disputar a Série A do Brasileirão no ano que vem, ao lado de Juventude e Cuiabá, que somaram 61 pontos em seus ativos e também ganharam o direito e o privilégio de disputar o campeonato de futebol mais importante do País na temporada 2021.
OS QUE CAÍRAM
Mas se torcedores de Chape, América MG, Juventude e Cuiabá estão felizes com seus clubes, o mesmo não acontece com os de Figueirense, Paraná, Botafogo de Ribeirão e Oeste. Estas equipes ficaram nos últimos quatro lugares do campeonato e, por esse motivo, vão disputar a Série C do Brasileiro na temporada 2021.
O Figueirense fez apenas 39 pontos na atual temporada. O Paraná 37. O Botafogo 34 e o Oeste 29. Como percebem, entre os quatro rebaixados estão dois clubes do Estado de São Paulo. Um Estado que já teve o melhor futebol do País mas que hoje está em franca decadência.
Basta dizer que, dos quatro representantes paulistas, nenhum deles brigou pelo título. A Ponte, que fez a melhor campanha entre eles somou 57 pontos no seu ativo. O Guarani, 48. Botafogo 34 e Oeste, 29.
BALANÇO INTERESSANTE
Num balanço detalhado da Série B chegaremos a números bem interessantes. Por exemplo: a Chapecoense e o América MG foram os clubes com maior número de vitórias: 20 em 38 jogos. O time que mais perdeu foi o Oeste, 23 vezes.
A Ponte Preta foi o time que mais fez gols, 54. O que menos fez foi o Oeste, 28. Defesa menos vazada foi a da Chapecoense com 21 gols contra em 38 jogos.
A mais vazada foi a do Oeste, que sofreu 60 gols. Clube que mais empatou: Brasil de Pelotas, 16 vezes.

LIÇÕES E OBRIGAÇÕES
O artilheiro da competição foi Caio Dantas, do Sampaio Correa, que marcou 17 gols. E para finalizar, um apelo: já passou da hora do futebol paulista reagir. Ponte e Guarani, de Campinas, em especial, deveriam começar a se preparar desde já para voltar à Série A do Brasileiro.
Os clubes e a cidade de Campinas merecem. O mesmo digo do Cruzeiro, de BH. Depois dos últimos vexames, é obrigação voltar à Série A em 2021. Afinal o América, que tem menos torcida, estará lá. Ou o Cruzeiro virou time de Segundona prá sempre!





































































































































