Portugal 0 x 1 Espanha - Classificação no apagar das luzes
Merino marca aos 45 do segundo tempo e garante a vitória espanhola, mantendo a Fúria como algoz de CR7 e companhia em Copas do Mundo.
Agora, os espanhóis aguardam o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Bélgica, que acontece mais tarde, às 21h.
Campinas, SP, 6 (Matheus Cremonesi) – O terceiro duelo da história entre Portugal e Espanha em Copas do Mundo terminou, mais uma vez, com vitória espanhola. Nesta segunda-feira, a Fúria marcou aos 45 minutos do segundo tempo, venceu por 1 a 0 e garantiu a classificação para as quartas de final do Mundial de 2026.
Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
As seleções já haviam se encontrado nas oitavas de final de 2010, quando a Espanha venceu por 1 a 0, e na fase de grupos da Copa de 2018, em um grande empate por 3 a 3, com direito a três gols de Cristiano Ronaldo. Desta vez, Merino foi o herói da classificação espanhola e o algoz dos portugueses.
QUARTAS DE FINAL
Agora, os espanhóis aguardam o vencedor do confronto entre Estados Unidos e Bélgica, que acontece mais tarde, às 21h.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou com a Espanha melhor, tentando impor o seu ritmo de jogo e criando as primeiras oportunidades. Logo aos dois minutos, Oyarzabal roubou a bola no campo de ataque, partiu em velocidade e bateu forte da intermediária, mas Diogo Costa fez a defesa com segurança.
Portugal esboçou seu primeiro ataque aos seis minutos, com João Cancelo, após receber ótimo passe, mas o lateral mandou por cima do gol. Porém, praticamente no lance seguinte, os espanhóis tiveram a chance mais clara do primeiro tempo. Oyarzabal recebeu bom passe de Olmo, dominou e ficou cara a cara com Diogo Costa. O atacante tirou demais na finalização rasteira e mandou para fora, à esquerda.

O jogo ficava mais aberto conforme o tempo passava, e Cristiano Ronaldo apareceu pela primeira vez em uma finalização dentro da área. O camisa 7 recebeu, dominou, cortou para fora e bateu forte de perna esquerda para Unai Simón fazer uma boa intervenção. No entanto, os espanhóis seguiram atacando e, em um contra-ataque, Yamal recebeu na ponta, cortou para o meio e bateu na gaveta, mas Diogo Costa salvou pela primeira vez e, no rebote, ainda conseguiu evitar de maneira espetacular o primeiro gol.
Depois da parada para hidratação, a partida ficou mais morna, com ambas as equipes enfrentando dificuldades para criar chances claras. Portugal só voltou a assustar aos 36 e aos 40 minutos. Na primeira oportunidade, CR7 tocou de bico para a defesa de Simón. Depois, Nuno Mendes finalizou forte, a bola desviou no zagueiro e explodiu no travessão.
Por fim, depois de muito movimento e seis minutos de acréscimos, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo.
ETAPA FINAL
O segundo tempo continuou com as duas equipes buscando o gol e, com Portugal agora melhor na partida, conseguindo chegar mais ataque atrav;es da troca de passes de seus meio-campostias, especialmente com Bruno Fernandes. A sensação era de que quem marcasse, poderia resolver o confronto.

Lamine Yamal, que buscou o jogo durante toda a partida, tentou em cobrança de falta, mas parou novamente no arqueiro português. Portugal respondeu quando Vitinha fez boa jogada individual pela esquerda e finalizou para o gol. A bola desviou e sobrou para Bruno Fernandes, que não pegou bem na bola e mandou para fora.
Faltando dez minutos para o fim, a Espanha voltou a pressionar. Yamal encontrou um ótimo passe para Ferran Torres dentro da área. O atacante cruzou para o meio e, após a bola ficar viva na pequena área, a defesa portuguesa chegou para afastar o perigo.
GOL SALVADOR
E, no momento em que tudo parecia resolvido e o confronto caminhava para a prorrogação, Merino salvou a lavoura. Ferran Torres recebeu na entrada da área, cercado pela marcação, girou e encontrou uma linda enfiada de bola. O volante tocou com categoria na saída de Diogo Costa, que nada pôde fazer para evitar o gol.

Nos últimos instantes, Portugal até ensaiou uma blitz e foi com tudo em busca do empate na base do abafa, alçando muitas bolas na área. Apesar da pressão, não foi o suficiente para evitar a eliminação, com requintes de crueldade, naquela que deve ser a última Copa do Mundo de Cristiano Ronaldo.
A Espanha, por sua vez, segue viva e sonhando com o bicampeonato.
Pedro Lino – Enviado especial do Futebol Interior

FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Oitavas de final
-
Rodada:
- Única
-
Data:
- 06/07/2026
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Anthony Taylor
-
Assistentes:
- Gary Beswick e Adam Nunn
-
VAR:
- Bastian Dankert
-
Cartões Amarelos:
- Portugal: Bernardo Silva e Renato Veiga
- Espanha: Ferran Torres
-
GOLS:
- Espanha: Merino – 45’/2ºT
-
Público:
- 70.649 presentes
-
Estádio:
- AT&T Stadium
-
Local:
- Dallas (Texas)
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Futebol Mundo
Técnico da Espanha avalia 'partidaça' contra Portugal
06/07/2026 -
Futebol Mundo
Argentina x Egito - Onde assistir, escalações e arbitragem
06/07/2026 -
Futebol Mundo
Suíça x Colômbia - Onde assistir, escalações e arbitragem
06/07/2026 -
Futebol Mundo
Neymar foi o 8º com menor minutagem do Brasil na Copa do Mundo
06/07/2026





































































































































