Fluminense separa Abel de recorde de Felipão na Libertadores
Português pode chegar à quarta final pelo Palmeiras e igualar marca de decisões alcançadas por um treinador à frente de clubes brasileiros.
Abel Ferreira está a uma classificação de alcançar quatro finais de Libertadores, todas pelo Palmeiras
São Paulo, SP, 21 (AFI) – Abel Ferreira pode alcançar nesta quarta-feira (21) uma marca que pertence a um dos principais personagens da história do Palmeiras. Se eliminar o Fluminense, o português chegará à quarta final de Libertadores e igualará Luiz Felipe Scolari como treinador com mais decisões da competição por clubes brasileiros.
A oportunidade aparece depois da vitória palmeirense por 2 a 1 no Maracanã. No jogo de volta, às 21h30, no Nubank Parque, o empate garante a classificação. Uma derrota por um gol leva a decisão aos pênaltis.
O recorte do recorde é importante: trata-se de finais alcançadas no comando de equipes brasileiras. Felipão construiu sua marca por três clubes. Abel pode atingir o mesmo total concentrando todas as participações no Palmeiras.
FELIPÃO CHEGOU POR TRÊS CAMINHOS
A primeira decisão de Felipão aconteceu em 1995, quando conduziu o Grêmio ao título sobre o Atlético Nacional, da Colômbia. Quatro anos depois, o treinador conquistou a Libertadores pelo Palmeiras, diante do Deportivo Cali.
Em 2000, voltou à final com o clube paulista, mas perdeu para o Boca Juniors nos pênaltis. A quarta participação veio em 2022, pelo Athletico-PR, derrotado pelo Flamengo.
Aquela campanha paranaense teve uma ligação direta com Abel. Na semifinal, o Athletico de Felipão eliminou justamente o Palmeiras do português, interrompendo a tentativa de uma terceira conquista consecutiva.
ABEL CONCENTRA SUAS FINAIS NO PALMEIRAS
Abel venceu suas duas primeiras decisões continentais. Na edição de 2020, concluída em janeiro de 2021, o Palmeiras superou o Santos por 1 a 0 no Maracanã, com gol de Breno Lopes nos acréscimos.
Na Libertadores de 2021, a equipe voltou ao Uruguai para decidir o título e venceu o Flamengo por 2 a 1, na prorrogação, em Montevidéu. Foi o segundo troféu continental do treinador.
A terceira final aconteceu em 2025, novamente contra o Flamengo. Dessa vez, o clube carioca venceu por 1 a 0, em Lima, e deixou o Palmeiras com o vice-campeonato.
RETORNO AO BANCO EM NOITE DECISIVA
O confronto com o Fluminense também marca o retorno de Abel à área técnica na Libertadores. Expulso na classificação contra a LDU, pelas quartas, o treinador cumpriu suspensão no jogo de ida da semifinal.
Na ausência do português, o auxiliar João Martins comandou a equipe na vitória no Maracanã. Agora, Abel volta para tentar confirmar a vantagem e ampliar sua presença entre os treinadores de maior protagonismo na história recente do torneio.
A classificação colocaria mais uma final em sua trajetória e preservaria a busca pelo terceiro título pessoal na Libertadores. O recorde com Felipão depende primeiro de superar o Fluminense — a etapa que separa uma possibilidade histórica de uma marca efetivamente conquistada.





































































































































