Há 70 anos, Seleção Paulista vencia primeiro jogo do Maracanã
Com gols de Augusto e Ponce de León, equipe paulista levou a melhor sobre os anfitriões
Com gols de Augusto e Ponce de León, equipe paulista levou a melhor sobre os anfitriões
São Paulo, SP, 17 (AFI) – Inaugurado com uma celebração formal no dia 16 de junho de 1950, o Maracanã teve seu debute, de fato, no dia seguinte, com um amistoso entre cariocas e paulistas. Convidada, a Seleção Paulista não se intimidou ao jogar para um público de cerca de 120 mil torcedores e venceu por 3 a 1.
Construído para a disputa da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã foi inaugurado como Estádio Municipal do Rio de Janeiro (o nome do jornalista Mário Filho batizaria o estádio apenas em 1966). Com a Seleção Brasileira se preparando para a disputa do mundial – e treinando em São Januário -, coube a um duelo de combinados estaduais a oportunidade de inaugurar o gramado.
Sem poder contar com atletas que disputariam a Copa do Mundo, o time bandeirante, assim como o carioca, contou com jogadores não tão experientes e foi também chamada de Seleção Paulista de Novos.
Entre os principais nomes convocados estavam o zagueiro Homero, o lateral Djalma Santos, além dos meias Rubens e Carbone e do ponta direita Brandãozinho. Embora jovem, os atletas de São Paulo se mostraram entrosados, tanto que, seis dias antes do confronto no Maracanã, deram trabalho para a Seleção Brasileira – derrota por 4 a 3 – em jogo realizado em São Januário.
A partida entre paulistas e cariocas teve o placar inaugurado logo aos 10 minutos. Ausente da Copa de 1950, Didi, na época jogador do Fluminense, abriu o placar para os donos da casa e ficou marcado para sempre na história do estádio como autor do primeiro gol. Oito anos mais tarde, já atleta do Botafogo, ele seria eleito o melhor jogador do primeiro mundial vencido pelo Brasil.
O time paulista, porém, logo empatou, com Augusto, aos 16 minutos. Embora melhor durante a partida, a seleção bandeirante virou a partida apenas aos 38 minutos do segundo tempo, com Ponce de León. Curiosamente, ele era carioca, mas havia trocado o Botafogo pelo São Paulo em 1948. Já em 1951, ele foi um dos 11 titulares do Palmeiras que conquistou a Copa Rio no mesmo Maracanã. Aos 44, Augusto marcou seu segundo e selou o placar final em 3 a 1.
Confira a ficha técnica da partida:
Seleção Carioca 1×3 Seleção Paulista (Amistoso)
Data: 17/06/1950
Local: estádio Municipal do Rio de Janeiro (Maracanã)
Árbitros: Alberto da Gama Melcher (primeiro tempo) e Mario Viana (segundo tempo)
Seleção Carioca: Hernani (Luis Borracha), Laerte e Wilson; Mirim, Irani e Sula; Aluísio (Alcino), Carlyle, (Sinmões), Silas (Dimas), Didi (Ipojucan) e Esquerdinha (Moacir Bueno)
Seleção Paulista: Oswaldo; Homero e Dema; Djalma Santos, Brandãozinho e Alfredo; Renato, Ponce de León (Carbone), Augusto, Rubens (Luizinho) e Brandãozinho II (Leopoldo)
Gols: Didi (10’/1ºT); Augusto (16’/1ºT e 44’/2ºT) e Ponce de León (33’/2ºT).
Por Ruben Fontes Neto, especial para FPF






































































































































