Brasil goleava a China pela Copa do Mundo há 18 anos

A Seleção Brasileira construiu um placar de 4 a 0 para praticamente garantir sua vaga nas oitavas de final do Mundial

A Seleção Brasileira construiu um placar de 4 a 0 para praticamente garantir sua vaga nas oitavas de final do Mundial

0002050470653 img

São Paulo, SP, 08 – Exatamente 18 anos atrás, no dia 8 de junho de 2002, o Brasil goleava a China por 4 a 0 e continuava sua caminhada rumo ao pentacampeonato mundial. Em uma excelente atuação coletiva, os chineses não tiveram chance algum contra a equipe comandada por Ronaldo e Rivaldo.

Pré-jogo
Cinco dias antes da partida válida pela segunda rodada do Grupo C, o Brasil já havia vencido a Turquia por 2 a 1. Após garantir os três primeiros pontos contra os turcos, a seleção visava novamente a vitória para praticamente garantir sua classificação para as fases agudas da Copa do Mundo. Na estreia, Ronaldo e Rivaldo brilharam com um gol cada. Hasan Sas descontou para o time europeu.

A partida
Jogando de forma tranquila e equilibrada, o Brasil não teve dificuldades para abrir o placar e construir o resultado. Apesar da tranquilidade, quem começou pressionando foram os chineses, que tiveram duas boas chances logo nos 10 primeiros minutos, mas que foram bem controladas pela defesa brasileira.

Brasil goleou a China na Copa de 2002

Brasil goleou a China na Copa de 2002

Aos 15 minutos, o Brasil começou a naturalmente tomar conta da partida, transformando seu domínio em gol. Roberto Carlos, no seu potente chute de esquerda, abriu o placar em falta que estufou as redes do canto direito do goleiro chinês. Quatro minutos depois, outra boa chance do Brasil: Cafu avançou pela direita e chutou forte para a defesa do goleiro.

Não demorou muito para o time canarinho voltar a marcar. Em novo avanço de Cafu, o lateral cruzou para Ronaldinho, que lançou com perfeição para Rivaldo apenas estufar as redes chinesas. Já no final da segunda etapa, o terceiro gol –cobrança de pênalti de Ronaldinho Gaúcho no canto direito, liquidando de vez a partida.

No segundo tempo, mais demonstração de qualidade da Seleção Brasileira. Aos 9 minutos, Rivaldo lançou Cafu, que cruzou rasteiro para Ronaldo deixar sua marca. O Brasil continuou desperdiçando chances, até que naturalmente começou a relaxar no jogo. A China aproveitou para tentar diminuir a goleada, chegando com um perigoso chute na trave aos 16 minutos e aos 24, obrigou Marcos a fazer uma boa defesa em uma finalização.

Aos 25, o Brasil perdeu a chance de fazer o quinto gol, após Ronaldo desperdiçar boa chance dentro da área, em finalização defendida pelo goleiro. O decorrer do jogo não teve grandes emoções, terminando 4 a 0 em uma boa exibição do Brasil.

Ficha técnica
Brasil 4 x 0 China
(2º jogo – Copa do Mundo 2002)
Local:Jeju Stadium, na Coreia do Sul;
Público:36.750;
Juiz:Anders Frisk (Suécia);
Cartões amarelos:23′ – Ronaldinho; 69′ – Roque Júnior;
Gols:15′ – Roberto Carlos; 32′ – Rivaldo; 45′ – Ronaldinho (Pênalti); 55′ – Ronaldo.
Brasil: Marcos, Cafu, Lucio, Roque Junior, Roberto Carlos, Gilberto Silva, Ronaldo (Edilson), Rivaldo, Ronaldinho (Denílson), Juninho (Ricardinho), Anderson Polga. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
China :Jiang Jin, Wu Chenying, Li Tie, Ma Mingyu (Yang Pu), Hao Haidong (Qu Bo), Li Weifeng, Zhao Junze, Du Wei, Li Xiaopeng, Qi Hong (Shao Jiayi), Xu Yunlong.Técnico: Bora Milutinovic.

*Por Natanael Oliveira