Corinthians x Palmeiras - Timão busca tetra e Alviverde quer sair do jejum de 12 anos

As duas equipes se enfrentam no jogo de ida da decisão do Paulistão, na noite desta quarta-feira (05), às 21h30, na Arena Corinthians

As duas equipes se enfrentam no jogo de ida da decisão do Paulistão, na noite desta quarta-feira (05), às 21h30, na Arena Corinthians

0002050481603 img

São Paulo, SP, 04 (AFI) – Depois do futebol brasileiro ter ficado paralisado por tanto tempo – mais de quatro meses – por conta da pandemia do novo coronavírus, a grande final do Paulistão parecia que nem iria acontecer, mas irá. Poucas semanas depois da retomada do estadual, o primeiro jogo da decisão já está marcado para esta quarta-feira (05), às 21h, na Arena Itaquera e será um clássico entre Corinthians e Palmeiras.

O duelo de volta será no domingo, às 16h, Allianz Parque. Em caso de empates no placar agregado, a decisão do título será decidida nos pênaltis. Está será a sétima final que será decidida em um Derby Paulista, com três títulos para cada lado. Ou seja, quem vencer esse ano, pula na frente também desta disputa à parte.

O Corinthians é o atual tricampeão do torneio, com três títulos seguidos. Um deles, inclusive, em cima do Palmeiras, em 2018. Já o alviverde não ergue o caneco estadual há 12 anos, desde 2008 quando superou a Ponte Preta na final e também tinha Luxemburgo como comandante. Inclusive, o técnico foi responsável pelos três últimos títulos do torneio pelo alviverde.

Primeiro jogo da decisão será nesta quarta-feira
Primeiro jogo da decisão será nesta quarta-feira

CAMPANHAS
Para chegar até aqui, o Corinthians passou de quase eliminado antes da paralisação para finalista e postulante ao tetracampeonato inédito. Na primeira fase, conseguiu uma classificação bastante apertada, avançando na segunda colocação do Grupo D com 17 pontos e um retrospecto de quatro vitórias, cinco empates e três derrotas, em doze jogos.

Nas quartas de final eliminou o Red Bull Bragantino, quando não era visto como favorito, após vencer por 2 a 0, com gols de Éderson e Jô, no Estádio do Morumbi. Já na semifinal passou pelo surpreendente Mirassol, em um jogo apertado, vencido pelo placar de 1 a 0. Éderson, mais uma vez, em um chute de longe, fez o gol da classificação em Itaquera.

Corinthians encerrou a preparação nesta terça-feira

Corinthians encerrou a preparação nesta terça-feira

MUITO EQUILÍBRIO
Do outro lado, o o Palmeiras fez uma campanha bastante equilibrada para chegar até a final.

Na primeira fase, ficou na liderança do Grupo B com 22 pontos, conseguindo superar o Santo André que vinha sendo o líder geral antes da paralisação.

Nas quartas, eliminou o próprio Ramalhão, que ficou em segundo da chave, ao vencer por 2 a 0.

Na semifinais, o Palmeiras também teve ‘uma pedreira’, mas eliminou a Ponte Preta, ao vencer o duelo único, pelo placar de 1 a 0.

O jovem Patrick de Paula, em um chute que desviou na zaga, nos minutos finais do primeiro tempo, fez o único gol do jogo, que gabaritou o alviverde para ir a grande decisão e enfrentar seu arquirrival.

GABRIEL DÁ SUA POSIÇÃO

player

CORINTHIANS SE FECHA
O Corinthians também encerrou a sua preparação na tarde desta terça-feira, no CT Joaquim Grava. Em um novo treino fechado, assim como vem acontecendo desde a retomada, o técnico Tiago Nunes fez os últimos ajustes no time titular.

O comandante tem praticamente todos os jogadores a disposição, com a exceção de Mauro Boselli, que se recupera de uma cirurgia na fase.

Por outro lado, o lateral-esquerdo Carlos Augusto, que deixou o jogo das semifinais no tornozelo, teve boa recuperação nos últimos dias e está confirmado no time titular. Já o volante Victor Cantilo deve retornar aos relacionados.

Ele não é relacionado desde o jogo contra o próprio Palmeiras na primeira fase por ter testado positivo para coronavírus. Nas três partidas seguintes (Oeste, Red Bull Bragantino e Mirassol) não entrou em campo para recuperar a forma física.

Palmeiras tem um reforço e um desfalque para essa final

Palmeiras tem um reforço e um desfalque para essa final

NO BANCO

Mesmo assim, ele deve começar a partida no banco de reservas, afinal Éderson seu rival direto pela posição, ainda deve ser o titular, já que marcou três gols nas últimas três partidas.

Everaldo, por sua vez, que sentiu dores na coxa no duelo contra o Oeste, também treinou normalmente e deve aparecer na lista dos relacionados. Essa lista só deve sair horas antes do jogo.

PALMEIRAS NA ACADEMIA
O Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira (04), na Academia de Futebol, a sua preparação para o primeiro jogo da grande decisão do Paulistão, com um treino tático comandado por Vanderlei Luxemburgo.

Para escalar o time titular, o comandante tem um desfalque importante. Isso porque Felipe Melo, que está jogando como zagueiro na equipe palmeirense, sentiu um incômodo na coxa esquerda na semifinal e teve que ser substituído no final do segundo tempo.

RAMIRO ANIMADO

player

FELIPE DE FORA
Após a realização de exames, ficou decidido que Felipe deveria ficar de fora da primeira partida da final. Luan deve ser o titular na posição, mas Victor Hugo também está na briga.

Por outro lado, quem deve retornar ao setor defensivo do time é o lateral-esquerdo Matías Viña, que estava fora nos últimos três jogos, tratando de uma concussão após choque de cabeça no Derby da primeira fase.