Santos e São Paulo brilham no início do Paulistão
Os dois melhores times do Paulistão vão se enfrentar no primeiro clássico da temporada
Os dois melhores times do Paulistão vão se enfrentar no primeiro clássico da temporada
Entre os grandes clubes do futebol paulista, Santos e São Paulo foram os melhores nas duas primeiras rodadas do Paulistão 2019. Ambos venceram seus compromissos pela primeira fase da competição e mostraram competência tanto no ataque como na defesa.
O Tricolor paulistano marcou sete gols até agora. O Peixe, 5. Time da Vila não sofreu nenhum gol enquanto a equipe do Morumbi apenas 1. Saldo do Santos é de cinco gols. Do São Paulo, 6.
Curiosamente, eles vão se enfrentar no próximo final de semana, no Pacaembu, pela terceira rodada do campeonato. O Palmeiras que empatou o seu primeiro jogo, venceu o segundo e manteve pelo menos sua invencibilidade. Fez 2 gols e sofreu 1. Saldo de 1 gol.
TIMÃO SEM SORTE
O Corinthians por sua vez, não deu sorte em seus dois jogos iniciais. Timão empatou em casa no primeiro, dentro de Itaquera e perdeu para o Guarani, de virada, por 2 a 1, dentro do Brinco de Ouro da Princesa.
Ou seja: o Corinthians não ganhou nenhum jogo até agora. Sofreu 3 gols e marcou 2. Saldo negativo de menos 1. Numa análise do que esses grandes vem fazendo neste inicio de temporada, destaque para o São Paulo.

TRICOLOR VAI BEM
Eu mesmo não esperava tanta eficiência do time dirigido pelo jovem André Jardine. O time tem conseguido um bom ritmo de jogo durante os noventa minutos e tem mostrado muita competência no setor defensivo.
Imaginei que o Tricolor fosse ter muitos problemas nestes jogos iniciais do campeonato, porque não houve tempo suficiente para que o novo técnico conseguisse impor sua filosofia de jogo.
PEIXE VAI BEM
O Santos também era uma incógnita porque seu elenco parecia enfraquecido depois da aposentadoria de Renato e a saída de Gabigol, mas a verdade é que o argentino Sampaoli mostrou toda sua competência. O Santos tem jogado um futebol que se não é bonito, pelo menos é be m eficiente. E mais.
Seus atletas estrangeiros tem se destacado não só nas jogadas coletivas e individuais, mas também na feitura de gols. O Palmeiras está no ritmo de Felipão. Técnico muda muito a cada jogo para dar ritmo a todo o elenco.
Com isso o time claudica em alguns momentos, como ocorreu diante do Red Bull em Campinas. Em tese, esse jogo era para o Verdão vencer sem problemas. Mas não foi o que aconteceu. O empate de 1 a 1 foi justo e mostrou naquele momento que o Palmeiras ainda está bem longe de seu melhor futebol.
COM PROBLEMAS
Quanto ao Corinthians, só a presença de Carille não mudou muito as coisas. O clube fez um amistoso contra o Santos e jogou duas vezes pelo Paulistão. Não conseguiu sequer uma só vitória. Péssimo início, mas tem boas possibilidades de reagir.
Quanto aos chamados clubes médios ou pequenos, sinto que há uma boa diferença entre os grandes e eles. Quando esses grandes atingirem seu melhor nível, dificilmente serão derrotados pelos clubes de menor capacidade técnica. Na hora de disputar o título, os grandes devem sobrar em campo. Pelo menos, em minha opinião.
C * U * R * T * A * S
* MAIS uma exibição convincente do São Paulo. Na quinta feira à noite jogou em Novo Horizonte, contra o Novorizontino e venceu por 3 a 0. O adversário não viu a cor da bola. Tricolor em alta e André Jardine, em alta junto à diretoria e a torcida tricolor. Os gols do jogo foram marcados por Everton a 7 minutos e Diego Souza, aos 29 do primeiro tempo.
No segundo período, Pablo marcou aos 26 minutos. Foi o segundo gol do ex centro avante do Atlético Paranaense com a camisa tricolor. Diego Souza voltou bem e mostrou toda sua competência.
* OUTRO jogador que brilhou pelo São Paulo foi o veterano Nenê. Ele correu muito, deu combate, criou jogadas de ataque e mostrou ter voltado à sua melhor forma. Outro que brilhou foi o goleiro Volpi.
Quando o Novorizontino conseguiu chegar ao ataque, o novo goleiro tricolor mostrou sua qualidade. Muito melhor do que Sidão que hoje defende o Goiás. E para terminar. O Novorizontino é um time aplicado, que tenta impor seu jogo, mas a qualidade técnica de seus jogadores não é das melhores. O goleiro, Vagner, em particular, é bem fraco.

SANTOS DETONOU
* NA ÚLTIMA quinta feira, o Santos detonou o São Bento, em Sorocaba, fez 4 gols, não sofreu nenhum e mostrou que pode ser uma das surpresas desse campeonato. Os gols foram marcados por Jean Mota aos 14 segundos e Derliz Gonzalez, aos 18 minutos do primeiro tempo,. Sotaldo marcou aos 24 e Copete aos 32 do segundo período.
Uma exibição convincente do Peixe, mesmo considerando-se que o São Bento jogou um futebol bem limitado. Para minha surpresa, o técnico Sampaoli já armou a espinha dorsal de seu time. Ele conhece futebol.
* MELHORES jogadores do Santos. O goleiro Vanderlei fez boas defesas e faté saiu jogando com os pés como Sampaoli queria. É mesmo um grande goleiro. Jean Mota está inspirado. Fez um gol no jogo de estreia e outro no de quinta feira. É um bom jogador. Derliz também fez gol assim como Sotaldo.
Esse é um jogador venezuelano que chegou alguns dias atrás para reforçar o Peixe. É baixinho mas muito bom de bola. Tudo isso só vem confirmar o que disse acima. Os jogadores estrangeiros contratados pelo Santos deram outra cara a seu time.
* DOIS jogos, seis pontos disputados, apenas um conquistado. Essa a pífia campanha do Corinthians neste início de Campeonato Paulista (bom lembrar que o Timão ganhou o título paulista nos dois últimos anos).
Apesar de alguns reforços e da presença do vencedor Fábio Carille, o Timão tem jogado como Timinho. Foi muito mal em casa na estreia e foi derrotado de virada, no Brinco de Ouro, em Campinas, na noite de quarta feira, por 2 a 1. Bugre foi mais eficiente, teve personalidade para se impor e mostrou que tem time para brilhar nesta temporada.
LOSS FOI BEM
* O PLACAR foi justo. O Guarani, dirigido por Osmar Loss, ex Corinthians, soube como anular as principais virtudes do adversário e fazer os gols necessários para ganhar os tres pontos. Acho que esse time do Guarani tem futuro na atual temporada.
Principalmente se lembrarmos que há garotos de excelente nível no seu sub 20 que por pouco não chegou a final da Copa São Paulo de Juniores. Quanto ao Corinthians, precisa ainda de um bom tempo para se entrosar. Time está taticamente perdido. Tudo é feito no improviso e Carille não achou o caminho.
* OS GOLS do jogo foram marcados por Gustavo, o Gustagol que jogou pelo Fortaneza no ano passado, aos 8 minutos de partida. Depois Diego Cardoso aos 37 e Rondinelly aos 41 do prmeiro tempo colocaram o Bugre na frente.
Melhores do Guarani: Bigode, Ricardinho e Rondinelly que fez um gol de craque. No Corinthians como sempre, Cássio brilhou intensamente. Não fosse ele e o Guarani poderia ter goleado. Também jogaram um bom futebol Gustavo, que fez o gol, e Jadson. Os demais decepcionaram. Em especial Pedrinho e Somoza.
MAIS GOLS
* O PALMEIRAS até merecia mais gols, mas só conseguiu fazer 1 a 0 no Botafogo, de Ribeirão Preto, quarta à noite, na Allianz Arena.Resultado mais do que justo pelo domínio de bola do time de Felipão e pelas situações de gol criadas pelo seu ataque. Houve até um pênalti bem marcado pelo árbitro da partida, que Bruno Henrique não conseguiu transformar em gol.
Ele chutou fraco e o goleiro do Botafogo defendeu. De qualquer forma, importante para o Verdão foram os três pontos. Felipão mudou muito o time mas a produção foi bastante razoável.
* DEYVERSON foi o artilheiro do jogo. Marcou aos 20 minutos do primeiro tempo. Não só pelo gol mas pela sua boa atuação durante a partida, o atacante verde deve ser considerado um dos melhores do time nesse jogo. Ainda se destacaram o goleiro Prass, que substituiu o titular Weverton, e deu conta do recado.

Ainda está em ótima forma. Scarpa foi o maior destaque do time. Está crescendo e jogou muita bola. Edu Dracena foi o melhor do setor defensivo. É um jogador que passa confiança e orienta a defesa. Ao contrário, Lucas Lima continua irregular.
* OUTROS resultados da segunda rodada do Campeonato Paulista 2019. Ferroviária 0 x Ponte Preta 0. Oeste 0 x Bragantino 0. Mirassol Red Bull . São Caetano 0 x Ituano 0. Bom lembrar que no jogo de Campinas Osmar Loss enfrentou Fábio Carille pela primeira vez.
Técnico bugrino venceu. Também é bom destacar que a presença de público nos estádios tem sido fraca. Parece que os estaduais estão mesmo em queda vertical em relação ao interesse do torcedor. Talvez seja o caso de estudar fórmulas para tornar esses torneios mais atraentes.





































































































































