Comercial x Noroeste - Onde assistir, escalações e arbitragem!
As duas equipes chegam embaladas por reformulações e enxergam a competição como a principal oportunidade de conquistar calendário nacional
A partida terá arbitragem de João Vitor Gobi, auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Giovanni Crescêncio
Ribeirão Preto, SP, 17 (AFI) – O Grupo 2 da Copa Paulista começa neste sábado (18), às 16h, com o duelo entre Comercial e Noroeste, no Estádio Doutor Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto. As duas equipes chegam embaladas por reformulações e enxergam a competição como a principal oportunidade de conquistar calendário nacional para 2027.
A partida terá arbitragem de João Vitor Gobi, auxiliado por Leandro Matos Feitosa e Giovanni Crescêncio. O Grupo 2 ainda conta com União São João e XV de Piracicaba, que fazem a estreia na próxima quarta-feira (22), às 19h, no Estádio Dr. Hermínio Ometto, em Araras.
O Comercial chega após uma campanha regular no Campeonato Paulista Série A4. O Leão do Norte terminou na décima colocação, sem correr riscos de rebaixamento, mas também distante da zona de classificação para o mata-mata.
Ao longo da competição, o time disputou 15 partidas, conquistando seis vitórias, dois empates e sete derrotas. Marcou 17 gols, sofreu 16 e encerrou a campanha com 20 pontos.
Já o Noroeste viveu um primeiro semestre mais intenso. Na elite do Campeonato Paulista, brigou contra o rebaixamento durante praticamente toda a competição e só garantiu a permanência na última rodada, finalizando na 14ª colocação.
No Paulistão, o Norusca somou oito pontos em oito jogos. A equipe venceu apenas o Velo Clube, empatou cinco vezes e foi derrotada por Santos e Red Bull Bragantino. O ataque marcou 11 gols, mesma quantidade sofrida pela defesa.
Além do estadual, o clube bauruense disputou o Campeonato Brasileiro da Série D. Na primeira fase, avançou ao mata-mata após terminar entre os classificados de seu grupo. Na segunda fase, empatou por 1 a 1 com a Portuguesa-RJ fora de casa, mas acabou eliminado ao perder por 3 a 1 em Bauru.
No total, o Noroeste encerrou sua participação na Série D com 12 partidas, quatro vitórias, quatro empates, quatro derrotas, 14 gols marcados e 11 sofridos. Agora, aposta todas as fichas na Copa Paulista para buscar uma vaga em competição nacional na próxima temporada.
ONDE ASSISTIR?
Onde assistir: No YouTube – Canal do Paulistão.
Tempo real: Placar ao Vivo do Futebol Interior
COPA PAULSITA 2025
Na edição passada, disputada em formato diferente, o Comercial terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 2, com 17 pontos.
Nas fases eliminatórias, eliminou a Inter de Limeira nos pênaltis após reverter a derrota do jogo de ida. Depois, superou o São José com duas vitórias por 1 a 0, mas caiu na semifinal diante do XV de Piracicaba, futuro campeão da competição.
O Noroeste também avançou de fase em 2025 ao terminar em terceiro lugar do Grupo 1. Nas oitavas de final venceu o União São João por 1 a 0 em Bauru, mas acabou goleado por 3 a 0 na partida de volta e deu adeus ao torneio.
COMO CHEGA O COMERCIAL
O Comercial inicia a Copa Paulista apostando na reformulação do elenco e na força do Palma Travassos para voltar a disputar uma competição nacional em 2027. Sob o comando de Raphael Pereira, de 46 anos, o Leão do Norte manteve parte da base da Série A4 e promoveu uma grande renovação no grupo, com mais de 15 reforços anunciados para a competição.
No gol, o treinador terá à disposição o experiente Lee Winston, de 38 anos, além de Matheus Pellegrini e Jefferson Castro, contratado após passagem pelo Lemense.
O sistema defensivo foi um dos setores mais reforçados. Permaneceram nomes como Christopher, Vytão, Lucas Lima e Yuri, enquanto chegaram Bruno Miranda, ex-Catanduva, Luiz Fernando, que também atua como lateral, Lucão, Samuel Balbino e Paim, defensor emprestado pelo Cascavel. Nas laterais, Raphael Pereira ainda conta com W. Petuba e Ricardo França.
No meio-campo, o Comercial aposta na experiência de Léo Couto e André Balbino, além de João Pedro, Leandro Bonfim, Matheus Felipe, Guatapará, Maurício, Marcos Muzzi, Edgar Neto e Filipinho, formando um setor bastante competitivo.
No ataque, o Comercial conta com Gustavo Henrique, ex-Catanduva, além de Cauã, Thalis, Paulo Victor, Touro e Coutinho, ex-Rio Branco-AC.
Um dos reforços, o zagueiro Bruno Miranda, destacou o peso da camisa comercialina e o projeto apresentado pela diretoria.
“O Comercial tem uma camisa muito grande. Já joguei contra algumas vezes e sempre foi muito difícil jogar aqui. Também pesou o projeto, que é muito ambicioso. Estou feliz pelo convite e pelo trabalho que estamos construindo.“
O defensor também ressaltou a dificuldade da competição e garantiu entrega máxima desde a estreia.
“A gente sabe que é uma competição muito difícil, de muito contato físico. Queremos estar preparados para conquistar os três pontos logo na estreia.”
COMO CHEGA O NOROESTE?
O Noroeste inicia a disputa da Copa Paulista com um elenco reformulado após a eliminação na Série D do Campeonato Brasileiro. Mantido no comando da equipe, o técnico Henrique Barcellos, de 38 anos, terá a missão de conduzir o Norusca em busca de uma vaga nacional para 2027.
O clube perdeu peças importantes depois da Série D, como o capitão Pedro Carrerette, emprestado ao Paysandu, e o atacante Marlyson, que acertou com o Brusque. Em contrapartida, a diretoria reforçou o grupo com o lateral-esquerdo Luiz Henrique, ex-Retrô, e manteve a base da equipe.
Entre os destaques do elenco estão os goleiros Gabriel Affonso e Henrique. O sistema defensivo conta com os experientes Maycon e Ronaldo Alves, além de Renan Araújo, Lucas Barboza e dos laterais Yuri Ferraz, PH e Leocovick.
No meio-campo, o Norusca aposta em Tauã, Vinicius Guedes, Léo Sena, Peixoto, Igor Cristiano, Thiago Lopes, Léo Ceará, Denner, Lucas Belém e o jovem Kauã Tobias. No setor ofensivo, as opções são Bruno Lopes, Cauã Aguiar, Robertinho, Cristiano R., além de Rafa Silva, Matheus José e Pedro Felipe.
Durante a preparação, o Alvirrubro realizou um jogo-treino contra o Linense e acabou derrotado por 1 a 0.
Henrique Barcellos também comentou sobre o desafio da estreia, fora de casa, diante do Comercial, no Palma Travassos.
“Sabemos como é jogar no Palma Travassos. Já ganhei e já perdi lá. É um estádio difícil, contra um clube tradicional. Vamos nos preparar da melhor maneira possível para fazer uma grande estreia.“
Mesmo com a reformulação, o comandante demonstra confiança na campanha.
“Nosso primeiro objetivo é buscar a classificação. A primeira fase é curta e não permite muitos erros. Temos um grupo forte e acreditamos que podemos fazer uma boa Copa Paulista.”
O presidente Reinaldo Mandaliti explicou que a redução da folha salarial e as saídas de alguns jogadores já faziam parte do planejamento do clube.
“Combinamos que, caso surgissem propostas de clubes das Séries B e C, os atletas seriam liberados. O Noroeste honra os compromissos assumidos.”
Além da reformulação, a diretoria pretende aproveitar a Copa Paulista para dar mais oportunidades aos atletas das categorias de base, sem deixar de buscar reforços pontuais visando a sequência da temporada e o planejamento para o Paulistão de 2027.



































































































































