Bósnia 3 x 1 Catar - Europeus vencem e sonham com oitavas

A Bósnia venceu o Catar por 3 a 1 nesta quarta-feira, no Lumen Field, pela última rodada do Grupo B da Copa do Mundo.

IMG 4930

Seattle, EUA, 24 (AFI) – A Bósnia e Herzegovina deu um passo gigantesco rumo às oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Na tarde desta quarta-feira, no Lumen Field, em Seattle, a seleção europeia venceu o Catar por 3 a 1, pela segunda rodada do Grupo B, e ficou muito próxima da classificação para a próxima fase. O resultado também decretou a eliminação matemática do Catar, que se torna a primeira seleção anfitriã da história eliminada ainda na fase de grupos.

Os gols bósnios foram marcados por Alajbegovic — um golaço no ângulo —, um gol contra de Al-Brake e Mahmic, que fechou o placar na reta final. Al-Haydos descontou para os cataris ainda no primeiro tempo. A Bósnia foi superior durante a maior parte da partida e poderia ter saído com um placar ainda mais elástico: Dzeko acertou a trave em lance que quase resultou no terceiro gol antes do intervalo.

Com quatro pontos em dois jogos, a Bósnia divide a liderança do Grupo B com a Suíça e depende apenas de si na última rodada para garantir a classificação. O Catar, com zero ponto, está matematicamente eliminado e se despede da Copa sem vencer em casa.

PRIMEIRO TEMPO: GOLAÇO, GOL CONTRA E TRAVE

A Bósnia entrou em campo determinada a confirmar seu favoritismo contra o anfitrião do Mundial. Desde os primeiros minutos, a equipe europeia foi superior e empurrou o Catar para o campo de defesa. O placar foi aberto aos 28 minutos, em uma pintura de Alajbegovic. O atacante bósnio recebeu na intermediária, deixou três marcadores para trás com dribles curtos e acertou um chute no ângulo do goleiro Abunada. Um golaço que levantou a torcida bósnia em Seattle.

Cinco minutos depois, a vantagem aumentou. Kolasinac cruzou da esquerda, Dzeko desviou de primeira na segunda trave, e a bola bateu no lateral Al-Brake antes de entrar. O lance foi registrado como gol contra. 2 a 0. A Bósnia controlava a partida com autoridade.

A equipe europeia ainda esteve perto do terceiro gol antes do intervalo. Dzeko recebeu lançamento de Alajbegovic, invadiu a área e acertou a trave de Abunada. Foi a chance mais clara de um placar ainda mais elástico antes do descanso.

O Catar, no entanto, conseguiu reagir nos minutos finais da primeira etapa. Aos 41 minutos, após boa jogada de Afif e Pedro Miguel pela direita, Al-Haydos apareceu na pequena área para completar. 2 a 1. O gol deu sobrevida aos anfitriões e inflamou a torcida local no Lumen Field.

SEGUNDO TEMPO: BÓSNIA CONTROLA E MATA O JOGO

O Catar voltou do intervalo com uma postura mais agressiva, tentando pressionar em busca do empate. Afif, principal referência ofensiva do time da casa, finalizou para a rede pelo lado de fora em uma das melhores oportunidades da segunda etapa. Mas a pressão catari encontrou dificuldades diante da marcação bósnia bem postada.

A Bósnia, mesmo recuada, mostrava perigo nos contra-ataques. A experiência de Dzeko e a qualidade técnica de Alajbegovic mantinham a defesa catari em constante estado de alerta. O terceiro gol, que daria tranquilidade aos europeus, parecia questão de tempo.

Ele veio aos 34 minutos. Mahmic apareceu bem dentro da área, aproveitou uma sobra de bola e mandou para o fundo das redes. 3 a 1. O gol liquidou a partida e decretou a eliminação matemática do Catar. Nos minutos finais, a Bósnia administrou o resultado, tocou a bola com paciência e saiu de Seattle com três pontos fundamentais.

Ficha técnica em atualização…

FICHA TÉCNICA

Bósnia-Herzegovina
Bósnia
3 1
Seleção Qatariana de Futebol
Catar
Fase Fase:
Fase de Grupos
Fase Rodada:
3ª Rodada
Fase Data:
24/06/2026
Fase Horário:
19:00
Fase Árbitro:
Jesús Valenzuela Sáez
Fase Cartões Amarelos:
Bósnia e Herzegovina: Mahmic
Catar: Fathi
Fase GOLS:
Catar: Al-Haydos (41’/1T)
Bósnia e Herzegovina: Alajbegović (28’/1T), Al-Brake (contra, 33’/1T) e Mahmić (34’/2T)
Fase Estádio:
Lumen Field
Fase Local:
Seattle (EUA)