Libertadores: Flamengo aciona Conmebol e tenta reverter eliminação
Eliminado nos pênaltis na última quinta-feira (22), no Maracanã, o clube carioca busca uma decisão favorável nos tribunais
O Flamengo entende que a liberação concedida pela CAS não elimina a responsabilidade do clube argentino pela escalação do atleta
Rio de Janeiro, RJ , 23 (AFI) – O Flamengo entrou com um recurso junto à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para contestar a escalação do zagueiro Marcos Rojo, do Estudiantes, na semifinal da Copa Libertadores.
Eliminado nos pênaltis na última quinta-feira (22), no Maracanã, o clube carioca busca uma decisão favorável nos tribunais que possa alterar o resultado do confronto e garantir sua presença na final.
RECLAMAÇÃO
A reclamação rubro-negra tem como base a participação do defensor argentino no duelo de volta. A Conmebol havia rejeitado a inscrição do jogador para a competição, mas o Estudiantes recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS), tribunal esportivo internacional, e conseguiu uma autorização provisória para utilizá-lo na partida disputada no Rio de Janeiro.
O Flamengo entende que a liberação concedida pela CAS não elimina a responsabilidade do clube argentino pela escalação do atleta. Por esse motivo, a diretoria solicita a aplicação da punição prevista no regulamento para casos de utilização irregular de jogadores, que pode resultar em derrota por 3 a 0.
ENTENDA O CASO
Marcos Rojo chegou ao Estudiantes após deixar o Racing, em uma negociação realizada fora do período regular de inscrições da Libertadores. A equipe de La Plata tentou registrar o defensor na vaga do meio-campista Gabriel Neves, afastado por lesão, mas a solicitação foi negada pela Conmebol.
Diante da decisão, o Estudiantes acionou a CAS e obteve uma medida cautelar que permitiu a inclusão do zagueiro na lista de inscritos para o confronto de volta. Rojo começou como titular no Maracanã e permaneceu em campo até os 30 minutos do segundo tempo, quando foi substituído.
A diretoria do Flamengo argumenta que a autorização judicial esportiva não afasta a possibilidade de questionamento sobre o cumprimento das normas da entidade sul-americana. A Conmebol deverá analisar os argumentos apresentados antes de tomar uma decisão sobre o caso.
ELIMINAÇÃO NOS PÊNALTIS
A contestação aconteceu após uma eliminação dolorosa para o Rubro-Negro. Depois de dois empates sem gols, no confronto de ida, na Argentina, e na partida de volta, no Maracanã, a vaga na decisão foi definida nas cobranças de pênaltis.
O Estudiantes venceu por 3 a 2, com destaque para o goleiro Fernando Muslera, que defendeu três cobranças dos jogadores flamenguistas. Com o resultado, a equipe argentina garantiu a classificação para enfrentar o Palmeiras na final da Libertadores.
Caso a reclamação do Flamengo seja acolhida e a Conmebol determine a aplicação da derrota por 3 a 0 ao Estudiantes, a classificação poderá ser alterada. Até que haja uma decisão oficial, porém, o time argentino permanece como classificado para a decisão continental.





































































































































