Eternizado por gesto com a taça, Bellini completaria 90 anos neste domingo

O histórico zagueiro fez parte de uma das fases mais vitoriosas da seleção

O histórico zagueiro fez parte de uma das fases mais vitoriosas da seleção

0002050470611 img

Campinas, SP, 07 (AFI) – No dia 7 de junho de 1930, nascia o histórico Hilderaldo Luís Bellini, que está na lista dos maiores jogadores do futebol nacional. Zagueiro de imposição física e demonstrações de raça a todo o momento, o defensor fez história após vencer duas Copas do Mundo com a camisa do Brasil, e ainda mais por ter sido o autor de um gesto eternizado: o primeiro a erguer a taça Jules Rimet, em 1958. O ato é reproduzido até hoje.

CARREIRA
Nascido em Itapira, interior paulista, Bellini começou sua carreira atuando no clube da cidade: o Itapirense. Após passagem rápida pelo Sanjoanense, o zagueiro desembarcou no Rio de Janeiro para fazer história. Jogando com a camisa do Vasco da Gama-RJ, o defensor chegou com a missão de renovar a equipe, que estava em processo de transição com o fim do ciclo do time conhecido como ‘Expresso da Vitória’.

Eternizado por gesto com a taça, Bellini completaria 90 anos neste domingo

Eternizado por gesto com a taça, Bellini completaria 90 anos neste domingo

Pelo clube carioca, Bellini venceu seus primeiros títulos, comandando a equipe nas conquistas de 1952, 1956 e 1958 do campeonato estadual e o Torneio Rio-São Paulo de 1958. Jogando no Vasco-RJ de 1952 até 1961, o zagueiro deixou sua marca com 430 jogos disputados e se tornou um dos maiores jogadores da história vascaína. Bellini é o 10º jogador com maior número de jogos.

Em 1962, o atleta voltou ao futebol paulista, dessa vez para atuar pelas cores tricolores do São Paulo. Apesar de nenhum título conquistado pelo clube, Bellini disputou 214 jogos e entrou para a história do time pelo seu estilo raçudo e de total entrega em campo. Antes da aposentadoria, ainda teve uma rápida passagem pelo Athlético-PR.

SELEÇÃO BRASILEIRA
Apesar da grandiosa carreira por clubes, Bellini entrou para a história mesmo com a camisa do Brasil. O zagueiro foi capitão da primeira conquista mundial do país, em 1958, fazendo parte de um grupo com craques como Pelé, Garrincha, Djalma Santos, Didi e Nílton Santos. O defensor também foi o autor de um dos atos mais emblemáticos do futebol: ergueu, pela primeira vez, a taça de campeão do mundo acima da cabeça.

O fato é curioso. De acordo com o próprio Bellini, a motivação para levantar o troféu veio da preocupação com os fotógrafos. Os profissionais estavam tão ávidos em registrar o primeiro título brasileiro, que gritaram para o zagueiro erguer a taça para que pudessem tirar as fotos. Assim foi feito pelo capitão, imortalizando o momento.

Pelo Brasil, Bellini disputou 51 jogos. Além de vencer as Copas de 1958 e 1962, o zagueiro ainda jogou a edição de 1966. O histórico zagueiro veio a falecer em 20 de março de 2014, aos 83 anos.

player